No setor automotivo, falando principalmente das concessionárias, é inegável que suas estratégias de comunicação e marketing foram pioneiras em muitos aspectos. No que diz respeito aos formatos tradicionais de mídia, como televisão e rádio, as lojas de carro sempre conseguiram chamar a atenção do público.


Ainda falando sobre as mídias tradicionais, as concessionárias sempre dominaram a Comunicação de Massa. Mas com todas as mudanças no comportamento do consumidor, todo o pioneirismo e experiência das concessionárias também devem ser explorados no  ambiente digital.


E se você quer saber um pouco mais sobre Marketing Digital e como você pode usar na sua loja, você está no lugar certo! 


Marketing Digital também é Marketing!



Nos dias de hoje, quando o assunto é Marketing, o formato digital ganha espaço quase que de forma unânime. E por sua alta acessibilidade, se comparado ao formato tradicional, há quem pense que o Marketing Digital é uma forma "mais fácil" de Marketing. 


Mas ao se falar do formato digital, é preciso mencionar que, para ter sucesso, ele compartilha diversas estratégias e fundamentos do formato tradicional. Toda a pesquisa de mercado, benchmark, desenvolvimento de produto e seleção de canais  de distribuição / divulgação também devem ser levados a sério pelas empresas. 


Sendo assim, de modo objetivo, a grande característica do Digital está relacionada às suas Métricas, Interação com os Clientes e Canais de Comunicação. E é sobre esses 3 pontos que você vai ler a seguir!



Métricas: A força do marketing digital 



Considere por um momento os seguintes formatos de mídia: Uma anúncio no Jornal, um comercial de Televisão e um Outdoor nas ruas principais de uma grande cidade. Agora pense, "O que eles têm em comum?"


Se você pensar bastante, pode ser que encontre diversas semelhanças, mas o que será considerado é o fato de que não há nenhuma informação precisa sobre quantas pessoas de fato são alcançadas por ações de publicidade nesses formatos.


No Marketing Tradicional, muitas métricas são baseadas em estimativas. Quando a sua concessionária anuncia no rádio, há um número provável de ouvintes que foram alcançados pelo seu anúncio, mas não há nenhum número preciso. E assim também é para os outros 2 formatos mencionados.


Agora quando se fala no formato digital, existe uma infinidade de dados e métricas extremamente precisas sobre suas ações publicitárias. Informações sobre o melhor horário, público ou região são alcançadas em tempo real nas ferramentas atuais de publicidade.


Não seria exagero dizer que, com o Marketing Digital, cada centavo investido em uma campanha é mapeado. 




Relacionamento com o Cliente 



No que diz respeito ao ambiente digital (Site e Redes Sociais), os clientes costumam se relacionar com as marcas da mesma forma com que se relacionam com os seus amigos. Por parte do público, há um genuíno interesse nos valores e conteúdos que as marcas publicam nas plataformas online. 


Além disso, a decisão de compra do cliente não começa na loja, mas na fase aprendizado e descoberta (Para mais detalhes, clique aqui). Por isso, se a sua loja não produz e distribui conteúdo, existe grande chance de você perder vendas quando esse cliente decidir comprar. 


Com o Marketing Digital, o seu relacionamento com o cliente não fica restrito ao local da sua loja ou ao seu atendimento pós-venda. Com as estratégias online, há um grande caminho de "pré-venda" que você pode trilhar!



Canais de Comunicação



Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a sua pluralidade de canais. Considerando apenas as Redes Sociais, a lista de opções é extensa. Das mais populares, se destacam o Facebook, Instagram, LinkedIn e o Youtube. 


Cada uma dessas plataformas tem um perfil específico de público e uma estratégia particular de conteúdo. E para uma concessionária que deseja ser relevante no mundo digital, é extremamente necessário estar presente nesses canais.


Agora, vale a pena dedicar um pouco mais de tempo para falar de um outro recurso digital extremamente relevante para as concessionárias: O site!


Considerando um cliente que encontrou a sua loja na fase de pesquisa de conteúdos sobre automóveis, o que vai definir se ele continuará conectado com você ou não é o seu site e como ele foi construído.


O público digital é muito impaciente! Em pesquisa feita pela Microsoft, foi avaliado que o tempo em que as pessoas conseguem focar em algo não passa de 8 segundos. Isso mostra que capturar a atenção dos consumidores nos dias de hoje está cada dia mais difícil. 


Para ter sucesso nessa situação, o site da sua concessionária precisará apresentar uma experiência personalizada de navegação e compra para o seu cliente.



Conheça a DealerSites



Se você já está convencido de que precisa de um site adequado ao comportamento do cliente atual, a DealerSites é a melhor solução! 


A atuação da DealerSites é focada em oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor final em sua jornada digital, investindo em inovação e em estratégias digitais para gerar mais leads e maior conversão para as concessionárias parceiras.


Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões. No mercado desde 2015, a DealerSites já tem mais de 800 clientes espalhados por todo o Brasil!


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