A popularidade do aplicativo vem crescendo cada vez mais, e com isso o uso do Whatsapp para concessionárias vem ganhando cada vez mais relevância no meio comercial. Só para você ter uma ideia, o aplicativo de mensagens, em 2020, atingiu a incrível marca de mais de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo mais de 120 milhões só no Brasil. 


Com isso vem aquele insight: seja qual for o público, seja qual for o nicho, ele está conectado no Whatsapp. Se o seu público faz uso dessa ferramenta, por qual motivo você não faria? Quer saber como utilizar o Whatsapp para concessionárias e aumentar suas vendas? Continue com a leitura desse artigo e aproveite as nossas dicas de ouro! 


Por que preciso vender pelo Whatsapp?


 Vamos lá. Acabamos de falar, em números, os mais de 120 milhões de motivos para você utilizar o Whatsapp para concessionárias. Com um número tão expressivo de usuários, é muito comum que ele seja utilizado para tirar dúvidas e para manter algum tipo de relacionamento. 


É muito comum que as pessoas tenham interesse em algum produto ou serviço e queiram tirar algumas dúvidas de maneira rápida. Esse é o primeiro motivo para você ter o Whatsapp atrelado à sua metodologia de atendimento ao cliente. 


O Whatsapp possui um enorme potencial para aproximar um contato que poderia ser considerado frio - se fosse recebido por e-mail, por exemplo. Fora que, um único vendedor pode estar dando atenção para mais de um cliente, possibilitando um ganho de escala de venda. Isso levando em consideração que pessoalmente cada vendedor atenderia um cliente por vez. Esses são só alguns exemplos de como o Whatsapp para concessionárias pode auxiliar nas suas estratégias de vendas. 

Whatsapp para concessionárias: passo a passo para uma estratégia de vendas de sucesso


 Recentemente, alguns profissionais experientes em leads perceberam que o Whatsapp pode ser um acelerador nas etapas do funil de vendas. Isso significa que, com o uso da ferramenta, é possível transformar de maneira mais rápida um lead frio, em lead quente - que é o que está mais próximo de realizar a compra. 


Até aí tudo bem, mas como é feita essa transformação dos leads? O que você precisa fazer para que o Whatsapp acelere as vendas da sua concessionária? Vamos explorar os 5 principais pontos para que você tenha sucesso na implementação do Whatsapp para concessionárias. 


1 - Desenvolva uma estratégia de atendimento


 Você provavelmente tem um script de vendas para os colaboradores presenciais, certo? Logo, com o Whatsapp você precisa desenvolver um também. Tenha em mente as dores do seu público para desenvolver um script que possua todas as respostas, sempre visando encantar o seu lead e resolver seus problemas. 


Pode utilizar o Whatsapp como uma porta de entrada para uma comunicação direta, como muitos fazem, deixando sempre visível no site. Para isso, o atendente responsável deve estar bem treinado e preparado para todas as situações. 


2 - Se possível, tenha uma pessoa responsável pelos leads do Whatsapp


 É essencial que você tenha uma ou mais pessoas responsáveis por esse canal de atendimento. Podem ser divididos em: 
  • Prospecção;
 
  • Recepção;
 
  • Tratamento de leads;
 
  • Pós-vendas / Oficina.
 É necessário que os profissionais designados para a operação do Whatsapp na concessionária tenham em mente 2 fatores: 
  • Obedecer sempre a política de uso do aplicativo, evitando problemas legais;
 
  • Ser atencioso com as boas práticas de atendimento.
 Esse é o ponto principal. Dar a devida atenção ao usuário, de forma organizada, clara e o mais importante: da forma mais rápida possível. Não é novidade que o descaso com o cliente é o motivo primordial para a desistência de um contato. 


Então, os profissionais responsáveis pelo Whatsapp na concessionária devem ser instruídos a sempre agirem de forma direta, simples e respeitosa. Vale lembrar que, recentemente, foi criado o Whatsapp Business, que possui facilidades para todo o processo de relacionamento com respostas automáticas.


 Só temos que tomar cuidado para não exagerar nas frases mecanizadas, pois elas desestimulam as interações. A versão Business do Whatsapp também possibilita deixar uma listagem de serviços e valores, horários de atendimento, cartão de visita e listas de transmissão. Esses recursos são muito valiosos quando integrados às estratégias de relacionamento, conteúdo e inbound. 


3 - Contato pelo Whatsapp =Lead quente ?


 Existem diversas maneiras de categorizar um lead. Geralmente, os leads são organizados pela forma em que entram em contato com a empresa. Pode ser pela landing page, pela isca digital, por meio do anúncio, por conta do número de interações com a página… 

Como bem sabemos, estágios diferentes do funil de vendas exigem tratamentos diferentes. No caso do contato direto pelo Whatsapp, isso significa que o lead é quente? Não… Quentíssimo! ? Nós falamos isso pois eles demonstraram o interesse real de entrar em contato, de perguntar, de tirar as dúvidas… É como se o cliente estivesse entrando na concessionária.


 Com o Whatsapp para concessionárias fica bem mais fácil entender as temperaturas dos leads. Mas preste atenção! É recorrente perder uma venda por conta da demora para responder. Então o ideal é que exista uma meta de resposta quase ao mesmo tempo. 

O recomendado é criar uma mensagem de “boas-vindas” após a mensagem inicial, já perguntando os motivos do contato e como pode ajudar. Após isso, tentar manter a conversa - sempre encantando o lead - da forma mais fluida e ágil possível. 


4 - Integre o Whatsapp ao site para concessionária


 Nós já comentamos sobre a importância de um site para vender carros. Lembra? Caso não tenha visto, vou deixar o link aqui. Em um Whatsapp para concessionárias é imprescindível a integração entre o site e o Whatsapp. O que facilita o acesso para qualquer um e estimula o contato.


Podendo servir para registros do lead e informações futuras. Se possível, tenha o Whatsapp integrado ao seu CRM também. Isso auxilia com todo o tratamento do lead, já armazenando todas as informações juntas, facilitando o acesso e a compreensão. E claro, em um mundo ideal, se possível, tenha tudo isso integrado em uma única plataforma.  


DealerSites - Site integrado com Whatsapp para concessionárias


 A DealerSites possibilita a integração tanto do Whatsapp, quanto do CRM que a sua concessionária já utiliza em um site 100% responsivo e otimizado. Disponibiliza ainda um dashboard interativo com as métricas de todos os canais necessários para ajudar nas estratégias e relatórios. Quer conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções para concessionárias? Clique aqui e tire suas dúvidas. 


Conclusão


Agora você já entendeu um pouco mais sobre a importância do Whatsapp para concessionárias e como fazer o uso dessa ferramenta incrível. Não perca tempo e acelere suas vendas com essas dicas! Para mais conteúdos como esse, fique de olho sempre no nosso blog.