Para qualquer concessionária, ter um bom volume de leads para o time de vendas é algo essencial! Muitos clientes que entram em uma concessionária e iniciam uma negociação para comprar um carro, no início da sua jornada de compra, foram leads.


Caso esse termo ainda seja um pouco confuso para você, não se preocupe, a definição a seguir vai tirar todas as suas dúvidas! 


Um lead, nada mais é do que um visitante que deixou dados! Seja no seu site, ou até mesmo na sua loja física, sempre que você coleta dados de alguma oportunidade de negócio você tem um Lead.


Para ficar mais claro, considere o seguinte exemplo: Você tem um site com mais de 10.000 acessos por mês. Porém, se você não tiver nenhuma informação sobre esses visitantes, como nome e e-mail, por exemplo, você não terá nenhum lead. Ficou claro? Então vamos continuar! No texto de hoje você vai aprender 4 formas de capturar leads para a sua concessionária. Mas, antes de entrar nas dicas, conheça a principal ferramenta para fazer as capturas.



Formulário de Captura! Sua primeira preocupação na Captura de Leads


Como foi mencionado acima, os leads são aqueles visitantes que deixaram dados. Sendo assim, o que você precisa fazer para coletar esses dados? A resposta é simples, você precisa disponibilizar no seu site algum recurso em que o visitante possa se identificar!


Dentre os recursos mais populares (e também mais eficientes), está o Formulário de Captura. A principal função desse formulário é fazer a coleta dos dados do lead. A quantidade de campos nesses formulários varia de acordo com a estratégia da concessionária. Mas, independente disso, ele é um recurso indispensável para o seu site. 


Ainda que o seu site tenha mais de 1 milhão de acessos mensais, isso por si só não vai trazer nenhum resultado se você não conseguir informações sobre os visitantes. Agora que isso está claro, vamos para as dicas!



FAÇA EVENTOS ONLINE 


Na internet, um dos canais que mais agrupam marcas e consumidores certamente são as lives ou eventos online, como palestras e workshops. No varejo, por exemplo, grandes marcas já se tornaram adeptas do live shopping, que é uma estratégia de Marketing focada em vender através de lives.


Esses eventos online, em sua grande parte, são gratuitos. Qualquer pessoa na internet pode participar deles, desde que preencha um formulário de cadastro. Quando essa inscrição é feita, esse visitante se torna um lead para a sua loja! 


É claro que nem todo lead capturado em algum evento online estará pronto para a compra, a menos que o evento online seja focado em vendas. Nesse caso, todos os leads capturados se tornarão oportunidades de vendas.


DISPONIBILIZE NO SEU SITE SIMULAÇÕES DE FINANCIAMENTO 


Antes do sonho de comprar um carro se tornar realidade, os clientes precisam garantir que existe viabilidade para realizar a compra. No Brasil, boa parte das vendas de automóveis acontecem com base em financiamentos. Por isso, é natural que um cliente, antes de conversar com algum vendedor, queira verificar a viabilidade do negócio. Desse modo, eles têm grande interesse em simulações de financiamento.


E para fazer a captura dos leads, além de solicitar informações financeiras como valor da entrada, CPF, e quantidade de parcelas desejadas, é normal que as concessionárias também solicitem informações que serão úteis para o time comercial.  


FAÇA CAMPANHAS ESPECÍFICAS (COM LANDING PAGE)


Caso você não conheça, as landing pages são páginas online focadas em captura de leads. Geralmente, ela tem um conteúdo curto e objetivo focado apenas em um produto ou serviço. E, além do conteúdo, também estão os formulários de captura.


Para fazer um Landing Page com alta taxa de conversão, é preciso que ela contenha na sua estrutura conteúdos que demonstrem benefícios, oportunidades dos seus produtos e também que quebrem possíveis objeções na negociação.


Já que uma Landing Page deve ter apenas um foco, ela se torna o canal ideal para se trabalhar campanhas específicas, como o lançamento de um modelo novo de carro.



CRIE UMA ESTRUTURA DE NAVEGAÇÃO PERSONALIZADA NO SEU SITE


Na hora de capturar leads, para muitas empresas, o site é o principal canal. Quando uma loja tem um bom site, com um grande volume de tráfego (para saber mais sobre tráfego, clique aqui), é natural que os visitantes queiram entrar em contato.


Por isso, é comum que em todo site exista uma página específica para contato. Mas, quando um site não tem uma estrutura de navegação bem definida, é comum que os visitantes tenham dificuldade para encontrar esses canais de comunicação. E, na internet, qualquer obstáculo que exista entre o cliente e o que ele deseja encontrar em um site, é motivo para que ele saia da página e não volte mais!


Sendo assim, toda concessionária deveria se preocupar com a experiência de navegação que ela proporciona aos seus clientes. E se você tem essa preocupação, a DealerSites é para você!


Somos referência nacional na Digitalização do Mercado Automotivo. Mensalmente, geramos mais de 200 mil leads para os nossos clientes! Hoje nós estamos em todos os estados brasileiros e atendemos mais de 1.000 PDV’s!


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