Ao contrário do habitual, os veículos usados apresentaram meses seguidos de valorização. O enredo tradicional, onde esses modelos perdiam valor a cada mês, mudou e apenas recentemente houve a estabilização da tabela FIPE. Porém, os meses seguidos de alta vão refletir no IPVA do próximo ano.

Sem dúvidas, conhecer quais automóveis podem ser, diretamente, impactados pela alta do IPVA pode evitar que as vendas da sua concessionária sejam afetadas. Isso porque você poderá investir nos modelos que melhor atendam às suas necessidades comerciais e que satisfaçam os desejos de consumo do seu público.

Por isso, continue a leitura do artigo de hoje e saiba quais modelos usados podem estar com o IPVA mais alto no ano que vem.

 

Quais fatores impulsionaram a alta no preço dos carros usados?

Nos anos 2020 e 2021 houve uma valorização dos carros usados e uma queda drástica na venda de automóveis novos. Por exemplo, segundo levantamento da Fenabrave, realizado em abril de 2020, foram emplacados menos 75% de veículos novos em comparação com o mês de abril de 2019.

Além da alta procura, confira a seguir, outros fatores que alavancaram o valor dos automóveis usados.


1 - Fechamento definitivo de montadoras e concessionárias

Com o encerramento definitivo de montadoras e concessionárias, diminuiu, consideravelmente, a produção e a venda dos modelos novos. Como resultado, a procura pelos automóveis seminovos e usados aumentou de maneira exponencial.

Inclusive, a produção de peças e acessórios para os modelos 0km ficou mais cara, e o valor final para o cliente também apresentou alta. A soma desses fatos desmotivou a intenção de compra e direcionou a preferência do consumidor para os modelos usados.


2 – Fechamento temporário do Detran e cartórios

Outro fator que contribuiu com a queda do percentual de venda dos carros novos (e provocou uma ocasional ascensão e aumento de valor dos carros usados) foi a interrupção dos serviços administrativos do Detran e dos cartórios. Desse modo, o registro, emplacamento e licenciamento de carros com a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ficaram comprometidos.

Da mesma forma, com o cartório, a questão burocrática dos carros 0km também apresentou alteração: o registro de propriedade ficou mais demorado.


3 – Falta de matéria-prima e insumos

Além dos motivos citados acima, a escassez de insumos e componentes foi decisiva para a queda na produção de automóveis. Com a falta de material, aumentou o preço dos poucos componentes disponíveis no mercado e, consequentemente, o valor final dos modelos 0km bateu recorde.

Assim, aumentou a busca pelos carros usados e essa alta demanda teve reflexo no valor médio ofertado aos clientes das concessionárias.

 

Como o IPVA 2023 será afetado?

Com toda a certeza, é fundamental para a composição de um showroom de sucesso, que a sua concessionária acompanhe as flutuações e novidades do mercado automotivo, principalmente, das estimativas de taxas e impostos.

De fato, a alta registrada no preço dos veículos usados vai influenciar o valor do IPVA do ano que vem. Isso acontece porque o imposto veicular do ano que vem é calculado com base na tabela FIPE do mês de setembro. Ou seja, para o IPVA de 2023, a referência principal é o mês de setembro de 2022. Para se ter uma ideia, segundo o portal Terra, o preço dos veículos usados no início de setembro deste ano foi 14,4% mais alto que setembro do ano passado.

Porém, existe a possibilidade de surgirem medidas para frear o aumento do valor do imposto, por exemplo, governos estaduais podem aprovar ações alternativas com esse propósito – como ocorreu em alguns estados em 2022.

 

IPVA 2023: automóveis com previsão de alto reajuste

Definitivamente, houve uma ascensão no preço dos veículos nos últimos dois anos e, como consequência, no valor do IPVA. Contudo, com base no preço final apresentado em 2022, alguns modelos usados prometem continuar com supervalorização.

A seguir, confira os veículos usados de cada categoria que, possivelmente, terão IPVA elevado em 2023.
(Não esqueça: a lista abaixo pode servir de parâmetro para você selecionar quais possíveis modelos podem fazer parte da frota do seu estabelecimento).

  • Veículo de entrada: Fiat Mobi

  • Hatch compacto: Chevrolet Onix

  • Hatch médio: Chevrolet Cruze Sport

  • Minivan: Chevrolet Spin

  • Picape pequena: Fiat Strada

  • Picape compacta: Renault Duster Oroch

  • Picape média: Chevrolet S10

  • Sedã de entrada: Hyundai HB20B

  • Sedã compacto: Volkswagen Virtus

  • Sedã médio: Toyota Corolla

  • SUV de entrada: Volkswagen Nivus

  • SUV compacto: CAOA Chery Tiggo 5X

  • SUV médio: Porsche Macan

  • SUV grande: Jeep Commander

 

Como vimos, é imprescindível acompanhar as novidades do cenário automotivo, afinal, só assim você será capaz de saber o que melhor se encaixa ao perfil de compra do seu cliente e estará pronto para escolher as opções mais vantajosas segundo a estimativa econômica.

 

SEJA DESTAQUE NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO! INVISTA NAS PLATAFORMAS DIGITAIS!

Sem dúvidas, manter um bom relacionamento com o público-alvo da sua concessionária pode ser o seu grande diferencial de mercado. E uma ação eficaz para criar empatia com o cliente é disponibilizar conteúdo útil e relevante nas plataformas digitais.

Mas, se a sua concessionária ainda não tem um site personalizado, bem estruturado e com layout atrativo, entre em contato com a DealerSites. Somos referência nacional na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e podemos te ajudar nesse processo de interação online com os seus clientes.

 

Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato