Para que um negócio alcance sucesso e resultados é necessário a inserção dele nas principais plataformas digitais. A presença digital do negócio transcende as redes sociais ou a entrega de conteúdo de valor.

O êxito do posicionamento digital de uma concessionária passa também pela implementação de um site para vender carros e fomentar um ponto de contato eficiente com os clientes. (Falamos um pouco sobre isso em um outro texto.) Nesse breve artigo, nós exploraremos as estruturas de um site de sucesso e as melhores práticas para que você não desperdice tempo e dinheiro em iniciativas frustradas. Boa leitura. ;) 

Site para vender carros: criar site próprio ou usar outras ferramentas?


 Para dar início à nossa conversa, precisamos definir bem o que é um site de alta performance. No contexto atual, um site de alta performance não é tão somente veloz, intuitivo e de fácil atualização, mas sim uma ferramenta que gera retorno financeiro, ou seja, oportunidades de vendas. 

A verdade é que o consumidor está cada dia mais exigente quanto a sua experiência online. São raros os momentos em que o cliente adquire um carro por impulso, como diz o site da OLX. Dessa forma, podemos concluir que a jornada de compra do usuário é relativamente longa. Até mesmo pelo valor despendido na operação.

Isso é bem relevante pois existem inúmeras ferramentas para criação de site “acessíveis”, que não foram desenvolvidos considerando as demandas dos usuários e não proporcionam a experiência que o cliente necessita. E, além disso, a maioria das plataformas de site, seguem layouts engessados, pré-formatados e que ficam um longo período sem ajustes e adequações, dificultando ainda mais a compra. 

Dessa forma os grandes portais de vendas, mesmo sendo plataformas excelentes para outros tipos de compra, acabam deixando a desejar nas vendas de carro online. Claro que, usuários que já estão no fim da jornada de compra, acabam utilizando essas plataformas apenas para concretizá-las, mas não para se nutrir de informações e experiências. Esse é o grande erro!

Um site para vender carros precisa oferecer subsídios para todas as etapas da jornada de compra do cliente. Seja o momento de pesquisa de valores, pesquisa de atributos dos veículos, esclarecimentos sobre opcionais, e outras informações mais específicas. Isso sem falar nas opções de rankeamento que um site próprio possibilita. A questão do SEO, URL amigável, layout específico, domínio próprio, integração com outras ferramentas e facilidades. 

As 03 principais ferramentas que um site para vender carros precisa ter


 Agora que já explicamos a necessidade de um site próprio, criado exclusivamente para o seu negócio, vamos entender os grandes diferenciais que um site para vender carros pode proporcionar para aumentar suas vendas. 


  • Facilidades para atualização de conteúdos


 Como bem sabemos, os conteúdos de site precisam ser atualizados constantemente, principalmente no que se refere a um site para vender carros. Isso ocorre por conta das mudanças de valores, atualização de veículos e modelos, movimentação de um blog e redes sociais. 

Dessa forma, um website de alta performance possibilita a fácil atualização desses conteúdos para que não haja problemas com relação a montadora.  Além disso, permite a alteração simples de várias partes do site para inclusão de promoções, criação de landing pages para aquisição de leads e banners. 

  • Métricas

 Um site para vender carros de qualidade, permite também um fácil acesso às métricas disponíveis do site. Mas não apenas isso, ele gera insights para as estratégias e é integrado com o Google Analytics, Redes sociais e CRM. Dessa forma, é possível facilitar os acessos e tomar as decisões estratégicas necessárias, com muito mais embasamento. É um dos principais itens para que um site de concessionária obtenha sucesso. Uma ferramenta no seu site que gere essas informações é de suma importância, portanto não deixe de lado. 

  • Rankeamento do site - SEO


 Outra opção importante que um site próprio disponibiliza é relacionada com as opções de rankeamento orgânico do site. O SEO é uma prática indispensável para o tráfego orgânico de sites, você provavelmente já ouviu falar sobre ele, mas caso nunca tenha escutado sobre isso: leia atentamente. 

  • O SEO significa SEARCH ENGINE OPTIMIZATION. Ou seja, é uma otimização para os buscadores do Google que permite que seu site para vender carros se torne referência.
  • Faz uso de palavras-chave relacionadas com o seu tipo de negócio.
Essa é uma ferramenta incrível que permite que o seu site apareça na frente de outros sites por conta da configuração. Ela é mais assertiva quando se possui um site próprio, já que demanda de diversas configurações específicas no seu site. Essa é uma ferramenta também muito utilizada para os blogs de conteúdo, que devem estar contidos dentro do seu próprio site. 

Uma informação interessante é que, segundo a DealerSites, com dados dos próprios clientes, um site com SEO bem feito e um blog atualizado, as conversões aumentaram. Outro ponto a comentar é que, na DealerSites, a portabilidade do seu site atual para um novo é realizada sem a perda do ranqueamento já estabelecido. Saiba mais falando com um de nossos especialistas. Além disso, no tráfego orgânico, um dos clientes registrou um crescimento de quase 20% só por manter seu blog atualizado com as práticas de SEO. 

Showroom digital


 Falamos algumas vezes no decorrer do texto sobre a experiência do cliente, certo? Falando especificamente sobre um site para vender carros, é necessário que exista uma experiência intensa na hora da visita do usuário. Dessa forma, um showroom digital eleva a experiência do cliente, mantendo-o mais tempo no seu site e aumentando ainda mais as chances de compra. Por isso, anota essa dica extra! Invista em um site próprio que torne a experiência digital do seu cliente mais palpável, e o melhor meio de fazer isso é através de um showroom digital. 

DealerSites - Site para alta performance em venda de carros


 A DealerSites é uma startup especializada na criação de sites para vender carros que realmente geram resultados. Um site criado pela DealerSites, além das características que comentamos acima, possui um gestor de leads integrado, facilitando os processos de jornada de compra. Outra ferramenta interessante disponibilizada pela DealerSites é o dashboard interativo com todas as métricas do site, das redes sociais, do Google Analytics e do CRM. 

Além disso, a DealerSites atualiza automaticamente valores e versões de acordo com o guideline da montadora. Por fim, um site para vender carros da DealerSites possui o melhor showroom digital, transformando uma simples consulta de valores em uma experiência única. Que tal ter todas essas funcionalidades em uma única plataforma para o setor automotivo? Clique aqui para saber mais.