Engana-se quem pensa que o relacionamento com o cliente tem apenas a função de chamar a atenção do futuro comprador, ou seja, que é exclusivo para a etapa início da trajetória de venda. Pelo contrário, investir nesse conceito de marketing é capaz de aprimorar toda a experiência do cliente e, até mesmo, elevar a taxa de fidelização.

Além de fortalecer a proximidade com indivíduos que apresentam propensão a fechar negócio, o relacionamento com o cliente pode agregar valor à sua concessionária.

Quer saber como o relacionamento com o cliente pode contribuir com as vendas e fortalecer a credibilidade da sua concessionária? Então, acompanhe o artigo desta semana. Boa leitura!

Afinal, o que é relacionamento como cliente? Como colocar em prática?

Em linhas gerais, o relacionamento com o cliente faz referência à conexão existente entre uma concessionária e a sua cartela de (possíveis) clientes. A princípio, o objetivo desse conceito é aprimorar a interação, manter um vínculo de longo prazo, fidelizar e tornar o cliente um verdadeiro defensor da sua loja.

Além de treinamentos periódicos e estar disponível em diferentes canais de comunicação, uma forma eficaz de fortalecer o relacionamento com o consumidor é fazer uma base de dados com o histórico de atendimento, incluindo informações básicas sobre as referências e dúvidas, até questões mais peculiares como os hábitos, perfil de consumo e comportamento.

Vale a pena lembrar que um bom relacionamento com o cliente é capaz de trazer mais assertividade para as estratégias de diferentes áreas, tais como: atendimento, marketing, vendas, pós-venda e retenção.

Como tornar o relacionamento com o cliente um potencializador de vendas?

De fato, um grande diferencial competitivo de uma concessionária é a sua reputação; e um fator decisivo para construir uma presença de mercado sólida, é o nível de satisfação dos clientes e o feedback que esse público faz do estabelecimento – popularmente conhecido como publicidade espontânea.

Sem dúvidas, fazer a gestão do relacionamento é uma alternativa que traz resultados expressivos para a área comercial. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Put Your Trust in Hyper-Relevance, elaborada pela empresa Accenture, aproximadamente, 33% dos consumidores cortam relações com empresas que falham no atendimento e no relacionamento com o cliente.

Em paralelo, esse conceito pode ser um ótimo recurso para alavancar as vendas. Afinal de contas, ele foca no atendimento diferenciado e na apresentação de soluções para possíveis problemas do cliente (relacionamento consultivo) – não apenas na venda em si.

Além disso, é crucial investir em ações que tenham o objetivo de garantir o vínculo e satisfação do cliente após a aquisição do veículo ou contratação do serviço automotivo. Por exemplo, uma iniciativa que a sua loja pode colocar em prática para elevar o percentual de vendas é oferecer suporte após a compra, estar à disposição para sanar dúvidas e para receber solicitações e possíveis críticas.

Por fim, para alavancar as vendas, uma vertente do relacionamento ao cliente que pode contribuir é o follow-up – manter um contato frequente com os leads para buscar informações atualizadas sobre as preferências de compra, os serviços do estabelecimento e o showroom.

 

Como a sua concessionária pode aprimorar o relacionamento com o cliente?

A seguir, confira ações que podem aprimorar o relacionamento da sua concessionária com os clientes.

  • Conhecer o público-alvo e os clientes da sua concessionária;

  • Trazer soluções para eventuais problemas de mobilidade do cliente;
     

  • Apresentar sugestões de acordo com a preferência e poder aquisitivo;

  • Montar uma equipe de vendas proativa e especializada;
     

  • Não ser apenas um local de vendas, ser um parceiro estratégico do cliente;
     

  • Investir em ações automatizadas para manter o relacionamento com os clientes.


Em resumo, ao seguir os tópicos listados acima, a sua concessionária estará apta para melhorar a trajetória de compra e criar um relacionamento duradouro e de confiança com os clientes. Assim, o resultado será o aumento de vendas e a conquista de promotores fiéis da sua loja.

 

GERENCIAMENTO DE PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO EFICAZ PARA FORTALECER O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Se o objetivo da sua concessionária é construir uma reputação sólida e ter um relacionamento duradouro com o cliente, é fundamental investir em plataformas digitais, em especial, no gerenciamento profissional do site do seu negócio.

E o MyDealer, recurso idealizado pela equipe de tecnologia da DealerSites, pode agregar profissionalismo e praticidade para as ações digitais da sua concessionária e, como consequência, elevar a qualidade do atendimento e do relacionamento com o público-alvo.

 

Clique no link e entre em contato conosco:  https://dealersites.com.br/contato 

Foto: Imagem - Freepik.com