O marketing para lojas de veículos vem evoluindo de forma exponencial - principalmente no período de pandemia - e com isso resolvemos listar 05 ações de marketing para concessionária que vão te ajudar bastante. Siga a leitura e aplique na sua realidade tudo aquilo que for possível. 

Ações de marketing para concessionária: qual é o foco?


 Bom, para início de conversa precisamos entender o foco principal de uma ação de marketing para concessionária: gerar leads ou nutrir os leads já existentes. Claro que, como já comentamos em um texto anterior, existem os leads frios e os quentes.

Por isso, é necessário entender qual a etapa do funil de vendas você quer impactar. Após essa identificação, é necessário traçar alguma estratégia para alcançar o resultado, que diga-se de passagem, deve ser aumentar as vendas. Por isso, aqui vão algumas dicas de ações de marketing para concessionária que podem cumprir com esse objetivo. 


1 Utilize ações de inbound marketing


 Uma das melhores ações de marketing para concessionária que você poderia implementar funciona através do inbound marketing. O inbound marketing, conhecido também como marketing de atração, visa se relacionar com o possível cliente de forma sutil e harmônica. Algumas coisas que você pode desenvolver dentro desse tipo de ação é: 

  • Jornadas de e-mail marketing para diferentes etapas do funil de vendas;
 
  • Textos para blog desenvolvidas também para diferentes etapas do funil de vendas;
 Pode parecer mentira, mas um dos canais que mais ocorrem conversões é o e-mail. Ele é muito usado para nutrir leads já existentes, ou seja, leads frios. Mas não é só isso, o e-mail marketing é primordial para manter contato com o seu público. 

Outra ferramenta importante para o inbound marketing são os textos para blog. Aqui gera uma autoridade de mercado e sensação de reciprocidade do usuário/cliente. Ao desenvolver materiais ricos que ajudam a sua audiência, você se torna referência no assunto e a marca fica enraizada na mente do cliente. 


2 Remarketing


 Uma importante ação de marketing para concessionária é o anúncio de remarketing. Claro que, para isso você já precisa ter campanhas de tráfego rodando, então é uma dica um pouco mais avançada no assunto. Digamos que você fez um anúncio sobre o Corolla Cross e conquistou 50 leads, porém não realizou vendas, mas tem essas 50 pessoas interessadas. 

É possível desenvolver anúncios específicos para essas pessoas com ofertas e condições especiais, para que desperte neles uma necessidade de comprar agora. Além disso, pode utilizar junto com o e-mail marketing e fazer da mesma forma, acelerando o processo de nutrição e de impacto das ofertas. Essa é uma estratégia muito utilizada no meio automobilístico que você precisa dominar para aumentar seus resultados. 


3 Invista na personalização do atendimento


 Essa parece uma dica simples, mas tente sempre manter um atendimento personalizado. O marketing digital aumentou ainda mais essa tendência, tanto para atendimentos de Whatsapp, quanto para rotinas de e-mail marketing, use o nome e informações pessoais que você possa ter do lead. 

Segundo uma pesquisa da Epsilon, feita com 1000 consumidores, 80% dos entrevistados tendem a fazer negócios com empresas que oferecem um atendimento personalizado. E 90% deles acham a personalização do atendimento bem atraente. E você ainda pensa que não precisa investir na personalização do atendimento?

Então tenha um ótimo CRM e faça uso das informações dos clientes. Só tome bastante cuidado com as informações passadas, já que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está cada vez mais rígida. Outra ferramenta muito interessante na personalização do atendimento é o site. Invista em um bom site, com uma boa usabilidade, com um showroom interativo para que o cliente possa “gastar tempo” olhando todas as opções - sem ter problemas. 


4 Faça anúncios atraentes e certeiros


 Os anúncios são armas poderosas nas ações de marketing para a concessionária, mas não faça de qualquer jeito. Busque desenvolver anúncios voltados para o seu público e em todas as plataformas que esse público está. Facebook Ads, Google Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads e até mesmo anúncios no Tik Tok (se o seu público estiver nesse aplicativo) são ferramentas essenciais para a construção de boas vendas. 

Claro que, “COMPRE SEU CARRO AQUI” não é uma boa frase para um anúncio, tente coisas mais bem boladas e que falem mais com o seu público. Um bom exemplo é - se o público que você busca atingir tem diversos frotistas - algo mais direto como “Condições especiais para frotistas” ou “Oferta especial para frotista” pode ser mais atraente. Tudo depende da sua estratégia, qual etapa do funil quer atingir e qual o público destaque que você pretende impactar. 


5 Desenvolva uma rotina de interação com lives ou vídeos de review no Youtube


 Alguns dos nossos clientes utilizam essas duas ações de marketing para concessionária e acabam obtendo bons resultados. Principalmente no que diz respeito a reconhecimento de marca. Com uma presença mais forte no digital, a empresa acaba colhendo frutos em vendas também.

É o mesmo caso dos blogs e materiais ricos. Ao se tornar referência no mercado, você automaticamente será lembrado com mais facilidade quando o cliente for considerar um novo veículo, não acha? E as rotinas de lives ou de vídeos de review acabam sendo de grande valor para o público interessado. 


Conclusão


 Essas foram as 5 ações de marketing para concessionária que podem te ajudar a ter estratégias mais sólidas e assertivas. Aplique-as conforme sua necessidade e claro, conforme a possibilidade do seu negócio e prepare-se para uma chuva de leads e de vendas! Até a próxima.