Entenda de uma vez por todas o que não pode faltar na sua estratégia de Marketing Digital AutomotivoNos tempos antigos, mas não tão antigos assim, estamos falando de uns 15 a 20 anos atrás, existiam poucas formas de escolher um carro para comprar.

 Existiam os anúncios da televisão ou os publicados em revistas e jornais, às vezes víamos o carro na rua. Se fosse um veículo usado, tínhamos ainda classificados dos jornais. Sempre era uma opção visitar as concessionárias, olhando e garimpando. Hoje, com o marketing digital, mais especificamente com o crescimento do marketing digital automotivo, a forma de chegar às informações é completamente diferente e fomentou uma nova jornada para a compra de veículos.  É possível pesquisar de casa o melhor modelo, ver as condições, ofertas e ainda entrar em contato direto com o vendedor.

Existem inúmeras facilidades e pontos de contato com a marca e o com concessionário. Enfim, vivemos uma revolução digital que impactou diretamente os hábitos de consumo inclusive na compra de veículos. Estudos diversos, como esse aqui da OLX, demonstram que o consumidor brasileiro está cada vez mais conectado e grande parte da jornada de compra de carros já ocorre na Internet.Hoje, desenvolver estratégias digitais é vital para o mercado automotivo. Por isso vamos compartilhar 03 itens essenciais, para tornar o seu marketing mais assertivo e efetivo. Vamos lá? 

1) Marketing digital automotivo: Redes sociais e Anúncios


 Não é mais novidade para ninguém que as redes sociais são o cartão de visitas de qualquer empresa. É praticamente impossível para um negócio ser bem sucedido e não ter uma presença digital forte, ou pelo menos, uma atividade constante nas redes sociais.Além disso, uma forte presença nas redes sociais garante uma melhor comunicação com o seu público - também chamado de audiência. Para uma concessionária, revendedora ou montadora de veículos, a rede social é indispensável para divulgar ofertas, manter um catálogo atualizado e responder rapidamente os clientes para aproximar o seu público

 Vale lembrar que, para o marketing digital automotivo, a presença nas principais redes sociais é fundamental para o fortalecimento da sua marca, já que as redes sociais são as portas de entrada para o desejo inicial. Mas não é só isso! O uso de anúncios, conhecido também como tráfego pago, é primordial tanto para a expansão da sua marca, quanto para a captação de novos leads, que são as pessoas interessadas no seu produto. 

Existem diversas opções de anúncios: Facebook ads, Instagram ads, Google ads, Youtube ads…  E dentro de cada uma das plataformas de anúncio, é possível realizar segmentações de público alvo e escolher tipos de anúncios específicos para o seu objetivo. Geralmente eles entram em contato com a empresa por meio de uma isca digital, preenchimento de formulários ou contato direto - que geralmente vêm pelos anúncios. O grande poder das redes sociais para os concessionários é a velocidade no atendimento e a humanização dos conteúdos. De maneira geral as redes sociais servem para três coisas.

  • Identidade de marca;
  • Comunicação com sua audiência;
  • Captação de novos leads.
 Claro, estamos falando aqui de uma perspectiva geral. As redes sociais são muito mais que isso para o marketing digital automotivo, mas futuramente falaremos mais detalhadamente sobre o assunto. 


2) Conteúdo de valor e o marketing digital automotivo


 Mais do que uma rede social bem feita e organizada, é a divulgação de um conteúdo relevante para o público. Mas o que seria um conteúdo relevante? É muito simples, um conteúdo relevante é aquele que resolve o problema da sua audiência. Vou te dar um exemplo para ilustrar essa situação. Imagina que você quer trocar as calotas do seu carro. Mas não quer tentar sozinho, nem pagar alguém para fazer, e decide pesquisar na internet como você pode fazer isso.

Entrou em um site, e aprendeu a trocar você mesmo! Esse foi um conteúdo relevante para você, resolveu o seu problema, e muito provavelmente se você tiver alguma outra dúvida de troca de acessórios automotivos, você vai buscar aquele site ou canal do Youtube que já te ajudou. 

Esse é um exemplo do marketing digital gerando conteúdo de valor.  Um bom conteúdo aumenta significativamente os acessos aos canais, seja rede social ou o site da empresa. O conteúdo é uma forma bem assertiva de fortalecer seu negócio no digital. As pessoas estão na internet em busca de informações. Um outro bom exemplo é esse artigo. Você provavelmente se interessou em saber os 3 itens que não podem faltar na estratégia de marketing digital automotivo. E a DealerSites está aqui esclarecendo suas dúvidas sobre o assunto. Certo? Qualquer dúvida manda para gente lá no Instagram da DealerSites, tá?

3) Site de alta performance


 Nós falamos sobre as redes sociais, citamos o conteúdo, mas o terceiro item que não pode faltar no seu marketing digital automotivo, e que é o centro de toda operação, é um site de alta performance. Um site de alta performance tem diversas características:

  • Veloz. (Não demora para abrir e nem fica travando).
  • Responsivo. (É adaptável em qualquer tela que seja visto).
  • Design focado no usuário. (Um site que seja completo e bom para navegação).
  • Integração com os canais de marketing digital, facebook ads e google ads, assim como com os CRM 's de vendas.
 Essas são as características básicas de um site para fortalecer nas suas estratégias de marketing. Mas existem alguns elementos que podem auxiliar ainda mais. Um site automotivo precisa agregar a experiência do usuário, ser intuitivo e de navegação simples. Vale lembrar que deve estar sempre atualizado. 

Além disso, é interessante que esse site possibilite compras e contatos diretos com o time de vendas, com retorno rápido para sanar dúvidas rapidamente e não frustrar o cliente. É essencial que o site esteja integrado com as ferramentas de marketing digital para monitorar os usuários e sua navegação, para fomentar estratégias de remarketing e anúncios com segmentações avançadas de acordo com as preferências dos visitantes. 

É importante que nesse site tenha um blog para conteúdos atualizado periodicamente, o que ajuda no engajamento dos visitantes e na indexação e rankeamento nas ferramentas de busca. Ele deve ainda disponibilizar métricas, para auxiliar nas estratégias de campanhas. 

DealerSites: a plataforma mais completa para marketing digital automotivo


 A DealerSites fornece uma plataforma de alta performance para concessionárias. O Site disponibiliza um verdadeiro showroom digital com todos os valores e detalhes dos veículos, oferecendo ao usuário uma experiência única. 

Além disso, por meio do dashboard interativo, o dealer possui várias métricas para basear as suas estratégias de vendas e de marketing digital. Um site desenvolvido para geração de leads e que se integra com diversos outros plugins e CRM, além do seu próprio gestor de leads, caso o usuário deseje. 

  • Atualização automática de preços;
  • Cadastro fácil de ofertas específicas;
  • Troca facilitada de banners;
  • Postagem de conteúdos simplificada para os blogs;
  • Criação de landing pages;
  • Integração com o Principais CRM's do mercado;
  • SEO bem estruturado;
  • Integração amigável com facebook ads e google ads.

 E agora que você sabe os itens que não podem faltar para uma boa estratégia de Marketing Digital Automotivo só falta aplicar na sua empresa! Fique à vontade para falar com um de nossos especialistas caso tenha alguma dúvida.  Para mais dicas como essas, acesse o nosso blog!