Nos últimos anos, independente do setor, a mudança no comportamento de compra dos clientes foi unânime. Há pouco tempo, o volume de informação que um cliente tinha acesso sobre determinado produto ou serviço era escasso. E, quase sempre, as fontes de informação eram as próprias marcas.
Devido a essas características, era difícil que o cliente tivesse um senso crítico afinado a respeito de qual seria a sua melhor escolha. No geral, o cliente era atraído pelas marcas que "falavam mais alto". Ou seja, aquelas que mais investiam em publicidade na TV e nos jornais.
Então, o grande fator que impulsionou a mudança no comportamento de compra dos clientes foi o acesso à informação e a conectividade, as quais cresceram com a popularização das redes sociais.
Cliente conectado = Processo de vendas atualizado!
No setor automotivo, tradicionalmente as vendas se constroem através de um período longo. Entre o desejo de compra de um carro, até a concretização da venda, podem ocorrer alguns meses. Por isso, se engana quem pensa que a venda de um carro começa e termina na loja.
Segundo dados do Google, 95% dos compradores de carro procuram informações sobre os veículos na internet. Isso mostra que quando um cliente vai até uma loja, ela já sabe exatamente o que quer e do que precisa.
De certo modo, todas essas mudanças tornaram o processo de vendas menos emocional e muito mais conectado, através dos canais digitais.
Então se a compra de um veículo não começa dentro de uma loja ou concessionária, o que você pode fazer para aumentar o seu volume de vendas?
Jornada de Compra do Cliente: Comece a vender "antes da loja"!
Antes de responder a pergunta anterior, você precisa conhecer o processo pelo qual o seu cliente passa antes de realizar uma compra. Esse processo normalmente é chamado de Jornada de Compra do Cliente, que possui as seguintes etapas:
Aprendizado e descoberta;
Reconhecimento do problema;
Consideração da solução;
Decisão de compra.
Então o grande desafio para as concessionárias está em manter uma comunicação ativa com esses potenciais clientes. E para isso, todas as etapas da Jornada de Compra do Cliente precisam ser consideradas.
A seguir, para fixar melhor esse conceito, você encontrará os detalhes de cada etapa da jornada e também como a sua concessionária pode se conectar com os clientes para aumentar as suas vendas.
- Aprendizado e descoberta: Nessa fase estão os clientes mais distantes da sua loja. Os quais ainda não consideram a possibilidade de comprar um carro. Aqui o objetivo das concessionárias deve ser o de conscientizar o cliente a respeito de uma possível necessidade. Criar um conteúdo mostrando como um carro pode ser uma opção mais barata de transporte em alguns casos é uma boa opção.
- Reconhecimento do problema: Considerando o exemplo acima, imagine que o cliente percebeu que o seu custo de transporte, gasto com Uber, por exemplo, excedeu o custo mensal de um carro popular. Aqui ele já passa a procurar algumas opções de transporte que se encaixem no seu orçamento.
- Consideração da solução: Aqui, depois de analisar as opções de transporte disponíveis, o cliente chegou à conclusão de que comprar um carro seria a solução mais adequada para ele. Ele fez essa descoberta através de um conteúdo informativo que demonstrou quanto tempo e dinheiro ele gastaria com meios de transporte diferentes. Depois dessa descoberta, o cliente procura ativamente conteúdo sobre veículos na internet, principalmente as análises.
- Decisão de compra: Esse é o final da sua Jornada de Compra. Aqui o cliente já está completamente consciente do seu problema e já sabe qual solução ele está procurando. Nessa fase ele estará procurando quais são as melhores opções de compra que ele tem à sua disposição. Seja a respeito de preço, formas de pagamento e formatos de compra.
A maior peça-chave: A importância dos canais digitais.
Uma vez que você conheceu de forma mais detalhada a Jornada de Compra do Cliente e como isso pode aumentar as suas vendas, ainda resta uma grande pergunta: Como fazer isso na prática?
Para alcançar a resposta dessa pergunta, você precisa considerar que atenção do cliente está na internet, independente de qual fase da Jornada de Compra ele está. É no Google, Youtube, Facebook e Instagram que o seu cliente irá buscar informações.
Por isso, se a sua concessionária não está em nenhum desses canais, as suas vendas vão diminuir cada vez mais. Hoje, na era da conexão, o cliente compra das marcas que o acompanharam em todas as etapas da sua jornada de compra.
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