A princípio, os canais digitais usados para propagar a interação entre concessionárias e clientes têm como principais objetivos: atrair novos compradores e fortalecer o relacionamento com os consumidores em processo de fidelização.

Além disso, são ferramentas eficazes para divulgar campanhas publicitárias, realizar o lançamento de showroom e aumentar o perímetro de atuação dos estabelecimentos automotivos.

Inclusive, segundo o informativo especializado Car Buyer Journey, 60% das pessoas interessadas em efetuar a compra de um automóvel fazem pesquisas na internet para encontrar referências de mercado antes de finalizar uma negociação.

Ou seja, usar estrategicamente os recursos online para atrair o público com potencial de compra e para manter o relacionamento com o cliente pode ser crucial para o sucesso da sua loja. Por isso, acompanhe o artigo de hoje e saiba quais são os canais digitais mais eficazes para aproximar o cliente da sua concessionária.

Por que a sua concessionária deve estar nos canais digitais?

De fato, os canais digitais influenciam, decisivamente, o perfil de consumo do público. Isso porque incorporam ferramentas que entregam facilidades e vantagens para os consumidores, inclusive, para os clientes do ramo automobilístico.

Via de regra, são instrumentos que podem ser utilizados para atingir os seguintes objetivos comerciais: oferecer comodidade para a jornada de compra, flexibilizar o horário de atendimento das concessionárias, não limitar a venda ao espaço físico e, como consequência, elevar o percentual de negociações.

Por fim, os canais digitais motivam a decisão de compra, são ótimos instrumentos para apresentar os carros e os serviços disponíveis no seu catálogo, promovem campanhas de marketing e auxiliam nas etapas de prospecção e de pós-venda.

 

Quais são os canais digitais mais assertivos?

Confira abaixo os recursos digitais mais assertivos para conectar concessionárias e clientes.


Redes sociais

Certamente, as redes sociais, além de verdadeiras vitrines, são novos espaços de vendas, por exemplo, um verdadeiro case de sucesso são as concessionárias online.

Desse modo, as páginas sociais podem ser verdadeiras aliadas para a progressão de vendas da sua loja, para a conquista de novos públicos e para a motivação do interesse de compra dos contatos fidelizados. Além disso, possibilitam a publicação de conteúdos mais imediatos, como promoções relâmpago e a apresentação de novos serviços.


Chat

Esse formato digital é extremamente funcional e pode ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas. Por exemplo, pode sanar dúvidas do potencial comprador que não sabe qual veículo se encaixa de maneira mais adequada às suas necessidades e, inclusive, pode servir de SAC e de suporte para a resolução de possíveis problemas na pós-venda de veículos.

Ainda mais, pode auxiliar no aprimoramento de estratégias de marketing e de vendas, uma vez que pode receber a opinião do cliente sobre o atendimento e serviços ofertados pela sua concessionária.


E-mail marketing

Uma das principais vantagens que esse canal digital traz para a sua concessionária é a possibilidade de reativar o contato com clientes que diminuíram o ritmo de compra.

Além disso, com ele, o seu estabelecimento pode agrupar os clientes de acordo com a trajetória de aquisição. Ou seja, permite uma abordagem específica para contatos em início de jornada e, inclusive, para clientes que já possuem vínculo com a sua loja.


WhatsApp

De maneira geral, os estabelecimentos do setor automotivo tornaram o momento do atendimento algo mais personalizado e menos formal. Em paralelo a isso, usam como plataformas de comunicação, canais mais pessoais e versáteis, como o WhatsApp.

Entre as principais vantagens desse canal de interação digital estão: a possibilidade de ter ao alcance das mãos informações sobre todas as etapas da negociação e notificações sobre descontos, novidades do showroom e promoções de serviços.

 

Blogs e Sites

São ferramentas centrais para fortalecer a interação das concessionárias com o público consumidor porque permitem a publicação permanente de conteúdos específicos e comportam maior número de informações.

Por isso, é um canal digital indicado para apresentar informações indispensáveis para a continuidade da jornada de compra – como o detalhamento das características dos veículos, simulação de financiamento e as condições de pagamento. Além disso, possibilita a divulgação de galeria de vídeos e imagens.  

 

POSICIONAMENTO DIGITAL: SINÔNIMO DE SUCESSO NAS VENDAS

Como diz um bordão bem conhecido: “quem não é visto, não é lembrado”, isto é, o estabelecimento que não investe em divulgação, em especial em campanhas digitais, não é lembrado pelo potencial comprador na etapa final da compra.

Se o objetivo da sua concessionária é ser referência em vendas e proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra, disponibilizar um site personalizado pode ser o seu grande diferencial de mercado.

E a Dealersites pode te ajudar nesse processo. Somos uma empresa que possui equipe especializada em desenvolvimento de soluções digitais para o mercado automotivo.

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