Anunciar um lançamento, oferecer um novo serviço ou manter o relacionamento com o cliente. Estas e tantas outras ações comuns na rotina das concessionárias parecem fáceis de serem realizadas. Mas, como garantir que as iniciativas cheguem de maneira satisfatória ao cliente e resultem no objetivo principal que é fechar negócio?
A resposta está na tomada de decisão em marketing. Ela é determinante para o sucesso de campanhas e de ações, garantindo escolhas assertivas em um mercado tão competitivo como o automotivo.
A tomada de decisão é feita em diferentes níveis de gestão e gera impacto nas ações de médio, curto e longo prazo, que podem ser identificadas como:
Decisões estratégicas: alinham as ações de marketing com a estratégia do negócio como um todo e têm impacto a longo prazo, como objetivos de marketing, público e investimentos, por exemplo;
Decisões táticas: relacionadas ao detalhamento e à execução das ações de marketing, geralmente a médio prazo, como definição de responsabilidades, ferramentas a serem utilizadas;
Decisões operacionais: ações cotidianas, realizadas a curto prazo e aplicadas no dia a dia da concessionária, aliadas às decisões estratégicas.
Seja no marketing ou nos mais variados setores, a tomada de decisão é um processo de análise para a definição das estratégias. Para isso, é preciso contar com dados confiáveis e processos, além da experiência e do conhecimento no ramo por parte dos gestores.
Na prática, uma vez identificada a situação (ação, estratégia a ser desenvolvida ou até problema a ser solucionado), é o momento de analisar dados. É importante verificar todo o contexto e, no caso das estratégias de marketing, uma análise de mercado é essencial. Assim, é possível estudar os consumidores e a concorrência para então encontrar as alternativas viáveis, que também podem ser obtidas com sugestões da equipe.
Com todas as possibilidades disponíveis, cada uma delas precisa ser analisada individualmente, com um estudo sobre o impacto e possíveis resultados. A análise de cenários futuros também serve de embasamento para chegar à melhor opção. A alternativa a ser escolhida deve ser a que oferece os melhores resultados para o objetivo da sua concessionária.
E a tomada de decisão não para por aí. Depois de implementada, a estratégia precisa ser acompanhada e analisada. Desta maneira, é possível saber se esta foi realmente a melhor escolha, quais retornos ela gerou, além de possíveis ajustes na ação.
Para que a tomada de decisão seja eficaz, também é importante contar com processos definidos e atividades organizadas. Desta maneira, o trabalho acontece em um fluxo otimizado.
Outra possibilidade é criar fluxogramas que detalham as consequências e os resultados gerados pelas opções em análise, além de envolver outras áreas da empresa no estudo, garantindo mais embasamento e um cenário real.
Adotar a perspectiva do cliente é fundamental. Então, registros de contatos com feedbacks e reclamações recebidas pela concessionária são uma valiosa fonte de informação e de ideias.
Benefícios da tomada de decisão
Dedicar atenção e planejamento para a tomada de decisão gera uma série de benefícios para a concessionária. Além de estruturar ações assertivas, com menos chances de erros e, consequentemente, menos prejuízo, a empresa garante maior desempenho e produtividade a suas estratégias.
Em um mercado competitivo, se destacar entre a concorrência é fundamental e isso só acontece se sua empresa tomar decisões corretas em relação às ações de marketing. Além disso, contar com ferramentas que otimizam o trabalho na concessionária facilita o processo e fornece mais elementos para refinar a estratégia.
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