Uma das afirmativas mais difundidas na área comercial é: “fica muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter os clientes antigos”. Isso porque, em meio a tantas opções existentes no ramo automobilístico, conquistar a atenção do público-alvo e motivá-lo a ter interesse pelo seu showroom pode exigir custos consideráveis de tempo e dinheiro.

Por essa razão, muitas concessionárias apostam na estratégia de pós-venda para fidelizar clientes. De maneira geral, para buscar a excelência no pós-venda, é necessário compreender que a relação com o cliente não termina quando a venda é concluída. Pelo contrário, é nessa etapa que a sua concessionária pode se destacar da concorrência e trazer algo novo.

Definitivamente, o atendimento realizado no pós-venda pode ser uma ótima oportunidade para encantar o cliente e, como consequência, ganhar uma audiência fiel e atenta aos seus lançamentos. Mas, por onde começar? Quais vantagens essa ação pode trazer para o seu negócio? Saiba mais no artigo de hoje. Boa leitura!

 

Pós-venda: Como funciona?

A princípio, o processo de pós-venda está ligado diretamente à fidelização e retenção de clientes. Uma vez que para tornar um cliente fiel à sua loja é necessário manter um relacionamento positivo com o consumidor após a finalização da venda. Em outras palavras, é uma etapa que desenvolve interações recorrentes com o cliente, com a intenção de encantá-lo e motivá-lo a comprar novamente os seus produtos e serviços.

Além do mais, é uma estratégia que prioriza a experiência de compra e faz dessa experiência um momento único para estreitar a relação e ter mais lucros. Isto é, para uma concessionária que pretende fortalecer a relação com a clientela e ser referência em atendimento, o objetivo principal não é vender, mas sim manter a motivação de compra aquecida.

Para isso, o primeiro passo é atender com excelência. Para iniciar uma trajetória diferenciada, é necessário fugir do óbvio e fazer o cliente se sentir especial. Ou seja, invista em um contato personalizado.

Uma dica de atendimento pós-venda que pode ser colocada em prática pela sua concessionária é aproveitar o serviço de revisão periódica do veículo para contatar o cliente com o objetivo de fidelizar. É uma atitude simples, mas que pode fazer ele olhar o seu estabelecimento com mais empatia e atenção. Basta ser proativo, acessar o banco de dados e encaminhar um e-mail lembrando que a próxima revisão está chegando. É uma ação que pode ser totalmente automatizada e facilita a rotina do consumidor. Em resumo, esse é um posicionamento de pós-venda que pode ser, facilmente, aplicado pela sua equipe.

 

Quais são as vantagens do pós-venda?

Com certeza, vender para os mesmos clientes reduz o custo de aquisição, pois ele já está no seu banco de dados, não será necessário investir em campanhas de prospecção, conversão e pesquisa de campo e persona.

Além disso, a sua concessionária pode ganhar publicidade gratuita. Afinal, quando o cliente tem uma experiência satisfatória, ele indica o nome da sua loja, os seus veículos e serviços para as pessoas próximas, por exemplo, amigos, colegas de trabalho e familiares. Essa ação é chamada de Marketing de Indicação, considerada um recurso de venda altamente eficaz.

Outra vantagem que um pós-venda ativo pode trazer para o seu estabelecimento é receber sugestões de melhoria, pois um cliente fiel não procura a concorrência quando acontece um contratempo, ele entra em contato e expõe a fraqueza do seu atendimento. Ou seja, por meio do pós-venda é possível receber feedbacks que podem ser decisivos para futuras campanhas de venda da sua concessionária.

Por fim, atuar com pós-venda contribui com a boa reputação da sua concessionária. Afinal, é comum ocorrer alguns imprevistos após a compra, e os estabelecimentos que não oferecem suporte ao consumidor, recebem críticas e reclamações que podem comprometer a imagem do estabelecimento. Entretanto, ao disponibilizar uma equipe de pós-venda, a sua loja pode reduzir a insatisfação e, consequentemente, fortalecer a sua reputação.


Site personalizado: uma ferramenta que pode aproximar a sua concessionária do público e ser fundamental na etapa de fidelização!

Se o objetivo da sua concessionária, além de concretizar vendas, é encantar e fidelizar clientes com o pós-venda, é essencial investir em plataformas digitais para oferecer ao seu público a melhor experiência de compra.

E a DealerSites pode desenvolver a plataforma digital da sua loja. Nossa equipe desenvolve soluções para a digitalização do mercado automotivo desde 2015 e é referência nacional no segmento.

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