Segundo relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o primeiro trimestre de 2023 registrou aumento de 23% nos emplacamentos de veículos novos – em comparação com o mesmo período do ano passado.
Embora possa parecer um cenário otimista, as concessionárias que desejam aproveitar esse panorama para alavancar o percentual de vendas devem disponibilizar um showroom atrativo, condições de pagamentos diferenciadas e, principalmente, apostar em estratégias assertivas.
Por isso, acompanhe o artigo desta semana e conheça as técnicas de vendas que podem trazer resultados expressivos e fortalecer o nome do seu estabelecimento perante o mercado e o público-alvo. Não perca!
O que a sua concessionária deve fazer para aumentar as vendas?
A seguir, confira ações que a sua concessionária pode aplicar na rotina comercial para ampliar o número de conversões, otimizar a trajetória de compra do cliente e elevar as vendas.
1. Diversificar os canais de venda
Certamente, o primeiro passo para aumentar as vendas é diversificar os canais de contato com o cliente. Ou seja, além do ambiente físico, a sua loja deve ter uma equipe de excelência em outras plataformas de vendas, por exemplo: loja virtual, telefone, atendimento via e-mail, chats, redes sociais, entre outros.
Dessa forma, será possível aumentar o perímetro de atuação e o horário de funcionamento (uma vez que o setor de vendas não fica limitado somente à loja física). Ainda mais, a sua concessionária consegue atingir diferentes tipos de público, desde aqueles acostumados com um formato tradicional, até os potenciais clientes que priorizam canais instantâneos como as plataformas digitais.
2. Elaborar uma estratégia de marketing
Para aprimorar a gestão de tempo e o desempenho da equipe de vendas, a sua loja deve investir em produção de conteúdo e em marketing digital. Esses dois conceitos são ferramentas excelentes para divulgar o showroom e o catálogo de serviços do seu estabelecimento.
Inclusive, quando bem-estruturados, trazem leads qualificados para a área de vendas e ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente – fator que mantém a motivação de compra e facilita o processo de fidelização.
3. Analisar o posicionamento dos concorrentes diretos e indiretos em períodos sazonais
De fato, saber o que a concorrência oferece ao público e quais estratégias ela utiliza pode otimizar o seu processo de vendas. Aliás, ao analisar o comportamento de mercado dos concorrentes você pode encontrar oportunidades promissoras, principalmente, em períodos de lançamentos e campanhas sazonais.
Além de monitorar as lojas do mesmo ramo, esteja sempre atento à precificação para se manter competitivo e conseguir fechar novos negócios. Vale lembrar que algumas épocas do ano costumam alavancar as vendas, por exemplo, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, Black Friday e Natal. Sem dúvidas, observar o calendário automotivo, usar como parâmetro as ações promocionais da concorrência e criar campanhas exclusivas para as datas comemorativas são iniciativas eficazes para aumentar as vendas.
4. Dê atenção especial ao setor de atendimento e aposte em chatbots
Um ditado muito conhecido na área de vendas e de marketing é: “manter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo”. Nos dias de hoje, essa afirmação ganha ainda mais ênfase em razão da alta concorrência no mercado automotivo e da ampla oferta de produtos e serviços da categoria.
Ou seja, priorize a experiência de compra do cliente e proporcione não só uma abordagem diferenciada, atue para que toda a trajetória de compra seja personalizada e de excelência. Aliás, para tornar a comunicação mais dinâmica, aposte em recursos tecnológicos como os chatbots (software capaz de manter um diálogo em tempo real por texto ou por voz).
5. Invista em tecnologia
Uma ação eficaz para tornar a experiência do consumidor mais agradável e proporcionar um atendimento personalizado para o cliente da sua loja é investir em tecnologia. Isso porque ela facilita a comunicação com clientes e potenciais compradores e, até mesmo, aproxima a equipe de vendas do público que possui maior identificação com o perfil da sua concessionária.
Como resultado, contribui com o direcionamento e a assertividade das campanhas de marketing e, principalmente, de vendas.
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