O programa de descontos para automóveis (carros, ônibus e caminhões) lançado pelo governo federal é uma grande oportunidade para as concessionárias aumentarem suas vendas.
A medida provisória, publicada nesta terça-feira (6), destina R$ 500 milhões em crédito para estimular a compra de carros populares de até R$ 120 mil e R$ 1 bilhão para a renovação da frota de ônibus e caminhões.
1. Como a concessionária pode aproveitar melhor o programa de incentivo
2. Venda de carros novos com desconto
3. Renovação da frota de ônibus e caminhões
4. Aproveite as oportunidades de mercado para vender mais
1. Como a concessionária pode aproveitar melhor o programa de incentivo
Agilidade é essencial: os descontos serão patrocinados por quatro meses ou até que o valor do incentivo se esgote. Portanto, seja ágil e aproveite essa janela para fechar negócios com os clientes interessados.
Use o gatilho da escassez: deixe claro aos clientes que o desconto é por tempo limitado. Os mais rápidos levam!
Explore as oportunidades: desde a última segunda (5), os sites registram um grande aumento em sessões e geração de leads. Aproveite a alta demanda para nutrir os leads que fecharão negócio nas próximas semanas e meses.
Aproveite os leads de maio: após o anúncio do governo federal no dia 25/05, muitas pessoas desistiram da compra nesse período. Essa é a oportunidade de trabalhar os leads que entraram especialmente nas duas últimas semanas do mês.
Comunicação direta: comunique de forma clara e direta os descontos disponíveis, atualizando os banners e as ofertas do site e outras mídias.
Foco nos clientes prioritários: durante 15 dias, a venda com desconto será restrita para:
Pessoa física, no caso de aquisição de automóveis e veículos comerciais leves;
Pessoa física, transportador autônomo, MEI, microempresa e empresa de pequeno porte, no caso de veículos para transporte de cargas e de passageiros.
O prazo poderá ser estendido por até 60 dias em razão da demanda. Só depois disso é que as demais empresas poderão aproveitar.
2. Venda de carros novos com desconto
Sonho do carro 0km: com descontos entre R$ 2 mil e R$ 8 mil, explique ao cliente que os seminovos não serão impactados a curto prazo por uma redução da tabela FIPE. Esse é o momento para comprar o tão sonhado carro 0km.
3. Renovação da frota de ônibus e caminhões
Foque nas vendas de maior valor: uma das oportunidades para ônibus e caminhões é que os descontos aumentam conforme os veículos ficam mais caros.
Descontos abrangem diferentes modelos: a venda pode ser focada nos modelos leves, semileves, médios, semipesados e pesados; e ônibus urbanos e rodoviários. Os descontos variam entre:
R$ 33,6 mil e R$ 80,3 mil para a compra de caminhões; e
R$ 38 mil e R$ 99,4 mil para a compra de ônibus.
Para participar do programa, a pessoa ou empresa interessada terá de entregar para a reciclagem um caminhão ou ônibus com mais de 20 anos de uso.
Argumento sobre o aumento do diesel: os recursos para o programa, entretanto, vão deixar o diesel mais caro. Isso porque, ao invés de ficar zerada até final do ano, o aumento da alíquota foi antecipado para setembro e subirá a R$ 0,11. Prepare as equipes de vendas com o argumento de que o aumento do diesel aconteceria, de qualquer forma, a partir de janeiro de 2024.
A medida provisória já está valendo desde terça (06/06/2023).
Não se esqueça de encaminhar essa postagem para o setor de marketing ou agência da sua concessionária.
4. Aproveite as oportunidades de mercado para vender mais
Clientes Dealersites já saem na frente quando o assunto é agilidade. Isso porque poderão trabalhar os leads quentes que demonstraram interesse nos últimos dias e iniciar as negociações, aproveitando melhor essa oportunidade de mercado.
Não fique para trás! Fale com a Dealersites e transforme seu negócio: