Com o início do ano se aproximando, o cenário automotivo segue em constante movimentação para se adequar às demandas do ano que vem.
Com as concessionárias não é diferente. E, por isso, a Dealersites traz no artigo de hoje as principais tendências de comportamento do consumidor em 2024.
Transformação digital
O ano de 2024 será um ano de transformação digital nas concessionárias. Com o consumidor cada vez mais conectado, a fusão do online com o offline é iminente e vai se refletir no comportamento do consumidor.
Para os proprietários de concessionárias é importante perceber o mercado digital como uma nova possibilidade de negócios.
A busca pelo automóvel pode começar no digital (pesquisas revelam que mais de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar um veículo). Por exemplo, é comum que os interessados em carros, visualizem posts no Instagram e realizem conversas pelo WhatsApp e só, posteriormente, façam uma visita à loja física. Nesse sentido, o digital “inicia” uma venda que se concretizará pessoalmente, afinal, um carro é um bem de alto valor e o consumidor gosta de ver, testar, tocar seu futuro automóvel.
A compra emocional
Os motivos para se comprar ou trocar o carro são inúmeros: trabalho, viagem, crescimento da família, aumento da renda… mas esta sempre será uma compra emocional. Não é à toa que se diz que o brasileiro é apaixonado por carros: um carro novo é recebido com “carinho”.
E para transformar a experiência de compra em algo tão especial para o cliente (quanto o carro em si), é essencial conhecer o público-alvo: seus hábitos, o motivo da compra e também entender o que ele busca.
Com o DXP da Dealersites o cliente tem, dentro do site da concessionária, uma experiência de compra onde é ele quem fornece as informações para a venda do carro. Dessa forma, o vendedor sabe exatamente o que aquele cliente espera e, até mesmo, recebe uma proposta do próprio cliente para iniciar a negociação.
Experiência data driven
As soluções da Dealersites colocam em suas mãos dados importantes para efetuar vendas. De posse de informações sobre seu cliente, fica muito mais fácil concluir uma negociação.
Um site com tudo o que o cliente precisa saber sobre o veículo que pretende comprar, especificações técnicas, boas imagens e vídeos dos produtos aumentam em, pelo menos, 100% as taxas de conversão.
Sem dúvidas, com dados e informações sobre o produto e o comprador, fica fácil oferecer exatamente o que o consumidor busca, dando pouca margem para recusas.
Uso da Inteligência Artificial na experiência do consumidor
A Inteligência Artificial (ou simplesmente IA) chegou para ficar e com certeza terá muito a contribuir no próximo ano.
Na prática, ela permite que o seu sistema “aprenda” com o usuário e se adapte a ele. Mas, o que isso significa para sua concessionária?
A utilização pode começar pelos anúncios digitais da sua concessionária, direcionados para os gostos e buscas específicas de cada cliente. Com táticas de marketing inteligentes, você pode até mesmo simular a experiência em loja do seu cliente com tecnologias de atendimento via WhatsApp, por exemplo, que simulam uma conversa com um vendedor.
Diferente dos chatbots, as conversas alimentadas por IA respondem ao cliente não de maneira automatizada, mas com informações coerentes com o que ele precisa, “entendendo” a conversa e facilitando o processo de compra.
Além do atendimento, você pode agendar horários, dar sugestões de produtos e especificações dos veículos, tudo usando a IA.
Internamente ela também pode ser de grande ajuda. Baseando-se em informações, a IA poderá informar os melhores momentos para uma oferta, quais veículos estão em alta em determinado período e até mesmo qual o melhor preço ou região para fazer um anúncio. A IA pode ainda te ajudar a melhorar as fotos, criar imagens e até mesmo criar experiências interativas com os clientes.
Perca o medo do digital
Se a sua concessionária ainda vê o mundo digital como adversário, você precisa urgentemente rever os seus conceitos!
Se praticamente todos os consumidores buscam na internet informações antes de comprar um novo veículo, se você pode ter uma verdadeira vitrine digital para expor seus produtos, se você pode criar e alimentar um relacionamento com seu público via canais digitais e não faz nada disso, você está perdendo dinheiro!
Entre em contato com a Dealersites hoje mesmo e conheça as soluções que temos para alavancar suas vendas e entre em 2024 acelerando os motores!
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