Como sabemos, o marketing é uma área muito abrangente, capaz de aprimorar o posicionamento de empresas de diversos segmentos, inclusive, do mercado automotivo. Entretanto, para atender às expectativas e os  objetivos das concessionárias, é necessário adotar estratégias específicas.

Por exemplo, uma iniciativa de marketing que pode aumentar a credibilidade e perímetro de atuação do seu negócio é estar no ambiente digital. Mas, uma presença on-line sólida vai além de postagens padronizadas, é necessário criar um conteúdo que promova identificação com o público-alvo.

Acompanhe o artigo desta semana e confira mais informações sobre essa e outras estratégias de marketing que podem potencializar o poder de influência da sua concessionária e contribuir com o seu posicionamento digital. Não perca!

 

Afinal, por que investir em ações de marketing?

Definitivamente, o comportamento de consumo do brasileiro passou por transformações ao longo dos anos. Por exemplo, as negociações comerciais que, prioritariamente, eram realizadas no ambiente físico estão ficando em segundo plano e perdendo espaço para as vendas on-line. Inclusive, segundo levantamento da We Are Social, 66% dos brasileiros possuem conta ativa nas redes sociais e gastam, em média, 3h31m visualizando postagens e compartilhando conteúdo.

E o marketing automotivo é uma estratégia eficaz para aprimorar o posicionamento e a boa reputação do seu estabelecimento pois proporciona os seguintes benefícios:


·         Faz o gerenciamento de comunicação da sua loja;

·         Desenvolve campanhas promocionais atrativas;

·         Faz o monitoramento de campanhas multimídia;

·         Aprimora a produção de conteúdo de redes sociais e website;

·         Traz melhorias para a experiência de compra do cliente;

·         Contribui com a fidelização de clientes;

·         Aumenta a visibilidade da sua concessionária;

·         Fortalece o relacionamento com o público-alvo.

 

Além das vantagens apresentadas, um plano de marketing bem-estruturado é capaz de trazer informações valiosas sobre o comportamento e os desejos de compra do público. Por exemplo, com ele é possível saber quais automóveis atendem às necessidades de locomoção e se encaixam no poder aquisitivo da sua clientela.

 

Quais recursos de marketing podem aprimorar o posicionamento da sua concessionária

Sem dúvidas, o marketing é um ótimo aliado para as vendas e o aumento do poder de alcance das concessionárias. Além disso, algumas ferramentas dessa vertente da comunicação podem garantir mais assertividade e autoridade para a sua loja. Confira algumas delas abaixo:

 

1. Produção on-line (marketing de conteúdo)

É inegável a importância da internet para a área comercial. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente no ano de 2022, o comércio eletrônico brasileiro gerou R $169,6 bilhões e a estimativa de faturamento para 2023 é de R $185,7 bilhões.

Ou seja, é um mercado promissor e de alta competitividade, que exige a produção de conteúdos atrativos e relevantes para o dia a dia do público-alvo – e esse é, justamente, um dos propósitos do marketing de conteúdo trazer mais assertividade para as publicações digitais da sua loja.

 

2. Gerenciamento de redes sociais (marketing digital)

Em paralelo com o marketing de conteúdo, outra vertente que pode apresentar os diferenciais da sua concessionária para o mercado, trazer leads qualificados e gerar oportunidades de venda é o marketing digital, especialmente, o gerenciamento das redes sociais.

Entretanto, para desenvolver essa estratégia com eficácia é necessário compartilhar imagens e vídeos do showroom em boa resolução, priorizar informações que direcionam o visitante para a jornada de compra e deixar em destaque promoções e lançamentos de modelos que possam captar a atenção do potencial cliente.

 

3. Investir em experiências interativas (live marketing)

De maneira geral, o live marketing (também conhecido como marketing de experiência) busca envolver o cliente de maneira individual e em tempo real. Em outras palavras, ele tem o objetivo de criar um vínculo entre o estabelecimento e o consumidor. Para isso usa recursos como: lives, chatbots e plataformas de venda on-line

Em resumo, o objetivo é fazer o cliente e potencial comprador ter empatia pela concessionária, muitas vezes, apostando em experiências mais sensoriais como games e simuladores.

 

GERENCIAMENTO DE PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO PARA TRAZER CREDIBILIDADE E APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Além das estratégias de marketing, outro recurso que pode aumentar o poder de influência da sua concessionária é o gerenciamento de plataformas digitais - que garante mais agilidade e autonomia para as ações on-line da sua loja e é capaz de dar suporte para a trajetória de compra do cliente.

E a ferramenta MyDealer, desenvolvida pela equipe de tecnologia da Dealersites, pode facilitar a gestão do site do seu estabelecimento e potencializar a sua jornada comercial.

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