Você já teve curiosidade em saber quantos sites existem atualmente na Internet? Se algum dia esse questionamento já passou pela sua mente, então hoje é o seu dia de sorte, porque você terá a resposta logo a seguir!


Segundo o site Internet Live Stats, que mensura em tempo real os principais números da internet, hoje em dia o número de sites ativos na rede já é superior a 1,9 bilhão! 


Com certeza esse número chama a atenção de muita gente, ainda mais se ele for colocado ao lado do volume de pessoas que hoje compõem a população mundial (7,8 bilhão). Ao comparar esses números, se percebe que hoje existe, aproximadamente, 1 site a cada 4 pessoas. Isso é incrível!


Mas, o que isso tem a ver com a performance do seu site? Talvez você tenha se perguntado… Mas não se preocupe, a resposta virá em algumas linhas.


Porém, antes de entrar no assunto principal, é preciso entender que os números anteriores mostram que ter um site qualquer no ar não é nenhum diferencial para a sua concessionária! É isso mesmo. Então se você acredita que apenas criar um site para a sua loja já vai garantir um aumento significativo nas suas vendas, você precisa saber que as coisas não são bem assim.


Quando você pensar que apenas ter um site vai revolucionar a sua maneira de fazer negócios, lembre-se: Hoje existe 1 site para cada 4 pessoas no mundo! 


Então, o que você precisa fazer para que o seu site ganhe destaque e realmente gere resultados para a sua loja? A resposta é muito simples, você precisa de Performance!


Em poucas palavras, a Performance de um site é medida pela sua capacidade de atingir metas pré-estabelecidas e gerar oportunidades de negócio para a sua loja. E para isso acontecer, existem alguns parâmetros que vão ajudar você a avaliar como está o desempenho do seu site.


A seguir, você irá descobrir 5 métricas que podem avaliar a Performance do seu site!



1 - NÚMERO DE VISITANTES (TRÁFEGO)


O número de visitantes sempre deve ser a sua primeira métrica de avaliação. Isso porque, sem ter visitantes no seu site, é impossível mensurar qualquer outra métrica de desempenho. 


Então, por melhor que o seu site possa ser tecnicamente, se não tiver visitantes, ele nunca poderá contribuir para a sua estratégia digital. Sendo assim, a sua primeira preocupação, após colocar um site no ar, deve ser a de gerar tráfego para ele!


E se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, leia o nosso texto “Saiba como gerar tráfego para o site da sua concessionária”.



2 - TEMPO DE VISITA 


Considere que você já fez a sua lição de casa e já conseguiu levar um volume considerável de visitantes ao seu site. Depois disso, você precisa avaliar quanto tempo as pessoas estão ficando nele. 


Um tempo de visitas muito baixo pode indicar que a experiência do usuário no seu site não é boa, já que ele sai logo após entrar. Um modo de evitar isso, é o de ajustar a organização das páginas, dos conteúdos e das imagens no site. É claro, tudo isso deve ser feito com o objetivo de gerar uma experiência de navegação agradável ao seu visitante.



3 - TAXA DE REJEIÇÃO 


A taxa de rejeição é mensurada quando um visitante entra no seu site e vai embora sem fazer nenhuma interação, como mudar de página ou clicar em algum conteúdo, por exemplo. 


Essa métrica pode indicar que o seu site não está gerando uma boa “primeira impressão” no usuário. E é por isso que ele entra e sai do site sem interagir com os seus conteúdos. Nesse caso, os pontos que mais têm relevância nessa métrica com certeza são a identidade visual e organização dos conteúdos. 


No mercado, uma taxa de rejeição aceitável para sites de serviços e vendas não pode exceder 30% (Fonte: https://neilpatel.com/blog/bounce-rate/).



4 - LEADS GERADOS 


O principal papel de um site no setor automotivo com certeza é o de gerar oportunidades de negócio! Por isso, essa métrica nunca deve ficar fora das análises de nenhum gestor.


Mas além do volume de leads gerados, você também precisa avaliar se o perfil deles está de acordo com as segmentações definidas nos estudos de marketing e publicidade da sua loja. 

Se o perfil dos leads não é bem avaliado pelo setor comercial, duas coisas podem estar acontecendo: O plano de marketing e publicidade não foi bem definido, ou a comunicação do site não está de acordo com o público-alvo da sua concessionária. 



5 - TAXA DE CONVERSÃO (LEADS CAPTURADOS / VISITANTES DO SITE)


Antes de entrar na explicação mais detalhada dessa métrica, considere os seguintes números: 1.000 leads e 50.000 leads. 


Se te perguntassem quais desses números você desejaria para a sua loja, talvez você dissesse 50.000 leads, não é mesmo? Mas, se você soubesse que para gerar esses 50.000 leads, você precisaria de 1.000.000 de visitantes no seu site, você ainda estaria feliz? (Taxa de Conversão de 5%)


E se você soubesse que para gerar 1.000 leads, você precisaria de apenas 3.000 visitantes. Qual dos cenários você escolheria? Ter 1.000 leads nesse cenário com certeza é mais favorável do que o exemplo anterior. (Taxa de conversão 33,33%)


Você nunca pode esquecer que levar visitantes ao seu site é um esforço que exige investimento de tempo e dinheiro. Então se você não considera quantos visitantes precisa para gerar um lead, com certeza você vai perder muitos recursos. E é nessa análise que a Taxa de Conversão tem a sua contribuição.




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Se você leu o texto até aqui, com certeza já percebeu que apenas ter um site não é nenhum diferencial no setor automotivo! Para sua concessionária ter sucesso no mundo digital, você precisa de um site com performance! E nesse assunto a DealerSites é a maior referência no Setor Automotivo!


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Fonte: Imagem - Freepik.com