Imagine o seguinte cenário: Há pouco mais de um mês, um cliente potencial identificou que finalmente chegou o momento de comprar um carro.  Nos dias seguintes, ele procurou ativamente conteúdos relacionados ao seu interesse. Sua principal fonte de consulta foram sites especializados, vídeos no youtube e o site de algumas concessionárias.


Nesse período, ele se tornou um verdadeiro perito no assunto "qual carro escolher?". Ele já selecionou seus modelos favoritos, já fez comparação de preços, e pode ser que até mesmo tenha feito algum test drive.


Com todas essas informações agrupadas, chegou o grande momento: Seu potencial cliente está prestes a fazer uma Decisão de Compra! Quer saber como abordar o seu cliente nesse momento e aumentar as suas vendas? Então leia esse texto até o final!


Decisão: A última fase da Jornada de Compra do seu cliente


Dentre todos os bens de consumo disponíveis no mercado, os carros são aqueles que exigem um alto grau de atenção na fase de pesquisa e compra. Devido ao seu custo de aquisição, poucos são os clientes que realizam a sua compra por impulso! 


Por isso, antes que o cliente visite uma loja pronto para "assinar o cheque", ele já trilhou um longo caminho, que também é conhecido como Jornada de Compra (clique aqui para saber mais).


Então antes de abordar um cliente pronto para comprar, é preciso prestar atenção em algumas coisas. Na decisão de compra, o cliente está focado em resolver algumas questões, que podem ser resumidas nos dois pontos a seguir: 


  • Preço e condições de pagamento;

  • Experiência de compra.


Preço e condições de pagamento: Sobre esse ponto, há um fato muito importante a ser considerado. Seu potencial cliente, na fase de pesquisa, não pesquisou apenas informações sobre o carro desejado. Ele também pesquisou muito sobre o preço e condições de pagamento.


Muitas coisas mudaram no comportamento do cliente atualmente, principalmente no modo em que ele faz as suas compras. Mas quando o assunto é o preço, o cliente sempre se manterá cauteloso, até porque ninguém que jogar dinheiro fora, não é verdade? 


Nesse ponto, uma boa prática é estar consciente do comportamento do mercado em relação a esse assunto e também deixar disponível ao cliente opções que sejam justas.


Experiência de Compra: Tão importante quanto o preço, se não mais importante, em alguns casos, a experiência de compra é o grande diferencial da atualidade! Diferente de como era no passado, em que as marcas se destacavam proporcionalmente ao volume de dinheiro investido em publicidade, hoje em dia, as marcas que se destacam são aquelas que geram conexão com o cliente!


A experiência de compra envolve todos os aspectos de comunicação da sua loja, seja ele online ou offline. E quando o assunto é experiência offline, é inegável que as concessionárias e revendas sempre tiveram grande relevância. No setor automotivo, a organização de uma loja, a qualidade do atendimento e a experiência dos vendedores sempre foram levadas a sério.


Mas, quando o assunto é experiência online, como está a sua loja?


Experiência Online: A base do sucesso das suas vendas!


Como mencionado no texto, assim que seu potencial cliente decide comprar um carro a sua principal fonte de informação é a internet. Hoje em dia, a visita a uma concessionária ou revenda só ocorre porque o cliente já se sentiu seguro no ambiente digital.


Um dos grandes desejos do cliente da atualidade é o de se sentir seguro. Ele quer ter certeza de que fez a escolha certa com as melhores condições possíveis. Com isso, ele quer ter um contato dinâmico e personalizado com a sua loja.


Hoje seu cliente quer uma informação completa, rápida e com fácil acesso. E onde mais isso seria possível, se não no ambiente online?


Sobre tudo isso, a grande responsabilidade das concessionárias e revendas é ter uma estratégia sólida de comunicação digital. Se você não consegue gerar nenhuma conexão com o seu cliente, antes dele chegar a sua decisão de compra, é muito provável que ele não compre de você.


Sua loja precisa de uma Estratégia Digital


Se você leu esse texto até aqui, é muito provável que a importância dos canais digitais esteja muito clara para você. Mas para fazer isso acontecer, antes de qualquer coisa, você precisa ter as ferramentas adequadas, como um site focado em vendas.


E nesse tema, a DealerSites é a melhor solução! A DealerSites é uma startup paranaense que atua na criação de soluções voltadas para a digitalização do mercado automotivo. Criada em 2015, a empresa conta hoje com mais de 800 clientes em todo o país.


A atuação da DealerSites está pautada em oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor final, em sua jornada digital, investindo em inovação e em estratégias de marketing digital para gerar mais leads e maior conversão para as concessionárias parceiras.


Para isso, desenvolve plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e a análises e integração de dados, além de realizar um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital, que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.


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