Gerar leads qualificados para sua concessionária é essencial para o sucesso das vendas, principalmente, na situação atual do país. Em um cenário de consumo cada vez mais on-line, você não pode ficar esperando que o cliente simplesmente entre pela sua porta. 

Afinal o número de visitas às concessionárias no processo de compra diminui a cada ano. Um outro cenário desafiador é gerar inúmeros leads, mas com uma taxa baixíssima de conversão em vendas. Isso acontece com você? Se sim, então você precisa ler esse artigo e aprender a gerar leads qualificados. Vamos lá? ;) 

Gerar leads qualificados: o que isso significa?


 Antes de começar a entender como gerar leads qualificados, precisamos entender um breve conceito sobre lead. Um lead é quando alguém envia alguma informação de contato. Na prática, acontece da seguinte forma. Uma pessoa interessada na oferta que você fez - pode ser por anúncio, uma publicação ou página da web - preenche um formulário para receber mais informações. 

Ou então, pesquisa algo no Google e encontra a sua concessionária, vasculha todo o site e deixa as informações para receber ofertas. Essa pessoa se tornou um lead! Dependendo da forma de contato e de como ele fala com os atendentes, podemos perceber se esse é um lead frio ou quente. 

Em outras palavras, podemos identificar se é um lead qualificado ou não. O que isso significa? De forma mais clara, o lead frio ainda está pesquisando. Ele tem interesse em trocar de carro um dia e está avaliando as melhores opções. Já o lead quente, ou qualificado, está decidido e quer comprar o veículo. Ele tem um real interesse e já está no final do funil de vendas. Está prestes a se tornar um cliente! 

Leads frios - de onde eles vêm?


 De certo modo, gerar leads qualificados é bem melhor que leads desqualificados. Porém, não podemos ignorar os leads frios. Afinal, com uma boa nutrição e o desenvolvimento da estratégia de conteúdo certo, os leads frios podem se tornar leads quentes. Nós falamos disso em um artigo chamado: “Por que desenvolver conteúdo para site automotivo é relevante?” 

Então, vale investir também nos leads frios - já que pode-se gerar leads qualificados a partir deles. Mas o nosso foco hoje é outro. Então, quais as plataformas geram os leads frios? Não podemos afirmar com certeza, afinal, qualquer plataforma pode gerar qualquer tipo de lead. Estamos falando de tendência, ok? 

Facebook


 Uma das plataformas mais exploradas para fazer anúncios. Essa é, geralmente, uma fonte de leads frios para concessionárias. Os leads que vêm dessa plataforma muitas vezes estão fora do momento de pesquisa ou compra. 

Instagram


 Se aplicam praticamente as mesmas opções do Facebook. É uma rede ideal para leads frios, mas gerar leads qualificados por essa plataforma é muito mais desafiador. Tanto o Face quanto o Insta são utilizados como entretenimento. Então é um pouco mais raro gerar leads qualificados por essas plataformas. 

Linkedin


 Em comparação com o Instagram e Facebook, o Linkedin pode gerar mais leads qualificados. Mas ainda são leads que podem ser considerados frios. Mais quentes que os outros, porém mais caros. Unicamente por ser uma rede de network/empresarial. O Linkedin é um bom mercado premium para gerar leads com poder de compra mais altos. Mas, perto de outros canais, ainda não podemos o considerar como o canal ideal para gerar leads qualificados.


 

Canais ideais de venda para gerar e se relacionar com leads

 Nós vimos alguns canais que geram - em sua maioria - leads desqualificados. Agora vamos desvendar de onde vêm os amados leads quentes! 

Classificados


 Um bom canal para gerar leads qualificados. Os classificados de vendas, muito usados por concessionárias, captam o lead no momento de pesquisa. Isso significa que o usuário já tem o interesse em comprar um carro. Então, as abordagens podem ser mais diretas. Com isso a probabilidade de compra é maior. 

Youtube


 Pode parecer que não, mas anúncios no Youtube - principalmente em canais específicos de veículos - podem gerar leads quentíssimos! Até mesmo canais próprios da concessionária, com reviews dos veículos, ajudam a gerar leads qualificados. 

Whatsapp


 Hoje, considerado uma das melhores ferramentas de vendas em qualquer nicho. Nós falamos sobre isso no texto: “Whatsapp para concessionárias: Como o seu time pode utilizar essa ferramenta para aumentar as vendas?” Por ser uma ferramenta de trocas rápidas de mensagens, percebe-se uma certa urgência no contato. 

Site da concessionária


 Considerado o canal mais eficaz em gerar leads qualificados, o site é o mais importante dos canais de venda. A partir do site você recebe o contato do usuário e o carro que ele tem interesse. Vale lembrar que, assim como Whatsapp, o usuário que se interessou e buscou informações. 

Isso demonstra um interesse altíssimo no veículo. Tornando-o um lead bem quente e que merece mais atenção, e talvez uma abordagem bem direta. O melhor dos cenários é um site integrado com Whatsapp, onde o usuário que está pesquisando um veículo pode entrar em contato direto com um atendente. E claro, ser respondido rapidamente. Um bom site cumpre esse papel com maestria e dele derivam todas as outras campanhas de uma concessionária. 

DealerSites - Sites para gerar leads qualificados


 Ao adquirir um site aqui na DealerSites, você garante que o melhor canal para gerar leads quentes esteja em completa harmonia com o seu propósito: vendas. Ele é um site prático, com um catálogo atualizado automaticamente e com um dashboard interativo que contém informações de tráfego, Google Analytics e CRM. 

Conclusão


Agora que você aprendeu mais sobre como gerar leads qualificados, e que a melhor dos canais é um site eficiente, não deixe de dar mais atenção para o site da sua concessionária. Caso queira um site de alta performance entre em contato conosco agora mesmoNão deixe de acompanhar nossos conteúdos sobre performance digital automotiva. Fique sempre de olho no nosso blog!