Sem dúvidas, o mercado motociclístico está no seu auge, afinal, são meses consecutivos de crescimento.
Segundo relatório divulgado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até o final de outubro foram vendidas 1,1 milhão de motos – o que representa uma alta de 17,9% em comparação com o mesmo período de 2021.
A linha de produção do setor também segue em ascensão. Para se ter uma ideia, até o final do mês de outubro, foram produzidas 1.198.889 motos – montante 19,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
Inegavelmente, o transporte de duas rodas caiu no gosto do brasileiro e a estimativa é que o mercado de motocicletas continue em alta. Isso porque é um meio de transporte que une economia, facilidade de deslocamento e preço atrativo.
Acompanhe o artigo desta semana para conhecer os fatores que motivaram a ascensão do mercado de motocicletas e saber mais sobre esse nicho de mercado que pode ser muito promissor para a sua loja ou revenda.
Entenda por que o mercado motociclístico segue em ascensão
Engana-se quem pensa que o sucesso das motocicletas é algo passageiro. Os números expressivos registrados nos últimos meses continuam estáveis, inclusive, o mês de novembro também fechou em alta – foram emplacadas 122.608 motos, crescimento de 13% em relação ao mês anterior.
Com base no mês de novembro, a atual líder no segmento é a montadora Honda (responsável por 75,1% das vendas), em segundo lugar está a Yamaha (com 16,8%) e o terceiro lugar é da TVS (responsável por 2,1% do total de vendas do período).
De maneira geral, muitos fatores contribuem para o bom desempenho do mercado motociclístico, tais como: deslocamento mais ágil e econômico, variedade de opções, manutenção mais barata, facilidade para estacionar, menor emissão de gases poluentes, entre outros.
Além disso, outro ponto que contribui com o sucesso desse segmento é o perfil democrático das linhas de montagem, que fabricam uma gama diversificada de exemplares, por exemplo: motonetas elétricas, esportivas, scooters, street e versões de baixa e alta quantidade de cilindradas.
Fatores que impactam positivamente a venda de motos
Confira, a seguir, os principais motivos que contribuíram para os consecutivos recordes do mercado de motocicletas:
1 - A alta no preço dos combustíveis
De fato, o ano de 2022 vai ficar marcado na memória dos proprietários de automóveis e motos. Isso porque o preço da gasolina nunca atingiu um patamar tão alto desde que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passou a registrar semanalmente os preços, em 2004.
Como resultado, o brasileiro procurou vias alternativas de locomoção, em especial, as motos. Indiscutivelmente, elas são uma boa opção para economizar, afinal, enquanto os carros econômicos fazem em torno de 15 km por litro, as motos conseguem rodar até 55 km.
2 - Preço final mais acessível
Outro fator que beneficia o mercado de motocicletas é o preço atual dos automóveis. Enquanto uma moto 0km custa, em média, 17 mil reais, o carro popular mais acessível (Fiat Mobi) vendido no Brasil sai por mais de 65 mil reais.
Aliás, uma pesquisa feita pela Bright Consulting mostra que em 2019 o ticket médio de um automóvel 0 km no território nacional era de R$ 82 mil e em 2022 essa média atingiu o patamar de R$ 137 mil. Enquanto isso, o mercado das duas rodas disponibiliza modelos mais acessíveis ao potencial comprador.
3 – Aumento da procura pelo serviço delivery
Um dos traços mais marcantes da pandemia foi o isolamento social. Como consequência, uma nova modalidade de serviço ganhou espaço: o delivery.
E a moto tem o perfil ideal para atender essa demanda, ela possibilita um deslocamento ágil nas grandes cidades, economiza combustível, é um veículo leve que facilita a mobilidade e não exige um valor expressivo de entrada.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CLIENTE E CONQUISTAR UM NOVO PÚBLICO!
O sucesso das motocicletas mostra como é essencial acompanhar as mudanças do perfil de consumo e do potencial de compra do público-alvo. Além dessas iniciativas, a concessionária que facilita a trajetória de compra do cliente se destaca da concorrência e tem mais chances de manter o percentual de vendas em alta.
E se o objetivo da sua loja é manter a motivação de compra dos clientes já fidelizados e elevar a taxa de conversão de leads, investir em inovações tecnológicas é quesito obrigatório e a Dealersites pode te ajudar nesse processo. A Dealer é referência nacional na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e pode te ajudar a aprimorar a experiência de compra do seu cliente.
Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato