Você sabia que estamos em um período muito importante para o cenário automotivo? Estamos no Maio Amarelo, época que é palco para campanhas e ações de prevenção a acidentes no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, que começou a ser promovido no Brasil em 2013 e é idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade acerca de um comportamento mais compassivo e seguro nas estradas e rodovias.

Para colaborar com esse movimento de conscientização, a sua concessionária pode divulgar iniciativas de prevenção, dessa forma, será possível contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida dos clientes da sua loja.

Por isso, selecionamos algumas ações sobre prevenção de acidentes que você pode disponibilizar para a sua cartela de clientes e potenciais compradores. Continue a leitura deste artigo e saiba o que o seu estabelecimento pode fazer para fortalecer o relacionamento com o público-alvo e, ao mesmo tempo, auxiliar nas campanhas do Maio Amarelo. 


Maio Amarelo: por que investir em campanhas de conscientização?

De acordo com relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil foi considerado o segundo pior país do mundo para dirigir. Para desenvolver o estudo 4 fatores foram considerados, são eles: o nível de congestionamento, a qualidade das estradas e rodovias, o custo de manutenção do carro e o índice de mortalidade no trânsito.

Ou seja, é um panorama preocupante e extremamente propício para a discussão e criação de campanhas para proporcionar mais segurança e, inclusive, divulgar conteúdo educativo sobre sinalização e condutas de risco.

Em resumo, apoiar as iniciativas de conscientização do Maio Amarelo é de suma importância pois é a oportunidade de chamar a atenção da população sobre as frequentes fatalidades e o número expressivo de indivíduos que são vítimas de acidentes de trânsito.


Como a sua concessionária pode contribuir com um trânsito mais seguro e consciente?

A seguir, conheça ações simples que podem ajudar seu público-alvo a ter mais segurança no trânsito. São iniciativas que as equipes de atendimento, relacionamento e de vendas podem divulgar para clientes e potenciais compradores.

 

1.       Mostrar para o cliente os benefícios da direção defensiva

Via de regra, adotar uma direção defensiva é dirigir com cautela, atenção, civilidade e assumir uma postura preventiva. Os elementos básicos desse tipo específico de direção são: conhecer as leis de trânsito, fazer a manutenção periódica do automóvel, ter uma postura confortável e adequada ao dirigir, tomar a distância recomendada durante a condução, entre outros. Mostre para o cliente que, dessa forma, é possível minimizar as chances de provocar e se envolver em acidentes.

 

2.       Distribuir material físico ou digital sobre a necessidade de evitar o uso de celular e bebida alcoólica enquanto dirige

Uma iniciativa de apoio ao Maio Amarelo que a sua concessionária pode colocar em prática é usar o espaço físico e as plataformas digitais da loja para divulgar conteúdo informativo e de prevenção. Por exemplo, na loja, deixe em pontos estratégicos (recepção, hall de entrada ou murais) notícias e textos sobre as consequências negativas ocasionadas pelo uso de celular e bebida alcóolica. Já na esfera digital, aproveite para postar uma galeria de imagens e vídeos que possam prender a atenção do cliente. (priorize material mais didático e explicativo).

 

3.       Reforçar a importância de respeitar os limites de velocidade e de usar itens de segurança

Sem dúvidas, o excesso de velocidade é um dos maiores causadores de acidentes. Para contribuir com as campanhas do Maio Amarelo, o seu estabelecimento pode, além de reforçar a importância do limite de velocidade, também promover ações de conscientização sobre o uso do cinto de segurança e de acessórios necessários para o transporte infantil, por exemplo: cadeirinhas e assentos de elevação.

 

4.       Trazer informações sobre manutenções periódicas

Por fim, outra iniciativa que o seu estabelecimento pode adotar é, sempre que possível, reforçar a importância das manutenções periódicas e do prazo de durabilidade de freios e pneus. Uma atitude que pode ser bem-recebida pelo cliente e aumentar a sua credibilidade é um profissional da concessionária mostrar a diferença de itens adequados de itens desgastados que podem comprometer a segurança no trânsito. Com esse suporte técnico, o consumidor fica mais convicto da necessidade de fazer regularmente o acompanhamento mecânico do automóvel.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO PARA INFORMAR E CRIAR CONEXÃO COM O PÚBLICO-ALVO DA SUA CONCESSIONÁRIA

Além das ações apresentadas no artigo, a sua concessionária pode usar o ambiente virtual para fortalecer a relação com o cliente e trazer informações úteis para o cotidiano do público-alvo.

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