Se você está lendo esse conteúdo,  é porque você já sabe da importância de ter um site para a sua concessionária. Por isso, o texto a seguir não vai apresentar informações para te convencer de criar um site. Nesse texto você vai descobrir como avaliar a qualidade do site da sua concessionária!


Continue a leitura para aprender quais pontos você precisa observar no seu site e porque cada um deles é importante para a sua loja!


O SITE DEVE SER A EXTENSÃO DO SEU NEGÓCIO

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que um site deve ser a extensão do seu negócio. Por isso, na sua construção, é importante levar em consideração a sua comunicação visual, seus produtos e, principalmente, o perfil do seu público.

 

Ao se falar de uma loja física, é intuitivo pensar que todos os elementos ali presentes devem ser construídos e organizados para gerar uma experiência envolvente para todos os que estiverem ali presentes.

 

A comunicação externa da loja, a porta de entrada, a distribuição dos carros, a abordagem dos vendedores e toda a sua estrutura tem o foco de gerar uma experiência agradável ao cliente enquanto ele estiver dentro da loja.


Se você tiver em mente esse exemplo da Loja Física, você vai entender com mais facilidade os pontos relevantes para avaliar o seu site. Vamos lá!



SEU SITE PRECISA TER UMA COMUNICAÇÃO VISUAL ATRAENTE

Imagine todas as pessoas que passam na frente de uma concessionária no centro da cidade. Agora considere a seguinte pergunta: "Por que algumas pessoas entram e outras não?"


Sobre as pessoas que não entram na loja,  são dois os motivos principais. Primeiro, ela não precisa e não quer um carro. Segundo, ela não foi impactada pela sua comunicação. 


Para o primeiro caso, pouca coisa pode ser feita. Já que o seu produto não é relevante para o cliente naquele momento. Agora, para aqueles que precisam de um carro, mas resolveram não entrar na sua loja, algumas perguntas podem ser feitas. 


  • A comunicação da sua loja está convidativa?

  • O cliente se sente seguro ao entrar na sua loja?

  • A fachada da loja está bem organizada?


As perguntas acima também são relevantes para o seu site! Os pontos mencionados também são muito importantes no ambiente digital. 


Na internet, o apelo visual nos sites e redes sociais é o que vai definir o engajamento de um cliente com a sua marca ou não. Uma identidade visual fraca, ou que não tenha relação com a essência da sua loja, com certeza vai impactar negativamente o número de visitas que o seu site irá receber.



A NAVEGAÇÃO NO SEU SITE PRECISA SER INTUITIVA E CLARA

Ainda considerando o exemplo da sua Loja Física, considere a seguinte situação: Um cliente entra em uma loja decidido a descobrir o preço de um veículo. Ele já está seguro quanto à marca e o modelo desse carro, ele quer apenas saber do preço.


Assim que ele entra na loja, ele procura um vendedor, mas não o encontra, ou, quando o encontra, ele insiste em falar de outras opções de carro. Depois disso, o cliente vai até o Showroom, mas não encontra o modelo que procura. Ainda decidido a descobrir o preço, ele vai até a assistência técnica da concessionária, mas lá também não consegue a informação procurada.


Não é preciso pensar muito para chegar a conclusão de que esse cliente saiu da loja frustrado e sem a mínima vontade de voltar. 


E você sabia que isso acontece muito no ambiente digital? Certamente você já deve ter entrado em um site procurando uma informação e não encontrou com facilidade, como um telefone de contato, por exemplo.


Além disso, com o público digital cada vez mais impaciente, é muito fácil perder um visitante por causa da falta de organização dos conteúdos.


Por isso, ao avaliar um site, é muito importante considerar como as informações e as páginas estão distribuídas. Sempre considere a experiência do cliente!



OUTROS ATRIBUTOS IMPORTANTES

Agora, indo além do exemplo da Loja Física, existem outros atributos importantes que você deve considerar ao analisar o seu site. Os atributos a seguir estão mais relacionados às características técnicas de um site. 




SEU SITE PRECISA SER RESPONSIVO

Caso você ainda não conheça essa expressão, não se preocupe, ela é bem fácil de entender. Um site responsivo é aquele que mantém uma experiência de navegação agradável ao usuário tanto no celular (mobile), quanto no computador (desktop). 


Em uma pesquisa recente, divulgada pela PNAD (Para mais detalhes, clique aqui), mais de 98% das pessoas que acessam a internet no Brasil usam o celular como equipamento principal. 


Isso mostra a importância de criar sites personalizados para qualquer tipo de tela, seja ela do computador ou do celular. 



O SEU SITE PRECISA SER SEGURO

No primeiro semestre de 2021, o número de ataques cibernéticos cresceu 220%, se comparado ao mesmo período de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Grupo EZ. 


Destes ataques, o alvo principal foi o roubo de dados pessoais ou dados sensíveis de empresas. Por isso, ao avaliar a qualidade de um site, é preciso atenção dobrada quando o assunto é segurança para o usuário



PRECISA SER OTIMIZADO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO)

Ao se falar em pesquisas na internet, atualmente o principal canal é o Google. Diariamente, mais de 3,5 bilhões de buscas são realizadas nessa ferramenta. E para responder a cada uma dessas buscas, o Google relaciona e qualifica os sites mais relevantes para os seus usuários.


Tal classificação avalia a todo momento aspectos técnicos que estão presentes em todos os sites. E quando um site é bem classificado, ele é colocado em uma das primeiras posições do buscador. 


Por isso, para ganhar as primeiras posições, todos os sites devem ter uma boa reputação em SEO. 



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Fonte: Imagem - freepik.com