O último relatório divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que levou em consideração o mês de maio, mostrou que houve uma queda na comercialização de carros. Segundo a instituição, houve um declínio de 10,3% nas vendas de automóveis e comerciais leves zero km.
Em vista disso, é fundamental aprimorar o posicionamento de mercado e investir em estratégias bem-estruturadas que possam direcionar as equipes de marketing e, especialmente, o time de vendas.
Com o objetivo de auxiliar na sua trajetória comercial, listamos as ações que podem impactar negativamente as vendas e, consequentemente, a receita líquida da sua concessionária. Continue a leitura do artigo e saiba o que os seus representantes e vendedores devem evitar durante o processo de negociação com o cliente. Não perca!
Afinal, o que pode prejudicar as vendas da sua loja?
A seguir, conheça os fatores que podem afastar o potencial comprador do seu estabelecimento. São erros que prejudicam não somente as vendas imediatas, mas também comprometem a reputação da concessionária a médio e longo prazo.
1. Preços elevados
Com o intuito de aquecer o mercado automotivo, recentemente, o Governo Federal liberou incentivos para minimizar a retração do setor e acelerar as vendas de veículos comerciais leves. Por isso, para ganhar a preferência do potencial cliente, é necessário evitar uma tabela de preços muito acima da média.
Inclusive, errar na definição do preço pode fazer o cliente não só interromper a negociação, mas deixar de priorizar a sua concessionária quando decidir comprar outro automóvel ou contratar um novo serviço.
2. Nível de credibilidade abaixo da média
Sem dúvidas, as avaliações e os depoimentos de quem já comprou na sua loja são decisivos para manter a motivação de compra do futuro cliente. Em contrapartida, quando essas reações (conhecidas como prova social) são negativas, a credibilidade e a autoridade da sua loja ficam comprometidas e, como resultado, há queda nas vendas.
Afinal de contas, uma reputação duvidosa pode trazer empecilhos significativos para toda a estratégia de vendas (incluindo fase de lançamento, os períodos promocionais e o pós-venda). Em síntese, para ter resultados positivos e transmitir confiança ao público, o seu estabelecimento deve priorizar a experiência de compra, fazer uma abordagem personalizada e buscar, incessantemente, a satisfação do cliente.
3. Canais de atendimento sem eficiência
Outra ação que pode prejudicar o desempenho de vendas da sua concessionária é não atuar com excelência nos canais de atendimento. Vale lembrar que todos os pontos de contato devem apresentar boa qualidade (não só as equipes da loja física). Por exemplo, é fundamental disponibilizar atendimento ágil via chat, e-mail, telefone, WhatsApp e chatbot.
Ou seja, não oferecer um atendimento eficiente e responsivo em diferentes frentes pode elevar as chances de desistência por parte do consumidor.
4. Não ter uma presença digital forte
Por fim, outro equívoco que pode comprometer todo o planejamento de vendas é não investir em posicionamento digital. Isso porque o cenário virtual contribui com o crescimento da área de atuação e do poder de alcance e permite a interação com diferentes tipos de público – fatores cruciais para ampliar a cartela de clientes e as vendas.
Aliás, você pode aprimorar a presença digital com as seguintes iniciativas: apostar em marketing de conteúdo, ter perfil comercial atrativo nas redes sociais, criar uma identidade visual marcante e investir no gerenciamento das plataformas digitais da sua concessionária.
MYDEALER: A MELHOR FERRAMENTA PARA O GERENCIAMENTO DE PLATAFORMAS DIGITAIS
Sabemos que um posicionamento estratégico no ambiente virtual traz inúmeros benefícios e oportunidades de negócio para as lojas do segmento automotivo.
Por essa razão, é de suma importância investir em ferramentas de gerenciamento para aprimorar e trazer praticidade para as ações digitais do seu estabelecimento. E o MyDealer tem, justamente, o propósito de agregar autonomia e funcionalidade para a sua plataforma.
O MyDealer possui recursos que trazem melhorias e ajudam a executar as operações digitais da sua concessionária de maneira ágil e intuitiva, por exemplo, com ele você pode fazer as seguintes ações: cadastramento facilitado de banners e ofertas, edição de conteúdos, atualização do catálogo de veículos e o monitoramento de estoque e de preços. Além disso, ele permite o acompanhamento da entrada de leads e disponibiliza indicadores de performance.
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