Você já conhece as principais ferramentas de marketing digital para concessionárias? Você provavelmente já ouviu falar sobre algumas delas e talvez até as use… Hoje nós falaremos sobre as ferramentas mais utilizadas para o marketing digital de concessionárias e como cada uma delas pode auxiliar nos seus resultados. Boa leitura.
Ferramentas de marketing para concessionárias: o que automação de marketing?
A automação de marketing é parte essencial do trabalho de marketing de uma concessionária. A automação de marketing são coletivos de técnicas que fazem uso das ferramentas de marketing para concessionárias a fim de facilitar a jornada de serviço “braçal” ou manual. Serve realmente para automatizar as estratégias e as jornadas de trabalho. O nome parece complicado, mas não é esse bicho de sete cabeças. As tarefas envolvidas na automação de marketing são produção de conteúdos relevantes, desenvolvimento de materiais como e-books, desenvolver páginas de captação de leads focadas na conversão, enviar e-mails marketing e realizar postagens em redes sociais. Essas são as rotinas básicas de uma concessionária que faz uso da automação de marketing digital e das ferramentas de marketing para concessionárias.
Principais ferramentas de marketing para concessionárias
SEO - Search Engine Optimization
Essa técnica é percebida como o conjunto de regras e otimizações que auxiliam os sites a serem encontrados com mais facilidade nos buscadores. É uma importante ferramenta para o posicionamento de sites e relevância nas buscas orgânicas. O SEO é importante para as buscas por palavras-chave, análise de resultados, velocidade do site, otimização, análise de posicionamento e avaliação de estratégia.
Caso você não possua alguma ferramenta integrada no seu site, existem algumas que podem ser de grande ajuda:
Construção de páginas, sites e blogs
Aqui temos alguns pontos de atenção, já que você provavelmente vai se perguntar a necessidade disso. É importante ter acesso a ferramentas ou plugins que facilitem a criação de páginas de vendas e blogs? Sim! Muito! Com a fácil criação das páginas de aterrizagem, mais conhecidas como landing pages, você tem fácil acesso, criação e monitoramento de ofertas diferentes, para públicos diferentes. Isso facilita demais os acessos dos clientes, bem como ajuda nas taxas de conversão dessa página, que é o número de pessoas que preencheu o formulário e se interessou pela oferta.
Uma ideia interessante é que a plataforma principal do site da sua concessionária disponibilize essa ferramenta, assim como o My Dealer faz. Criação de landing pages e blogs são ferramentas de marketing para concessionárias essenciais para o bom funcionamento das estratégias de marketing digital.
Anúncios e materiais ricos
Muito provavelmente, essa é a parte que faz tudo girar perfeitamente dentro das ferramentas de marketing digital para concessionárias. Os anúncios, também chamados de patrocinados, podem ser feitos em praticamente qualquer rede social ou site do Google.
Eles possibilitam que as pessoas vejam aquilo que você tem para oferecer, caso haja interesse, elas se tornam leads através da página de vendas e recebem aquela oferta ou conteúdo de valor. Geralmente, os anúncios oferecem materiais ricos em troca de informações sobre os usuários, como nome, e-mail, telefone, interesses… Isso possibilita que você desenvolva campanhas voltadas para o seu público e seja mais certeiro ainda.
Dessa forma você economiza recursos e tempo, além de evitar campanhas que não geram resultados. Os materiais ricos podem ser diversos:
- Webinários ou vídeo aulas;
- E-books;
- Infográficos;
- Entre outros.
Esses materiais sempre devem apresentar um conteúdo de valor, uma oferta relevante ou algo que seja realmente necessário para o usuário, de maneira gratuita. Os anúncios podem ser pelo Instagram, Facebook, Google, Youtube, Linkedin, TikTok, Twitter… Praticamente qualquer canal possibilita que empresas façam patrocinados. Redes Sociais
Por fim, mas não menos importante, temos os usos contínuos dos principais canais sociais do meio digital - as redes sociais. É de extrema importância que essa seja uma das ferramentas de marketing utilizadas pela sua concessionária. Praticamente todas as pessoas estão conectadas em alguma rede social hoje, então, se o seu público está lá: você também deve estar. Para te ajudar com isso existem inúmeras ferramentas como: - Canva - auxilia na criação de imagens
Claro que, se possível, é interessante que você tenha um time especializado ou uma agência que realize esse trabalho para você. Mas caso não esteja nas opções, é importante que você tenha acesso e saiba lidar com essas ferramentas para aumentar sua presença digital e facilitar sua vida.
DealerSites - Digital Experience e MyDealer
Além dessas ferramentas que comentamos, aqui na DealerSites temos algumas ferramentas para concessionárias que auxiliam nos resultados de vendas e na presença digital. Com o MyDealer é possível gerenciar o site da sua loja de uma forma completa. Ele disponibiliza criação de landing pages, blogs, além de facilidades para trocar banners e editar conteúdos. Outra função importantíssima do MyDealer é a integração com os principais CRM’s e o nosso dashboard interativo com as principais métricas de acesso do site e do Google Analytics. Clique aqui e saiba tudo sobre o MyDealer.
A outra plataforma desenvolvida pela Dealer é o Digital Experience (DXP) que possibilita dentro do próprio site uma experiência mais definitiva de vendas. Com ele o cliente consegue simular financiamentos e negociar o seu carro usado na compra de um novo - em tempo real. Quer conhecer um pouco mais sobre o DXP? Clique aqui.
Conclusão
Listamos aqui algumas das principais ferramentas de marketing para concessionárias dentro do meio digital, mas claro que existem inúmeras outras como Google Analytics e CRM’s… Espero que tenha sido um conteúdo útil e te ajude no seu cotidiano, quem sabe em breve não voltamos com algumas outras ferramentas para te ajudar? Acompanhe sempre o nosso blog, até a próxima.
Compartilhe esse artigo nas redes sociais: