É fato: a pandemia do Coronavírus mudou a relação do consumidor com os diferentes canais de compras. Enquanto todo o mundo enfrentou meses de isolamento social, com restrições inclusive para fazer compras de itens básicos, as negociações online dispararam. A estimativa é que 13 milhões de brasileiros fizeram uma compra online pela primeira vez em 2020, gerando um aumento de 41% no e-commerce. Mas será que o mercado automotivo nacional está preparado para o e-commerce, acompanhando a alta dos outros setores?

 

No que depender da tecnologia, a resposta “sim” está cada vez mais próxima! Apesar de a maturidade em relação ao assunto ainda estar em desenvolvimento e a legislação ainda não ser muito definida para este tipo de negociação, o mercado já entendeu que a digitalização é o caminho para aumentar a competitividade do setor, que passa por uma transformação de seu modelo de negócio. 

 

A iniciativa acompanha a mudança da jornada de compra de carros pelo consumidor, que tem na internet e nas estratégias de marketing papel fundamental. Para o CEO da DealerSites, Cesar Cantarela, a porta de entrada das concessionárias no ambiente virtual é um bom site focado em performance de vendas para o setor automotivo. 


A DealerSites acompanha, desde 2015, a transformação do comportamento do consumidor online e ajuda concessionárias a mudarem o seu modelo de negócios do analógico para o digital.


“Olhando para a jornada de compra do consumidor, entendendo as suas expectativas criamos uma plataforma que possibilita aos concessionários administrar o seu próprio negócio de forma descomplicada e, ainda, oferecer ao cliente final a melhor experiência de compra digital. Tudo baseado em dados e informações precisas.”




O setor automotivo já conta com ferramentas que permitem toda a negociação digital de um veículo, da escolha do modelo à simulação do financiamento. E muito se desenvolveu ainda mais durante a pandemia.

 

As montadoras desenvolveram plataformas de vendas online de veículos, com possibilidade de negociação do usado, e e-commerces. Isso, porém, não está restrito às grandes marcas. As concessionárias também podem investir em seus ambientes de negociação virtual.

 

Experiência digital completa em sua concessionária


Dados apontados pelo IBGE mostram que no Brasil há mais de 116 milhões de pessoas conectadas na internet e que, quase a metade delas, acessam a rede para pesquisar por meio de seus smartphones. 


Se olharmos para o mercado automotivo, veremos que a busca por um carro começa por meio de pesquisas em buscadores, como o Google, por exemplo. E, em média, seis sites são visitados durante a jornada do comprador de veículos. Cinquenta por cento destas pesquisas são feitas diretamente nos sites das concessionárias. 


Em meio a tudo isso, muitos empresários não sabem como e por onde começar a sua transformação digital. E neste momento elas buscam conhecimento, boas parcerias e ferramentas que colaborem nesse processo.


Por meio de pesquisas realizadas com o cliente final e com foco na melhor experiência de compra, a DealerSites investe em inovação e tecnologia para acelerar a digitalização no mercado automotivo.



Um exemplo disso é a solução Digital Experience (DXP), desenvolvida a partir de uma dor apontada pelos próprios clientes. A ferramenta oferece para as concessionárias o acompanhamento das transformações digitais do mercado automotivo, ao mesmo tempo em que aumenta a visibilidade das lojas no meio online.

 

O objetivo é incentivar o fechamento do negócio durante a jornada de compra do cliente, gerando ainda mais leads qualificados.

 

A customização da plataforma permite que sejam utilizados diferentes elementos na negociação do veículo, com as informações mais relevantes para cada concessionária. Também é possível customizar as ferramentas e parâmetros de financiamento e simulação, que é enviada diretamente para a equipe de vendas da concessionária.


Esses pontos foram identificados como os mais sensíveis pela equipe de Inovação da DealerSites, mas os estudos sobre o comportamento do consumidor e desenvolvimento do produto não param por aí. O DXP acompanha a evolução e o amadurecimento do mercado, e é atualizado de acordo com esse movimento em relação ao e-commerce.

 

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