Quando pensamos em comprar um veículo, a primeira coisa que pensamos em fazer é pegar o celular ou acessar a internet com o computador e fazer uma breve pesquisa. Isso com certeza faz parte da jornada de compra de automóveis. 

Com a modernização dos processos e digitalização das vendas, isso se torna cada vez mais forte e presente no nosso dia a dia. Hoje nós vamos entender a fundo como funciona essa jornada, quanto tempo dura em média e quais os passos decisivos para a compra de um veículo. Prepare um café e aproveite a leitura. ;) 

O que é a jornada de compra de automóveis?


 Bom, para início de conversa, precisamos entender o que é uma jornada de compra e, mais especificamente, o que é a jornada de compra de automóveis. Ela se baseia em 4 etapas: 

  • Aprendizado e descoberta: Essa é a primeira etapa da jornada de compra de automóveis, aqui o consumidor ainda não tem certeza de que precisa/quer um veículo.
  • Reconhecimento do problema/necessidade: Após pesquisar sobre os veículos, ele percebe a necessidade de ter um carro.
  • Consideração de solução: Nessa etapa, ele começa a considerar ofertas de veículos específicos que são do seu gosto e cabem no seu orçamento.
  • Decisão de compra: Última etapa da jornada, o possível cliente analisa as opções e visita os locais para ver melhor o carro e fechar uma compra.
 A questão em pauta é que, cada vez mais, essa jornada de compra de automóveis está se transformando para o mundo online. Em um artigo do Think with Google, os especialistas dizem que essa jornada tem se diversificado, cada vez mais, em muitos momentos de interação, que precisam ser correspondidos. O resultado da quebra de expectativa com o possível cliente só pode ser um: perder oportunidades de venda. 

Jornada de compra de automóveis: como está agora?


 Como vimos, a jornada de compra tradicional está sendo modificada com o advento da evolução tecnológica, mas qual é a diferença entre o que era e como está hoje? Antigamente, quando alguém queria comprar um carro já se imaginava uma longa procura em classificados dos jornais, seguido de várias visitas em lojas. 

Hoje em dia não é mais assim. O início das compras começa - na maioria das vezes - online. Segundo uma pesquisa da GearShift TNS Kantar, em mais de 90% dos compradores pesquisam online antes de chegar na concessionária. Os principais meios de pesquisa são os sites de notícias automotivas, redes sociais, sites das montadoras e das concessionárias. 

Segundo o Car Buyer Journey 2018, os compradores passam mais tempo pesquisando online do que negociando o veículo. Isso nos mostra que, cada vez mais, o cliente está se munindo de informações e fazendo compras mais conscientes. Outro fenômeno causado pela internet foi o encurtamento da jornada. 

De acordo com a pesqu isa GearShift TNS Kantar 2017, o tempo de decisão de compra saiu de 3 meses para 2 meses. E não é só isso, o tempo de visita nas concessionárias também diminuiu. Em 2013, os clientes faziam em média 4 visitas antes de decidir a compra. Agora caiu para 2,7 visitas. 

Já um lado negativo dessa modernização são os inúmeros formulários de preenchimento de informações dos usuários. É preciso ter muito cuidado com as informações solicitadas nos formulários, segundo a pesquisa Google Consumer Survey, feita em julho de 2018. 

Em primeiro lugar a privacidade do cliente tem que ser mantida. Ou seja, é preciso informar no formulário que aqueles dados sobre o tratamento dos dados e garantir que eles não serão divulgados. O tamanho do formulário também é um problema, quanto menos informações você precisar pedir, melhor. 

Jornada de compra de automóveis: velocidade no contato


 Outro ponto extremamente importante para o sucesso na venda de um veículo é o tempo de resposta para o cliente. Conforme comentamos no texto sobre Whatsapp para concessionárias, a maioria das desistências de compra se dá pela falta de resposta ou pela demora no contato. 

É preciso tratar com eficiência e velocidade toda e qualquer necessidade do possível cliente, afinal, ninguém quer perder uma venda para o concorrente, não é? Esse é um ponto de extrema atenção, que pode mudar o jogo na hora de realizar uma venda. Falando agora sobre comportamento do consumidor, eu trago um exemplo real que aconteceu com uma amiga minha, recentemente. 

Ela estava em busca de um veículo para comprar, e acabou comprando um veículo mais caro no concorrente. Fiquei intrigada, e ela me contou que optou pagar um pouco a mais em uma loja em que teve um atendimento de maneira mais rápida e eficiente. Imagino que mais pessoas consideram esses fatores, além do custo. Afinal, tempo também é dinheiro.  É por isso que recentemente desenvolvemos um método de acelerar também esse processo de negociação.  

DealerSites - Conheça o DXP


 O Digital Experience da DealerSites é um novo método de negociação que acelera - tanto para o cliente, quanto para o dealer - o processo de compra de veículos. O DXP é uma nova ferramenta da DealerSites que promove a facilitação do processo de financiamento de carros novos e de negociação de carros usados. 

É uma maneira rápida, fácil e justa de negociar o carro usado do cliente na compra de um outro veículo, possibilitando ainda a simulação de financiamentos online. Muito interessante, não é? Essa plataforma, aliada a um showroom digital de alta performance, é extremamente eficiente para encurtar a jornada de compra de automóveis e ainda aumentar o seu estoque de carros usados. Quer saber um pouco mais sobre o DXP? Clique no botão abaixo e tire suas dúvidas. jornada de compra de automóveis 

Conclusão


 Agora você já entendeu mais sobre a nova jornada de compra de automóveis e tirou suas conclusões de como aplicar no seu negócio? Qualquer dúvida não exite em entrar em contato conosco pelo nosso Instagram. Até semana que vem!