A cada dia que passa nós vemos a modernização, em vários segmentos, de todos os processos, bem como das entregas como um todo. Essa também é uma realidade nos conteúdos para lojas de veículos. Sabemos bem que os conteúdos são armas poderosas, inclusive falamos disso em um outro artigo aqui no blog. Mas quais são os tipos de conteúdos para lojas de veículos que dão mais certo? É sobre isso que falaremos hoje, então prepare um café e boa leitura!
Gerando valor com conteúdos para lojas de veículos
Essa é uma frase que ouvimos constantemente no meio do marketing digital automotivo: como gerar conteúdos de valor para concessionárias? A resposta é bem simples. Um conteúdo de valor é aquele que de fato auxilia o usuário, sem cobrar nada por isso. Claro que não é sem cobrar nada, a ideia é que esse usuário se torne um lead e depois um cliente mas, em um primeiro momento, o conteúdo é oferecido sem nenhuma cobrança. Isso gera uma fixação da sua marca na cabeça dos possíveis clientes. Além disso, caso ele se torne um lead - que ainda não esteja pronto para comprar - você consegue impacta-lo com outros conteúdos, a fim de que ele decida comprar em outro momento.
Mas esse é outro assunto, a questão é que o conteúdo é praticamente a base de 90% do marketing digital hoje, seja qual for o setor. Mas vamos ver a seguir os principais canais de conteúdo e como podemos ofertá-los aos possíveis clientes.
Conteúdos para loja de veículos: Redes sociais
Essa é sem dúvida uma das formas mais utilizadas para a difusão de conteúdos para lojas de veículos. Com a difusão das redes sociais, elas vêm ganhando cada vez mais espaço para divulgação de produtos, como carros, por exemplo. Esse conteúdo pode ser feito por meio de fotos, vídeos e até aquelas “trends” engraçadas para dar engajamento. Dito isso, existem inúmeras redes sociais relevantes que você pode produzir conteúdo, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Instagram/Facebook
Hoje é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, juntamente com o TikTok. É uma ferramenta extremamente interessante para trabalho de marca e para divulgações de veículos novos e seminovos. Além de ter diversas formas de conteúdo para lojas de veículos como postagens no Feed de notícias, story, IGTV e Reels. Além disso, existe uma funcionalidade de streamings ao vivo, que possibilita diversos tipos de ações para uma concessionária. TikTok
Essa é uma rede social com um crescimento exponencial sem precedentes. Começou atingindo o público mais jovem, porém já se difundiu para o público mais maduro, possibilitando diversas ações interessantes para o mercado automotivo. Uma observação importante é que, grande parte dos vídeos produzidos nessa rede social são de trends, ou seja, as famosas modinhas, dancinhas e memes. Então, é necessário uma produção minuciosa para que as publicações de conteúdos para lojas de veículos produzam efeitos interessantes. Linkedin
Essa é uma rede social um pouco mais séria, corporativa, com interesses profissionais. Porém, existem algumas lojas de veículos que costumam fazer conteúdos e anúncios no Linkedin.
Twitter
Uma rede social que visa prioritariamente notícias curtas e rápidas. Por mais que seja difícil tirar um resultado expressivo por meio dessa rede social - no que se refere ao ramo automotivo - é uma boa pedida para trabalhos de fortalecimento de marca. Conteúdos para lojas de veiculos: Vídeos
Talvez a menos explorada das formas de conteúdo para o meio automotivo, os vídeos ainda estão em alta! Conteúdos no Youtube como reviews de veículos, opiniões de especialistas e explicações de peças e casos específicos, são muito requisitados e visitados. Essa é uma forma interessante de gerar conteúdo para pessoas interessadas nisso e para leads em potencial. Outra forma interessante de explorar os vídeos é dentro do showroom digital da sua concessionária, ou seja, do seu site. Sempre que possível utilize vídeos dos veículos que estão ofertados no seu site. Existe ainda a possibilidade de uma imersão 360º - com o Auto360º. Ele é um tour virtual 360º que eleva a experiência do usuário, mantendo-o mais tempo no seu site e, possivelmente, despertando mais o seu interesse. As idéias desse tipo de conteúdo são, principalmente, manter o usuário engajado e interessado, ou até mesmo despertar esse interesse que estava ainda inativo. Conteúdos para lojas de veiculos: Blog
Por fim, mas não menos importante, temos os conteúdos de blog. Esses são extremamente interessantes para as lojas de carro, já que existem algumas peculiaridades nesse tipo de conteúdo. Um usuário que para e decide ler uma postagem de blog está altamente interessado no que você tem a dizer. Isso é interessante por dois motivos: - Você de alguma forma se mostrou relevante para esse usuário, ofertando um conteúdo de valor;
- Você acabou de conseguir a total atenção de alguém.
Isso torna a postagem de blog extremamente interessante e relevante para a difusão de conteúdos de valor. Claro que, existem formas e técnicas específicas para realizar essa postagem, talvez poderemos fazer uma postagem sobre isso nas próximas semanas… Mas a questão é que ao ter 100% da atenção de alguém, falando sobre algo que é realmente necessário e importante para ela, você consegue aproveitar para fazer ofertas de maneira não agressiva. Um ponto muito importante sobre o blog é: sempre disponibilize informações verdadeiras. No caso do marketing digital automotivo, essa é uma arma incrível para falar sobre os carros, sobre notícias das montadoras e coisas relacionadas ao meio.
MyDealer - A plataforma definitiva para o site da sua concessionária.
Você já conhece o MyDealer? Esse é o nome da plataforma desenvolvida aqui na DealerSites para gestão de sites no mercado automotivo. Ela auxilia você na gestão de conteúdos, já que possui uma usabilidade intuitiva e simples para postagem e manutenção de blogs. Além disso, o MyDealer disponibiliza um dashboard interativo com inúmeras métricas de tráfego do site, Google Analytics e redes sociais, o que possibilita melhores decisões estratégicas. Quer saber um pouco mais sobre essa incrível ferramenta? É só clicar aqui para entender tudo.
Conclusão
Agora você já está ciente das principais formas de conteúdo para lojas de veículos, basta colocar em prática e ver a “magia” acontecendo. Não se esqueça de recomendar esse artigo para os seus amigos que estão com dúvidas sobre o que fazer para gerar conteúdo!
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