Desde o início da pandemia do Coronavírus, a demanda por veículos está em alta no mercado e a produção de carros novos, que foi reduzida, não está acompanhando o volume de procura. Por isso, a venda de seminovos - que também estão em falta no mercado - é uma ótima oportunidade para as concessionárias.  Isso se comprova em números. A Federação Nacional das

Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) divulgou que em 2021 o mercado de veículos usados cresceu 55%. Por conta disso, estes veículos tiveram valorização média de 15% no primeiro semestre do ano.  

Entre os principais motivos para a valorização estão a escassez e o aumento do preço dos veículos zero quilômetro, a redução do poder aquisitivo dos consumidores e o interesse de parte da população em evitar utilizar o transporte coletivo em tempos de pandemia. A maior valorização (15%) foi entre os veículos com 10 anos de rodagem. Já os automóveis fabricados entre 2011 e 2017 tiveram aumento médio de 10% no período. Foram mais de 59 mil transações de seminovos, incluindo também motocicletas e veículos pesados. 

Espaço exclusivo para venda de seminovos no seu site


 Para oferecer a melhor experiência ao usuário e consequentemente aumentar a chance de concretização do negócio, a concessionária precisa contar com um site com estrutura completa, de preferência com área exclusiva para os seminovos.  A DealerSites oferece soluções que melhor atendem a realidade da sua concessionária. É possível desenvolver um site para veículos novos e adicionar a funcionalidade “Portal de Seminovos”.

Outra opção é criar um site exclusivo para a venda dos seminovos. A escolha da melhor opção depende da estrutura de cada concessionária e suas operações comerciais. É importante considerar também o fluxo de registro e atendimento a potenciais clientes para cada modalidade de negócio.  Caso o processo de vendas seja realizado por equipes separadas, a indicação dos especialistas da DealerSites é que sejam criadas páginas separadas. Para negociações de novos e seminovos por equipes unificadas, é mais estratégico hospedar o portal de seminovos dentro do site da concessionária. 

Análise das categorias para venda de seminovos


  A equipe de produtos da DealerSites realizou uma análise do desempenho de cada modalidade com casos dos próprios clientes. Isto permite identificar os principais pontos referentes às duas opções disponíveis e que podem ajudar a planejar a melhor estratégia para sua concessionária. 


Qual modalidade escolher?


Não existe uma resposta certa, pois a decisão depende do caso de cada concessionária. A melhor maneira para escolher é analisar a realidade do seu negócio e também seus objetivos. Além disso, as duas opções oferecem benefícios para as concessionárias, basta identificar o foco.

 Independente da escolha, conte com a DealerSites para desenvolver o seu site e o espaço destinado para a divulgação de seminovos. Com o objetivo definido é possível implementar a melhor solução para a sua concessionária.