A princípio, as palavras mais apropriadas para definir o segundo semestre de 2023 são estabilidade e otimismo. A estabilidade se resume, especificamente, ao setor de produção automobilística que mesmo com eventuais entraves logísticos e escassez de alguns componentes não é motivo de preocupação e se mantém constante. 

 Já a expectativa positiva é impulsionada pela Medida Provisória n° 1.175, (editada pelo Governo Federal em 6 de junho) e pelos tão aguardados lançamentos de SUV’s, picapes, hatches e sedãs previstos para o último semestre do ano.

Acompanhe o artigo desta semana e saiba o que estará em alta no cenário automotivo no segundo semestre de 2023, além disso, descubra quais tendências podem impactar o desempenho de vendas da sua concessionária. 


Qual a situação atual do mercado automotivo? Qual a previsão para os próximos meses?

De maneira geral, o panorama promete ser favorável para o mercado automotivo, especialmente, pelos números expressivos registrados no mês de junho. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), só nesse período, houve um crescimento de 10,3% na venda de veículos leves. 

A análise do primeiro semestre também atesta o bom momento, foram emplacados 998.270 veículos; o que representa uma alta de quase 14% em relação ao mesmo período de 2022. (Fenabrave).

Embora otimista, o segundo semestre do ano pode trazer uma dose de volatilidade, isso porque o incentivo fiscal liberado pelo Governo Federal tem prazo de validade e pode haver uma leve queda na comercialização de automóveis após o final de julho. Porém, mesmo com o fim da política pública que visa movimentar o setor automotivo, o posicionamento da Fenabrave ainda assegura uma alta de 3,3% nos emplacamentos até o final do ano.

Ou seja, a segunda metade de 2023 vai oferecer oportunidades promissoras para lojistas que atuam com a venda de veículos.


Principais tendências automotivas 

A seguir, confira as três principais tendências do mercado automotivo que podem impactar, diretamente, o atendimento, as vendas e a composição de showroom da sua concessionária.


Modelos sustentáveis e elétricos

Os carros sustentáveis são aqueles que liberam uma quantidade menor de gases poluentes na atmosfera e buscam reduzir o impacto ambiental. Para que isso aconteça, todo o processo de produção não pode prejudicar os recursos naturais e deve seguir um protocolo ecologicamente correto.

Uma alternativa para os lojistas que procuram opções menos nocivas ao meio ambiente é o veículo elétrico – que vai continuar em ascensão durante todo o ano. Em síntese, a concessionária que almeja uma posição de mercado competitiva e quer atuar com responsabilidade social deve incluir alguns modelos dessa categoria no catálogo de vendas.


 Carros alugados ou por assinatura

No primeiro momento, pode haver uma confusão entre esses dois termos. Mas, ao contrário do que possa parecer, eles não são sinônimos – são duas tendências que vão movimentar o mercado nos próximos meses, mas que possuem significados distintos.

Por exemplo, enquanto o aluguel de carros foca a prestação de serviço e a cobrança no formato diária e mensalidade (ideal para situações pontuais), o plano de assinatura é indicado para quem necessita de um automóvel a longo prazo, mas quer fugir da burocracia que envolve o processo.

Vale a pena observar o fluxo desses segmentos, pois a demanda só tende a crescer neste semestre.


 Valorização da experiência de consumo

O Customer Experience (Experiência do Cliente) é um conceito, inicialmente, usado pelos profissionais das áreas de publicidade e marketing. Entretanto, nos dias de hoje, ele chegou ao nicho automotivo e é peça-chave no processo de negociação e ciclo de vendas.

Via de regra, a valorização da experiência do cliente automotivo exige algumas peculiaridades, tais como: apresentação de conhecimento técnico na abordagem e no pós-venda, atendimento personalizado, informações atualizadas sobre o comportamento e perfil de consumo e dados sobre o poder aquisitivo do público-alvo.

Para a sua loja conseguir se manter competitiva nos próximos meses, é essencial atuar com excelência nesses pilares que sustentam a experiência do cliente. Ou seja, conseguirá vender mais, quem seguir essa tendência de mercado e priorizar o bem-estar e a satisfação do consumidor.


POSICIONAMENTO DIGITAL: RECURSO PARA AUMENTAR AS VENDAS E APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Sem dúvidas, os estabelecimentos que investem em posicionamento digital e já possuem uma reputação sólida na internet, têm mais chances de alavancar as vendas e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente.

Além do mais, assumir uma presença estratégica no ambiente virtual pode trazer inúmeras vantagens para as lojas do nicho automotivo, tais como: interação com futuros compradores, aumento da visibilidade e, principalmente, oportunidades de negócio.

Em vista disso, foi para aproximar a sua concessionária do público-alvo, facilitar as suas ações digitais e agregar praticidade para o gerenciamento das plataformas digitais da sua loja que surgiu o MyDealer. Ele é muito intuitivo e você pode organizar (sem nenhuma dificuldade) o seu site, gerenciar leads, fazer cadastro facilitado de ofertas, editar conteúdos, atualizar o catálogo de veículos e fazer o monitoramento de estoque e preços.

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