Definitivamente, o cenário automotivo passou por evoluções significativas nos últimos tempos. Por exemplo, o design dos automóveis adotou formatos mais arrojados, a estética interna ficou mais tecnológica e a mobilidade deixou o padrão tradicional e, aos poucos, passou a seguir uma linha elétrica e híbrida.

Para se ter uma ideia, na conferência de Glasgow de 2021, 30 países e seis fabricantes automotivos informaram que, a partir de 2035, vão encerrar a produção de veículos a combustão. Isto é, uma nova mobilidade automotiva fará parte do cotidiano mundial, inclusive, da rotina do brasileiro muito em breve.

Se o avanço tecnológico e a mobilidade automotiva são assuntos que despertam o seu interesse, então, acompanhe o artigo desta semana e conheça as novidades que podem influenciar o rumo dos seus negócios. 

Boa leitura!


Tendências que vão impactar o comércio automotivo

Como sabemos, acompanhar as flutuações da economia e estar a par das inovações do mercado automotivo são fundamentais para vendedores e proprietários de concessionárias.

Confira abaixo, os modelos que são em destaque no mercado internacional e que podem elevar os lucros do seu estabelecimento:

Carros híbridos

Definitivamente, os veículos híbridos e eletrificados são uma tendência mundial. Aliás, no Brasil, já são mais de 100.000 unidades de carros elétricos e híbridos vendidos até julho de 2022  - de acordo com informação da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). 

Esse total de vendas reflete um aumento de 31% em comparação com os primeiros sete meses de 2021. De fato, é um dado relevante, que atesta a expressividade desse nicho de mercado.

Estes são os automóveis híbridos mais vendidos do país no primeiro semestre de 2022: Toyota Corolla Cross,  Toyota Corolla Sedan, Volvo XC60 Plug-In e BMW X5 XDrive45E Plug-In.

Sem dúvidas, essa é uma demanda que está em ascensão; e as concessionárias que possuem conhecimento sobre o tema e disponibilizam opções com essas características, possivelmente, terão altos percentuais de vendas.


Mobilidade elétrica

Segundo dados divulgados pelo portal Terra, o Brasil conta com 34,2 mil carros elétricos e híbridos - montante referente aos primeiros nove meses de 2022. 

Porém, basta analisarmos os dados da China, maior mercado automotivo do mundo, para perceber a posição coadjuvante que o Brasil ocupa nesse segmento.  Segundo a China Passenger Car Assosciation (CPCA), foram emplacados um total de 507 mil de exemplares da categoria. 

Mesmo sem muita expressividade até o momento, o Brasil demonstra a intenção de fortalecer a produção e o comércio dos veículos elétricos e híbridos. Por exemplo, o estado do Paraná, recentemente, aprovou uma política de IPVA zero para os carros elétricos e a construção de uma das maiores eletrovias no país.

Ou seja, as concessionárias que têm o objetivo de se destacar no mercado e oferecer modelos inovadores e sustentáveis aos clientes, devem incluir no showroom os modelos elétricos.


Carros voadores

O automóvel Xpeng X2 foi manchete no mundo todo. Não só pelo seu aspecto super moderno, mas porque ele realizou, no mês de outubro, o seu primeiro voo, nos Emirados Árabes Unidos. Ou seja, ele é o primeiro "carro voador" da história.

Em resumo, esse modelo da montadora chinesa XPeng AeroHT é 100% elétrico, possui capacidade para dois tripulantes e tem a aparência semelhante a de um drone. É impulsionado por 8 motores com hélices, pesa 560 kg e pode atingir até 130 km/h.

Aqui em solo brasileiro, empresas do ramo da aviação e fabricantes de aeronaves já demonstraram interesse em investir nesse novo conceito. E a previsão é que em 2025 os primeiros carros aéreos comecem a ser comercializados. Ou seja, é um investimento que promete dominar o mercado e merece a atenção dos investidores da área automobilística.


PLATAFORMA DIGITAL PARA INFORMAR E CRIAR CONEXÃO COM O SEU PÚBLICO

Uma maneira eficaz de divulgar informações sobre o mercado de automóveis e criar conexão com clientes e potenciais compradores é investir em plataformas digitais, em especial, em sites personalizados.

Se o objetivo da sua concessionária é se destacar no mercado e oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor, entre em contato com a equipe da Dealersites. Nosso time é referência em soluções digitais e pode aprimorar o posicionamento digital da sua loja.

Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato