Certamente, em algum momento da sua trajetória empreendedora, você teve contato com um planejamento ou campanha de marketing. Afinal, esse conceito da área de comunicação pode aumentar o poder de alcance, trazer credibilidade e ser decisivo na divulgação do showroom e catálogo de serviços automotivos do seu estabelecimento.
Entretanto, o marketing é um campo abrangente e é fundamental entender qual linha pode atender da melhor maneira às demandas comerciais da sua concessionária. E, se o seu objetivo atual é alavancar o percentual de vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente, a alternativa mais eficaz é o Inbound Marketing.
Acompanhe o artigo desta semana e saiba como esse nicho de marketing pode potencializar as suas vendas e fortalecer o nome da sua concessionária no mercado. Não perca!
O que é Inbound Marketing?
A princípio, o Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, não centraliza as suas ações somente na divulgação ou propaganda de um produto. Ele atua para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, é indicado quando a intenção é conquistar a atenção do público-alvo e despertar o interesse de compra – o propósito é fazer o potencial comprador procurar a sua concessionária e não o contrário.
Em outras palavras, nesse nicho de marketing a prioridade não é promover a venda, pelo contrário, é criar um relacionamento com o possível cliente e só posteriormente partir para uma ação de venda mais persuasiva.
Em geral, o Inbound Marketing destaca a produção de conteúdo e busca disponibilizar ao cliente e público-alvo material que seja de utilidade para o dia a dia, tais como: atualização da tabela FIPE, variação no preço dos combustíveis, automóveis mais valorizados, entre outros exemplos.
Em síntese, a meta é ganhar a atenção do consumidor com material que traga soluções para possíveis problemas do cotidiano e esclareça dúvidas. Com isso, aumenta a probabilidade da sua concessionária ser a escolhida quando o cliente decidir pela compra.
Além disso, é um conceito que pode trabalhar, simultaneamente, com diferentes tipos de consumidores, por exemplo: desde leads com perfil compatível com os veículos ofertados pela sua concessionária, até os clientes antigos que fazem negociações periódicas e necessitam do suporte pós-venda.
Inbound Marketing: Por que ele pode aumentar as vendas da sua concessionária?
A seguir, saiba quais benefícios o Inbound Marketing pode trazer para as estratégias de venda da sua loja.
1. Agrega autoridade para a sua loja
O Inbound Marketing usa um conjunto de estratégias para fazer o consumidor procurar o seu estabelecimento e, para que isso aconteça, ele elabora conteúdo segmentado e de qualidade que vai direcionar o público-alvo para a jornada de compra e, paralelamente, agregar autoridade para a sua loja perante os clientes e concorrência.
2. Aumenta o tráfego nas páginas digitais
Outra vantagem desse conceito de marketing é gerar tráfego para as páginas digitais da sua loja, uma vez que os mecanismos de busca (como o Google) deixam em destaque os sites que produzem conteúdo mais elaborado e estruturado. Isto é, com o Inbound Marketing é possível ter tráfego orgânico e direcionar o cliente para o site de vendas e galeria de serviços.
3. Converte leads
Além do mais, uma das principais vantagens dessa linha de marketing é a capacidade de gerar leads qualificados. Isso porque a produção de conteúdos especiais estimula o desejo de aquisição e induz o potencial comprador a iniciar a jornada de compra. Afinal, ao encontrar soluções e ter suas dúvidas esclarecidas, o consumidor cria empatia e passa a dar preferência para a sua concessionária na etapa final do funil de vendas.
4. Reduz custos
Por fim, com uma estratégia de Inbound Marketing eficaz, é possível diminuir os custos com lançamentos e campanhas de divulgação. Uma vez que ele não direciona as ações para mídias mais caras (como televisão, rádio e outdoor) e consegue resultados expressivos com os sites, blogs, showroom virtual e gerenciamento de páginas digitais.blog
PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO QUE APROXIMA A SUA CONCESSIONÁRIA DO CLIENTE!
Para aumentar a lista de clientes e elevar as vendas é preciso facilitar a trajetória de compra do consumidor. E uma alternativa que traz ótimos resultados é disponibilizar diferentes canais de interação.
Ou seja, a concessionária que busca autoridade de mercado e tem o objetivo de intensificar a conexão com o público-alvo deve investir no cenário on-line. Afinal, além de uma estrutura física impecável e showroom com opções atrativas, saber gerenciar as plataformas digitais pode ser o grande diferencial do seu estabelecimento.
E a equipe de tecnologia da Dealer é referência nacional na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e pode te ajudar nesse processo.
Inclusive, para gerenciar o site da sua concessionária de maneira mais assertiva e eficaz, você pode contar com o MyDealer - ele ajuda a melhorar a performance das ações digitais do seu site pois conta com importantes funcionalidades para o Inbound como a criação de Landing Pages e publicação de conteúdos para blog, que inclusive possui com uma ferramenta de SEO completa.
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Fonte: Imagem - Freepik.com