Antes de iniciar o conteúdo desse texto, considere por um momento o seguinte número: 3, 5 bilhões. Talvez você não saiba, mas esse é o volume de pesquisas realizadas no Google diariamente!


Quanto a outro canal digital, também muito conhecido do público, o Facebook, o volume diário de usuários ativos passa de 1, 9 bilhões.


Agora você pode estar se perguntando…”Mas o que isso tem a ver com Produção de conteúdo e com a minha Concessionária?”. Essa dúvida é bem interessante e logo mais você vai entender o porquê.


Então continue a sua leitura e descubra como a Produção de Conteúdo pode ajudar a sua concessionária!



CONTEÚDO E CONEXÃO: A NECESSIDADE DO PUBLICO DIGITAL


Antes mesmo que houvesse internet, sempre existiu nas pessoas a necessidade de Conteúdo e Conexão. Seja através do Google, ou de qualquer rede social, se você analisar com cuidado, vai perceber que boa parte do volume de pessoas ali presentes estão relacionadas a essas duas coisas.


Sobre o conteúdo:

A respeito do Conteúdo, no passado, uma das suas principais utilidades era a de  registrar informações que poderiam ser úteis a outras pessoas. 


Todas as descobertas tecnológicas, que hoje facilitam a vida das pessoas, existem porque alguém no passado fez questionamentos a respeito de algo e registrou as suas conclusões em forma de conteúdo. 


No mundo digital, grande parte do volume de conteúdos pesquisados tem relação a problemas que as pessoas precisam resolver. Dos mais complexos aos mais simples. Seja para fazer alguma pesquisa acadêmica ou escolher o melhor modelo de carro para comprar.


Sobre a conexão:

Falando agora sobre o outro ponto, a Conexão, você também percebe que isso é natural do ser humano. Todas as pessoas têm necessidade de estar em comunidade. De se sentirem conectadas a algo e a outras pessoas.


Por isso, hoje, as maiores marcas do mercado são aquelas que têm uma cultura própria, aquelas que geram conexão com o seu público. Na era digital, para uma marca crescer, antes de pensar em vender, ela deve descobrir maneiras de se conectar com o seu público.


E na Internet, toda a conexão que pessoas podem ter com as marcas, ou com outras pessoas, vem através de Conteúdo! Isso é tão importante que vale a pena repetir: Na internet, a base da Conexão são os Conteúdos!



COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA EFICAZ DE CONTEÚDOS?


Se a conexão é gerada através dos conteúdos, é importante ter clareza na hora de planejar e fazer a sua distribuição. Por isso, para sua concessionária ter uma estratégia eficaz de conteúdos, é muito importante que os pontos abaixo sejam considerados:


  • Qual é o seu público-alvo;

  • Em quais canais ele está;

  • Quais são suas principais dores ou desafios;

  • Formatos preferidos de conteúdos.



Qual é o seu público-alvo


A regra básica para qualquer produção de conteúdo é a definição do público-alvo. Nenhum conteúdo deve ser produzido sem primeiro saber para quem ele será relevante. 


Qual tipo de veículo seus clientes costumam dirigir? Qual é a sua classe social? Usa o carro diariamente, ou só aos finais de semana? Essas são algumas perguntas que podem ajudar você a definir o seu público-alvo.



Em quais canais ele está


Ainda relacionado ao público-alvo, é muito importante você saber em quais canais ele procura conteúdos. É só Google? No Youtube? Em quais redes sociais ele está?


Essas informações são importantes para você decidir em quais canais você deve estar presente e como você pode otimizar os seus recursos.



Quais as principais dores e desafios do seu público


Como foi mencionado anteriormente, grande parte do consumo de conteúdo tem relação com a solução de problemas. Antes do seu cliente comprar um carro, quais são as suas principais dores? Será que é a preocupação com desvalorização do seu carro atual? Será que ele está procurando um carro mais econômico? 



Formatos preferidos de conteúdos e Distribuição


Produzir conteúdos relevantes e que tenham relação com as dores do seu público alvo é muito importante. Mas fazer isso não vai garantir sucesso. Já que você também precisa acertar no formato do seu conteúdo e também na maneira como você vai fazer a sua distribuição.


Sobre os formatos:

Atualmente os formatos de conteúdo mais populares são os de texto, os visuais e os de áudio. Para os formatos de textos, os principais são os artigos, reportagens e as notícias. 


Os formatos visuais são aqueles encontrados nas Redes Sociais. Que podem ser fotos, infográficos e vídeos. 


Já nos formatos de áudio, que tem conquistado forte popularidade atualmente, ganham destaque as rádios e os podcasts.


Sobre a distribuição:

Aqui vai um ponto importante que é muito negligenciado na internet: A distribuição de conteúdos! É claro que criar conteúdos relevantes já vai colocar você à frente da sua concorrência. Mas para ter grandes resultados você vai precisar garantir que os seus conteúdos cheguem ao seu público. 


Por isso, é extremamente necessário que os conteúdos produzidos sejam distribuídos através de plataformas de publicidade digital, como o Google Ads e o Facebook Ads.


Dessa maneira você terá controle e também a certeza de que o seus conteúdos estão chegando ao seu destino!

Uma vez que você consiga identificar algum ponto, como os mencionados acima, a sua produção de conteúdo será muito mais eficaz!



SITE: UM DOS PILARES DA SUA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO


No ambiente digital o  site ocupa um lugar de grande destaque na sua Estratégia de Criação de Conteúdo. Isso porque, diferente das redes sociais, você tem controle total sobre o seu site. Seja na identidade visual ou na construção da sua estrutura.


Além disso, ter um site bem estruturado e focado em gerar uma experiência agradável ao seu cliente é obrigatório para as concessionárias que querem gerar conexão com os seus clientes. 


Então se você já está convencido de todo o potencial que a produção de conteúdo irá acrescentar na sua loja, e também de que o site vai ajudar você a se conectar com os seus clientes, a DealerSites é para você!


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Fonte: Imagem - Freepik.com