Você com certeza já ouviu falar sobre inbound marketing ou marketing de conteúdo. O inbound marketing é o conjunto de estratégias utilizadas para atrair clientes e torná-los leads por meio da entrega de conteúdos de valor. É geralmente desenvolvido para que o cliente encontre a sua empresa, por meio dos canais de busca, blogs e também das redes sociais.

Portanto, é fundamental criar conteúdos relevantes, de interesse para o seu público alvo. O conteúdo para site da sua concessionária se torna relevante quando auxilia o usuário a encontrar informações, dicas e tudo aquilo que ele precisar, "teoricamente de graça". Vamos entender um pouco mais sobre esse universo e ver como essas estratégias podem alavancar o seu negócio de venda de veículos. 

Conteúdo para site automotivo: o que é um conteúdo de valor?


 Vamos direto ao ponto, um conteúdo para site automotivo que gera valor para o usuário é aquele que transmite uma informação de qualidade. Em outras palavras, o conteúdo de valor entrega para o usuário um conhecimento relevante sobre um determinado tema abordado. Um bom exemplo é um artigo nosso, já publicado, com o tema: Invista em um site 100% responsivo e aumente as vendas de sua concessionária! 

Nele, contamos profundamente sobre como o site responsivo pode impactar as vendas de uma concessionária. Isso é um conteúdo de valor. O usuário que desejar saber mais sobre esse assunto, terá informações ricas sobre o assunto nesse texto. Outro exemplo é esse próprio artigo, que estamos compartilhando conteúdo sobre a relevância das estratégias de inbound. 

Formas de gerar um bom conteúdo para site automotivo


 Conteúdos não são apenas artigos de blog. Eles podem ser distribuídos de diversas formas, como por exemplo:

  • Publicações em redes sociais diversas;
  • Iscas digitais com conteúdos ricos como E-books;
  • Lives interativas;
  • Aulas e ensinamentos online;
  • E-mail marketing;

 Claro que, tudo isso, com uma estratégia por trás. Dessa forma todos os canais devem possuir a mesma linguagem e identidade, a fim de envolver o usuário de diversas maneiras. 

Dicas de como preparar um conteúdo para site automotivo de valor

 

1) Conheça o seu público-alvo


 Parece uma dica simples, mas conhecer o público-alvo é essencial para criar um bom conteúdo. Você precisa conhecer o seu público-alvo de forma pessoal, conhecer seus sonhos, dores e principais medos. Se possível, crie a sua persona a partir desse público, para ser mais específico ainda. Ao criar um conteúdo assertivo você passa a impressão de estar falando diretamente com o leitor, aumentando ainda mais o nível de relacionamento. 

2) Palavras-chave


 Antes de gerar qualquer conteúdo para site automotivo, é necessário que você procure as principais buscas que o seu público-alvo faz nas principais plataformas. Google e Youtube, hoje, são as principais plataformas utilizadas pelos usuários para tirar suas dúvidas - seja qual for o tema! É bom ficar de olho nessas plataformas... Uma outra forma interessante de buscar as palavras-chaves é através do Ubersuggest. Ele é um buscador gratuito da Neil Patel. Assim você consegue ver as principais buscas sobre determinados temas e desenvolver uma estratégia de conteúdo relevante. 

3) Testes e mais testes


 No marketing digital automotivo não existem fórmulas mágicas! Você só vai conseguir atingir seus objetivos após alguns testes e, muito provavelmente, alguns fracassos. Então não tenha pressa! Desenvolva conteúdos diversos sobre o tema e comece a entender tudo sobre a sua persona. Assim os conteúdos ficam cada vez melhores. 

Como isso tudo me ajuda a vender mais?


 Finalmente chegamos na parte decisiva. Você deve estar se perguntando: por que uma estratégia de produção de conteúdo para site automotivo pode aumentar minhas vendas? Você já ouviu falar das etapas do Inbound Marketing? É uma sequência lógica de etapas para que uma estratégia de conteúdo tenha sucesso. As etapas são:
  • Atrair o usuário;
  • Converter o usuário em um lead;
  • Se relacionar com esse lead;
  • Vender o seu produto para esse lead, transformando-o em um cliente;
  • E analisar toda a jornada para otimizar os passos.


 Uma boa estratégia de conteúdo para site automotivo se baseia nesses 5 pontos. Vamos falar sobre uma situação hipotética para você entender um pouco mais sobre isso. Imagine que você realizou uma postagem de blog sobre a venda de um veículo. Certo? 

Algum usuário pesquisou sobre esse veículo e achou relevante a publicação. Com isso, ele acabou se inscrevendo para receber mais informações. Nesse momento, o usuário se tornou um lead. Com isso, você começa a mandar e-mails para esse lead, anúncios sobre as coisas que ele se importa e ofertas irresistíveis para que ele faça uma compra. 

Após a compra, ele virou um cliente. Depois disso, você envia uma pesquisa de satisfação, ou algo do tipo, para analisar a jornada de compra dele, e consequentemente, entender mais sobre o seu público. Entendeu melhor agora? Essa jornada atrai o usuário de maneira sutil para que ele se transforme em um cliente.

Mas que não seja apenas um cliente esporádico, que ele compre outras vezes. Essa é a magia do marketing de conteúdo para site automotivo. Com uma estratégia alinhada, tanto com o time de marketing quanto o de vendas, é possível manter um relacionamento duradouro com o cliente. 

Tempo para ter resultados com conteúdos automotivos


 Uma parte que você PRECISA entender sobre isso. O tempo para colher resultados varia muito entre os nichos. No caso de conteúdos sobre automóveis é um pouco mais complexo, afinal a jornada de compra de um veículo é um pouco longa. O marketing de conteúdo gera relacionamentos duradouros, conforme conversamos acima, então seus frutos também demoram um pouco mais para acontecer. Estimamos que os resultados comecem com 3 a 4 meses de prática. Porém, o resultado começa a ser expressivo a partir de 1 ano de trabalho. 

DealerSites - crie o seu conteúdo para site automotivo em uma plataforma integrada


 A DealerSites possui uma plataforma 100% integrada com as redes sociais, CRM e Google Analytics. Isso possibilita uma estratégia de conteúdo para site automotivo que seja totalmente integrada. Além disso, os sites da Dealer disponibilizam ferramentas especiais para blogs e notícias, se enquadrando adequadamente para estratégias de inbound marketing. 

Conclusão


 Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do conteúdo para site automotivo, já pode colocar em prática na sua concessionária. Boa sorte! Quer conhecer a melhor plataforma de sites automotivos do país? Clique aqui, preencha o formulário e nós entraremos em contato! Para acompanhar todos os nossos conteúdos, fique sempre de olho no nosso blog!