Atualmente, ter bons resultados em um site para concessionárias não é tão fácil quanto parece. Existem inúmeros macetes e gaps que auxiliam na aceleração das suas vendas, e temos vários pontos que podem descrever os motivos do insucesso de um site. Mas o universo online é como um mar cheio de peixes, dá pra pescar com vara, ou com rede.

Depende só de você e da estratégia escolhida. No artigo de hoje nós vamos entender os principais motivos que levam um site para concessionária não performar como deveria.  Boa leitura! 


Contratar empresas que não são focadas no nicho automotivo


 Se você tem a opção de contratar uma empresa especializada em ramo automotivo para desenvolver o site para sua concessionária, porque você escolheria outra? Parece muito clichê, mas é a pura verdade! 

É muito melhor que um site para concessionária seja desenvolvido por especialistas no segmento, não acha? Dessa forma, por meio de uma parceria com empresas especializadas em sites de vendas de veículos, que possuem toda a expertise e atalhos necessários, o resultado tende a ser mais eficiente. 


Site para concessionária que não está focado na geração de leads


 Mais um erro recorrente em inúmeros sites de concessionárias. Ter um site que não se encaixa no fluxo do marketing digital e não foi desenvolvido para uma performance voltada à geração de leads. Existem muitos sites “legais”, com boas funcionalidades, mas que não são necessariamente otimizados para se enquadrar na jornada do cliente. 

Problemas com o catálogo online desatualizado

 Uma falha que se repete nos sites de algumas concessionárias é a questão de atualização.  Manter um catálogo online desatualizado é péssimo por diversos motivos: 

  • Passa uma imagem ruim com conflito de informações entre a montadora e a concessionária;
  • O site desatualizado gera no usuário a sensação de desorganização e abandono.
  • Arriscar a reputação da marca;
  • O dealer pode ser penalizado pelas montadoras.
 

Não mensurar resultados


 Existem alguns sites para concessionárias que não disponibilizam métricas importantes para as tomadas de decisões estratégicas do marketing digital. 


Porém, mais importante que as métricas em si, são a mensuração e a disponibilização atualizada das mesmas. É muito difícil juntar informações de diversas fontes e montá-las em um único lugar, com coerência e sentido. 


Uma plataforma integrada com os principais canais como Google Analytics, CRM, Redes Sociais e, é claro, as próprias métricas do site, é o melhor caminho para conseguir definir estratégias eficientes, abordando todas as frentes envolvidas na operação de marketing digital. Com esses fatores, surge uma dúvida crucial. 


Como melhorar os resultados de um site para concessionária?


 Fora os pontos acima - que não devem ser ignorados - existem outros elementos fundamentais para fomentar a presença digital da sua concessionária e gerar melhores resultados. 

1- Cuidar da experiência online do usuário


 Uma das melhores maneiras de melhorar a performance de um site para concessionárias é investindo em uma boa experiência online. Os usuários tendem a gastar mais tempo em um site melhor, com mais opções e que seja intuitivo. Com grandes possibilidades de pesquisas, a funcionalidade primordial de um site para concessionária de qualidade é tirar o maior número de dúvidas possível. 

Além disso, a responsividade em diversos dispositivos, a velocidade no carregamento e a veracidade de informações também contribuem para a experiência do usuário. Uma boa dica para uma experiência online classe A é a ferramenta Auto360º .  Um tour virtual em 360 graus que possibilita uma melhor visualização do produto e estimula a interação, consequentemente o usuário acaba ficando mais tempo nos site e navegando em mais páginas.

 A ferramenta ajuda a diminuir a taxa de rejeição e aumenta o número de páginas visualizadas.  Considerando o contexto de que os clientes vão cada vez menos ao showroom, a ferramenta Auto 360º oferece uma experiência bem próxima da loja física, mas em um "showroom digital". Ela já é usada por muitas concessionárias nos EUA e na Europa.  

2- Atualização automática de catálogos


 Um site de alta performance para concessionária é aquele que também atualiza o catálogo automaticamente. Isso facilita na gestão e impede diversos erros de informações (quando comparados com a montadora). Além disso, uma boa ideia também é um comparativo de modelos e versões. O que facilita ainda mais a experiência de navegação do usuário.


3- Facilidades para troca de banners e conteúdos


 Uma outra questão importante nos sites para concessionárias é a capacidade de alteração de banners do próprio site. Banners de promoções ou ofertas, conteúdos de blog e estoque devem ter fácil acesso e atualização. Isso colabora para a rapidez das ações e atualizações e permite que o próprio concessionário (ou responsável) faça, sem depender de terceiros. 


4- Integração de estoque e métricas


 Com essa ferramenta, um site para concessionária consegue mensurar com maior facilidade dados relevantes sobre toda a jornada de compra dos clientes. Além disso, o concessionário consegue ter uma visão mais ampla de todo o posicionamento digital do seu negócio e tomar decisões estratégicas.


5- Landing Pages e Gestor de leads


 Por fim, um site para concessionária de alta qualidade permite a fácil criação de landing pages, para ofertas e ações específicas focadas na captura de novos leads. A plataformas também já podem oferecer um gestor de leads integrado. O gestor de leads auxilia na triagem e no acompanhamento dos leads dentro do funil. Isso facilita demais os processos de venda. 

DealerSites - Startup especializada em site para concessionárias de alta performance


 Aqui na DealerSites nós desenvolvemos o site da sua concessionária que é administrado por meio da plataforma MyDealer, que é totalmente focada na performance, captura e gerenciamento de leads. Além de contar com: 

  • Gestor de leads;
  • Suporte de alta disponibilidade;
  • Integração total com redes sociais e CRM’s;
  • Facilidades para troca de banners e conteúdos;
  • Dashboard interativo com todas as métricas necessárias para a decisões estratégicas das campanhas de marketing digital;
  • Reuniões periódicas de acompanhamento;
  • Integrador de estoque e catálogo automatizado;
  • Templates desenvolvidos com foco na conversão de leads.
 Tudo isso para elevar todos os resultados e acelerar as vendas dos nossos clientes. Para aproveitar ao máximo o alto volume de leads gerados por um site otimizado e gerenciado pelo MyDealer, é necessário que a sua equipe de vendas esteja extremamente preparada!  Pensando nisso, lançamos o nosso primeiro DealerBook, produzido em parceria com a Supra Mentoria.  Conheça as melhores práticas que podem ser utilizadas pelo seu time de vendas dentro do setor digital neste Ebook gratuito! Baixar ebook 

Conclusão


 Com esse artigo, nós te explicamos alguns dos erros que atrapalham os resultados e também as melhores práticas para um site de alta performance. Aplique essas dicas dentro da sua realidade, converse agora mesmo com um especialista da DealerSites!