O Tráfego Pago é uma estratégia que pode ser usada por empresas e estabelecimentos comerciais de qualquer nicho. Tem como propósito aumentar o engajamento e conduzir visitantes até um espaço virtual por meio de anúncios patrocinados, também conhecidos como mídia paga.

Mas, como essa ferramenta funciona na prática? Quais benefícios ela pode trazer para as lojas do ramo automotivo? Confira no artigo desta semana.

 


Afinal, o que é Tráfego Pago?

Em geral, o Tráfego Pago é a estratégia usada para alavancar o número de acessos de um site, blog, landing page ou loja virtual. Para isso, utiliza anúncios patrocinados divulgados em plataformas digitais ou aplicativos.

Vale lembrar que, ao contrário do tráfego orgânico, exige investimento financeiro para gerar resultados. Após essa etapa, o público-alvo consegue encontrar com mais facilidade informações, os diferenciais competitivos e as campanhas publicitárias de determinado estabelecimento durante uma pesquisa nos buscadores, por exemplo, o Google.

 

Quais benefícios ele pode trazer para o site da sua concessionária?

Além de gerar leads qualificados e aumentar a taxa de conversão da sua concessionária, o Tráfego Pago garante outras vantagens, tais como:

·         Aprimora a presença digital da concessionária;

·         Facilita a segmentação de público;

·         Excelente ferramenta para criar campanhas de divulgação mais direcionadas e persuasivas;

·         Maior engajamento em curto espaço de tempo;

·         Permite o uso de métricas de desempenho.

Em síntese, é uma estratégia eficaz para as concessionárias que têm o objetivo de aumentar a autoridade digital, atrair novos públicos, reforçar o posicionamento de mercado e criar possibilidades de venda.

 



Quais os tipos mais comuns de Tráfego Pago?

A seguir, confira as modalidades mais conhecidas de Tráfego Pago, elas podem atender diferentes demandas e objetivos. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento de cada uma na sequência abaixo:

1. Anúncios em Redes Sociais

Com certeza, as redes sociais são canais indispensáveis para as ações de marketing e de vendas, inclusive, para as lojas automotivas. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela empresa Statista, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países que mais acessam a internet – são mais de 165 milhões de usuários.

Ou seja, se posicionar nas redes sociais, em especial no WhatsApp, Youtube, Instagram e Facebook (que foram as plataformas mais acessadas em 2022) pode ser uma oportunidade promissora para os seus negócios. Além disso, investir em tráfego pago é crucial para as concessionárias que desejam se destacar da concorrência e conquistar autoridade.


2. Anúncios pagos em mecanismos de busca

A forma mais comum é criar anúncios que irão aparecer com destaque nas pesquisas feitas nos mecanismos de busca, por exemplo, Google e Bing.

Nessa modalidade o usuário e potenciais clientes são conduzidos para o site da sua concessionária por meio de um link patrocinado, títulos, descrições ou anúncio gráfico.

 

3. Marketing de Influência

Definitivamente, esse é um dos formatos mais usados para gerar tráfego pago. Ao contrário das outras opções, o Marketing de Influência não traz como grande diferencial os recursos tecnológicos, ele tem como base a popularidade e o poder de alcance dos influenciadores digitais. As chamadas “parcerias” ou os “recebidos” são expressões que fazem parte dessa estratégia. 

De fato, é uma ótima oportunidade para aumentar a área de atuação e a visibilidade da sua concessionária. Além de contribuir com o aumento do número de visitas e interações com o site da sua loja, essa vertente do marketing possibilita que o seu estabelecimento atinja um novo público e, até mesmo, conquiste novos clientes.

 

4. E-mail Marketing

Via de regra, é indicado para o lojista que já possui uma extensa lista de contatos (mailing). Com ele é possível encaminhar, com poucos cliques, newsletter e informativos sobre campanhas promocionais ou de lançamento para um número expressivo de clientes e potenciais compradores.

Além disso, pode ser usado em diferentes estágios da jornada de compra, tais como: na fase de prospecção, na conversão de leads e no pós-venda.


5. Retargeting

Esse formato é aquele que os anúncios patrocinados são exibidos para o usuário que já visitou o e-commerce ou o site da sua concessionária.

É a alternativa ideal para lojas que desejam elevar a motivação de compra de um visitante que demonstrou interesse por algum veículo ou serviço automotivo, mas que ainda apresenta objeções durante a negociação. Em suma, é uma estratégia que busca recolocar o potencial cliente na trajetória de compra.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: O DIFERENCIAL COMPETITIVO DA CONCESSIONÁRIA QUE BUSCA O SUCESSO!

Sem dúvidas, complementar o tráfego orgânico com o tráfego pago é uma boa alternativa para as lojas que desejam aumentar o poder de alcance e a visibilidade das campanhas publicitárias. Mas, além disso, é fundamental usar de maneira adequada as plataformas digitais.

E para tornar o posicionamento virtual da sua concessionária mais consistente, nada melhor do que disponibilizar um site preparado para atender todas as necessidades do setor automotivo. E a equipe de tecnologia da Dealersites é especializada na criação de soluções digitais para este mercado e pode te ajudar nesse processo.

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Fonte: Imagem - Freepik.com