Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2022, estavam em funcionamento, aproximadamente, 7 mil concessionárias no país, concentradas em 1,3 grupos focados na venda de veículos leves, pesados, máquinas agrícolas, implementos rodoviários e motocicletas.

Além disso, outro dado apresentado pela instituição mostra que mais de 500 concessionárias foram negociadas e trocaram de proprietário. Ou seja, é um nicho de mercado onde é preciso apresentar diferenciais competitivos para conseguir ter estabilidade e garantir números positivos de vendas.

Por isso, acompanhe o artigo desta semana e conheça os fatores que indicam se a sua concessionária está com uma estratégia eficaz de vendas ou se você necessita reformular o posicionamento atual. Além disso, continue a leitura e saiba quais recursos de marketing podem aprimorar a trajetória comercial do seu negócio. Não perca!

Como saber se a estratégia de vendas da sua concessionária está com problemas?

De fato, o mercado automotivo brasileiro (físico e digital) apresenta ao cliente inúmeras opções, ou seja, é caracterizado por altos níveis de concorrência.

Por essa razão, é crucial realizar o monitoramento constante do percentual de vendas e diagnosticar com antecedência fundamentos que podem impactar de maneira negativa as negociações e os lucros da sua loja. Confira abaixo fatores de alerta que merecem a sua atenção, pois podem indicar possíveis equívocos na estratégia de vendas:

 

  •  A loja não é citada pelos clientes nas pesquisas de satisfação;

  • O público-alvo não interage com as postagens das redes sociais;

  • Os clientes atuais não fecham novos negócios;

  • Frequentemente, você oferece promoções e descontos expressivos;

  •  Os clientes não demonstram interesse pelo showroom atual e lançamentos;

  • Você não conhece o perfil de consumo e as preferências do público-alvo da sua concessionária.

 

Os tópicos acima podem servir de parâmetro não apenas para a equipe comercial e de vendas. Eles podem nortear também as ações de atendimento e as campanhas de publicidade e marketing. 

Quais ações de marketing podem potencializar os resultados da sua loja?

Sem dúvidas, o marketing pode ser um aliado para trazer credibilidade e aumentar o poder de influência da sua concessionária. Além do mais, é um recurso eficaz para fortalecer o relacionamento com o público que possui perfil compatível com os veículos e serviços ofertados pelo seu estabelecimento.

A seguir, descubra ações de marketing que irão aumentar o seu poder competitivo e alavancar as suas vendas.

1. Criar conexão com o público-alvo e futuros clientes

O primeiro passo para traçar um planejamento de vendas assertivo e criar conexão com o público-alvo e futuros compradores é fazer pesquisas e análises de mercado. Ainda mais, uma ação crucial para a melhoria do posicionamento da sua concessionária é definir a persona (perfil de cliente ideal) – esse detalhamento deve englobar informações sobre as características demográficas e comportamentais.

Além disso, para facilitar a aproximação e interação, é preciso entender as necessidades imediatas do seu público-alvo e, posteriormente, criar um catálogo e showroom que sejam compatíveis com os desejos de compra dessa categoria de indivíduos. Vale a pena lembrar que uma abordagem persuasiva e um atendimento personalizado criam empatia e aumentam a conexão durante o processo de negociação.

2. Investir em soluções digitais e marketing de conteúdo

Após concluir a fase de pesquisa sobre o perfil do cliente e público-alvo, a próxima etapa para reajustar uma estratégia que não entrega bons resultados é investir na presença digital da concessionária. Em outras palavras, é definir quais redes sociais e páginas virtuais são as mais usadas pelo cliente que tem interesse na sua loja.

Por exemplo, usar ferramentas como newsletter e o formato e-book (soluções digitais que mesclam informação e marketing de conteúdo) para esclarecer dúvidas e apresentar soluções para eventuais problemas da clientela pode fazer a sua concessionária conquistar a preferência no momento que o potencial comprador decidir fechar negócio.

 

3. Utilizar ações de branding e de rebranding

De maneira geral, essas duas estratégias de marketing têm a função de corrigir o posicionamento. Ou seja, enquanto o branding (assume um papel de gestão) e é a melhor ferramenta para trazer melhorias para o início da trajetória comercial, o rebranding (reposicionamento) faz alterações mais significativas e é capaz de modificar de maneira decisiva o relacionamento da sua concessionária com o mercado e os clientes.

Por exemplo, faz parte do branding: definição de persona, marketing de conteúdo, técnicas de SEO e ferramentas de automação de marketing. Enquanto o rebranding atua com análises mais complexas do mercado automotivo, revisão do propósito, missão e visão da concessionária, mudanças na logomarca e na maneira de se comunicar com o cliente.

Certamente, as ações de marketing citadas podem contribuir com o desempenho da sua concessionária, isso porque são capazes de corrigir pequenos erros e trazer mais exatidão e visibilidade para as suas campanhas.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO EFICAZ PARA A SUA CONCESSIONÁRIA SER DESTAQUE EM VENDAS!

Para facilitar a prospecção e estimular as vendas é essencial facilitar a jornada de compra do cliente. E uma iniciativa que aprimora a interação e garante ótimos resultados é investir no cenário on-line, em especial, nas plataformas digitais.

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