Você já viu aqui em nosso blog que a transformação digital chegou de vez e que você precisa implementar soluções e tecnologias na sua concessionária para não ficar para trás e acabar perdendo dinheiro.
E uma das maiores características desta transformação (e fundamental para o seu negócio), é a mudança no comportamento do seu cliente que, cada vez mais, se vale de diferentes canais digitais para pesquisar o carro novo e até mesmo fechar negócio.
Esta fusão do digital com o físico é o que chamamos hoje de “FIGITAL”: seu cliente se relaciona com suas marcas preferidas nos canais físicos e digitais. E, se ele está online e offline, a pergunta é:
Sua concessionária também é “FIGITAL”?!
O consumidor é figital
Pense em quantas vezes você viu um anúncio no Instagram e buscou maiores informações sobre um produto. Ou viu uma postagem de um amigo e se interessou pelo restaurante em que ele estava. E depois disso buscou o restaurante no Google e entrou em contato via Whatsapp. Pois é!
Uma pesquisa recente da Maplink revela que mais de 70% das pessoas fazem pesquisas em mecanismos digitais antes de efetuar uma compra em lojas físicas. Elas podem, por exemplo, fazer uma pesquisa no Google, em que obtêm o perfil do Instagram da empresa, pelo qual acessam seu catálogo de produtos.
É nesse ponto que as empresas que otimizam seus canais digitais e físicos ganham vantagem, já que, hoje, o cliente busca, acima de tudo, por experiências. E é por isso que você precisa se perguntar se a sua empresa é figital.
Você já deve ter percebido que que FIGITAL é a fusão dos termos físico e digital. E se o seu cliente está vivendo no melhor dos dois mundos, você também precisa estar.
Isso vai ao encontro de outro conceito, o de omnishopper, que é uma maneira de se referir ao cliente omnichannel: sendo assim, quando uma marca se propõe a ser figital, ela diz aos clientes e parceiros que seus processos de atendimento, venda e pós-venda online e offline estão integrados.
Como é possível ser FIGITAL?
Tendo em vista o papel central do cliente no contexto de vendas, é fundamental investir em abordagens em múltiplos canais, otimizando o atendimento.
Por isso, é fundamental se adaptar às características desse tipo de cliente.
O cliente omnishopper é adepto dos seguintes comportamentos:
webrooming — ele pesquisa online antes de comprar em uma loja física;
clicar e coletar — também faz compras online para retirar em uma loja ou quiosque;
scanning / scramming — em suas pesquisas, ele pode digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor online;
showrooming — depois de ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;
clicar e enviar — compra um produto online enquanto está na loja física.
Por que é preciso estar no físico e no digital?
Não se pode esperar bons resultados nas vendas quando a loja não está preparada para atender às expectativas de clientes tão ativos digital e fisicamente.
Por isso, é preciso se antecipar, preparando seus processos de marketing e vendas de maneira que eles sejam capazes de “fisgar” e reter um cliente do início ao fim. Digamos, por exemplo, que um cliente está na sua loja e opta por “clicar e enviar”. Nesse caso, de pouco valerá ter um produto na loja física se ele não está disponível para comprar via e-commerce, certo?
O seu cliente figital
Mas, na prática, o que significa que um cliente é figital?
Em termos simples, o cliente figital passa por 5 etapas em seu processo de compras:
Descoberta - O cliente encontra os produtos nas redes sociais, site ou e-commerce, assiste uma live ou recebeu um e-mail marketing;
Avaliação - O cliente busca avaliações e experiências de outros clientes que já compraram os produtos e verifica a qualidade e confiabilidade da empresa;
Decisão - Estas informações são avaliadas pelo cliente e isso pesa na hora da decisão final de compra;
Entrega - Se estas etapas forem bem sucedidas, o cliente irá comprar o seu produto e continuará avaliando sua empresa em pontos como respeito a prazo de entrega e atendimento de pós-venda;
Fidelização - Depois de tudo isso, um cliente satisfeito se torna um fã. Ele é quem vai recomendar sua empresa, fazer boas avaliações e influenciar outros clientes.
Mas como se tornar figital?
Para que você não fique para trás e sua concessionária também faça parte do mundo figital, é imprescindível contar com soluções e tecnologias avançadas, que lhe permitam manter este contato com seu cliente, conhecê-lo e oferecer uma experiência satisfatória de compra e venda.
A Dealersites oferece diversas soluções voltadas para a digitalização da sua concessionária, desenvolvendo plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, performance de vendas e análises e integração de dados
Além disso, realizamos um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.
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