Atualmente, o setor automotivo está passando por uma grande revolução! As concessionárias, por exemplo, estão experimentando um rápido processo de digitalização.  


Nesse mercado, a transição do físico ao digital se tornou obrigatória. Nesse novo cenário, é muito difícil que um cliente realize uma compra ou entre em contato com uma concessionária sem primeiro fazer uma boa pesquisa na internet.


E enquanto faz a sua pesquisa para encontrar o carro dos seus sonhos,  ele encontra diversos consumidores prontos a compartilhar quais foram as suas experiências com determinada loja. 

Com essa dinâmica de compra, a decisão do cliente acontece nos detalhes. Em muitos casos, quando o cliente finalmente decide, ele nem mesmo contatou uma concessionária ou falou com algum dos seus vendedores. 


E antes de dar sequência ao texto, é importante dizer que a decisão de compra de um cliente é construída bem longe das portas de uma concessionária.



SITE: O SEU SHOWROOM DIGITAL



Se a decisão de compra do cliente é feita longe da concessionária, então como ele faz a sua escolha? Olha, talvez você tenha feito essa pergunta enquanto lia os primeiros parágrafos desse texto. Se isso aconteceu, é importante deixar claro que o site da sua concessionária é um fator decisivo para seu cliente comprar um carro.


Se antes um cliente passeava de loja em loja para conhecer as suas opções, hoje ele vai de site em site. E para o site da sua concessionária ganhar destaque e se tornar relevante para seus potenciais clientes, é preciso que ele atenda alguns requisitos. Veja abaixo quais são: 


  • Ser desenvolvido com foco na melhor experiência de compra para o usuário;

  • Ser responsivo, pronto para ser acessado a partir de qualquer dispositivo;

  • Ter otimização SEO;

  • Atualizações técnicas dos veículos de acordo com as especificações das montadoras;

  • Identidade visual construída de acordo com as diretrizes da montadora;

  • Autonomia completa na gestão do site. 


A seguir, cada um dos pontos mencionados acima serão explorados com mais detalhes para que você descubra porque nenhum deles pode faltar no site da sua concessionária!



DESENVOLVIDO COM FOCO NA MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA PARA O USUÁRIO



Antes de falar desse ponto, considere os setores que compõem a sua loja. A comunicação visual da fachada da loja, a recepção, o showroom e o pós-venda, por exemplo. Com certeza na hora que você fez a sua distribuição, você pensou na experiência que o cliente iria ter ali dentro.


Certamente, ao desenhar a sua loja, você desejou que o seu cliente se sentisse à vontade e bem orientado dentro do ambiente. Não é mesmo?


Assim também deve ser o site da sua loja. Ele não deve ser um labirinto. Antes, todos os elementos ali presentes devem ser organizados de forma clara e objetiva. Em poucos segundos dentro do seu site, o cliente deve ser capaz de saber exatamente onde ir para encontrar o que procura.



SER RESPONSIVO, PRONTO PARA SER ACESSADO DE QUALQUER DISPOSITIVO 



Caso você ainda não conheça essa expressão, não se preocupe, ela é bem fácil de entender. Um site responsivo é aquele que mantém uma experiência de navegação agradável ao usuário tanto no celular (mobile), quanto no computador (desktop). 


Em uma pesquisa recente, divulgada pela PNAD (Para mais detalhes, clique aqui), mais de 98% das pessoas que acessam a internet no Brasil usam o celular como equipamento principal. 


Isso mostra a importância de criar sites personalizados para qualquer tipo de tela, seja ela do computador ou do celular. 


TER OTIMIZAÇÃO SEO


Ao se falar em pesquisas na internet, atualmente o principal canal é o Google. Diariamente, mais de 3,5 bilhões de buscas são realizadas nessa ferramenta. E para responder a cada uma dessas buscas, o Google relaciona e qualifica os sites mais relevantes para os seus usuários.


Tal classificação avalia, a todo momento, aspectos técnicos que estão presentes em todos os sites. E quando um site é bem classificado, ele é colocado em uma das primeiras posições do buscador. 


Por isso, para ganhar as primeiras posições, todos os sites devem ter uma boa reputação em SEO. 




ATUALIZAÇÕES TÉCNICAS DOS VEÍCULOS DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DA CONCESSIONÁRIA 



Quando uma concessionária colocar no seu site algum carro para anunciar, é preciso que todas as informações ali presentes estejam atualizadas e de acordo com as especificações da montadora. 


Como o mercado de automóveis costuma ser bem dinâmico, com diversas atualizações de modelos e valores durante um ano, é preciso que o seu site possa acompanhar essas atualizações de forma automatizada. 



IDENTIDADE VISUAL CONSTRUÍDA DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DA MONTADORA 


Toda a identidade visual que você vê nos sites da concessionárias seguem os padrões da montadora. Antes de uma montadora definir as cores e a distribuição das informações em um site, foram feitas diversas análises para que esses elementos tivessem um impacto positivo na experiência dos seus clientes.


Por isso, quando as concessionárias colocam um site no ar, é preciso que essas definições sejam seguidas em seus mínimos detalhes.  Então, quando for construir seu site, você não pode esquecer disso.






AUTONOMIA COMPLETA NA GESTÃO DO SITE 


Independente do mercado, ter um site no ar nunca é algo estático. Pelo contrário, é algo muito dinâmico, principalmente ao se falar de concessionárias. Seja para atualizar o estoque ou anunciar uma nova promoção, é preciso que as lojas possam fazer isso de forma rápida e com autonomia.


Das demandas cotidianas que podem haver na gestão do site de uma concessionária, se destacam o cadastro de ofertas, atualização de estoque, criação e edição de conteúdos. 


Por isso, para o seu site ter sucesso, é indispensável que ele proporcione ao gestor autonomia completa sobre as suas funcionalidades. 



A DEALERSITES É A MELHOR OPÇÃO PARA DESENVOLVER O SITE DA SUA CONCESSIONÁRIA


Como você pode ver nesse texto, o  site deve ocupar um lugar de destaque na sua estratégia de comunicação com os clientes. Além disso, ter um site bem estruturado e focado em gerar uma experiência agradável ao seu cliente é obrigatório para as concessionárias que querem se manter relevantes nos dias de hoje.


Então se você já está convencido dessa necessidade, a DealerSites é para você!


Somos especialistas em desenvolver plataformas de vendas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance comercial e a análises e integração de dados. Para falar com um dos nossos especialistas e receber uma avaliação do site da sua concessionária, entre agora mesmo em contato conosco através do botão abaixo.

 

Clique no link abaixo para falar conosco: https://dealersites.com.br/

 

Fonte: Imagem - Freepik.com