As equipes de venda de concessionárias são parte essencial para o bom andamento do negócio e para o aumento do faturamento. Uma boa equipe de vendas depende diretamente do gestor da equipe e, é claro, de um sistema de CRM eficiente. 

Porém, como bem sabemos, nem tudo é tão simples assim, e as coisas podem se complicar no caminho. As equipes precisam se digitalizar para garantir uma boa desenvoltura no mundo online. Então, para ajudar as equipes de venda de concessionárias, nós desenvolvemos esse artigo com algumas dicas valiosas de como garantir uma alta performance no universo digital. Boa leitura. 


Dica 1 para as equipes de venda de concessionárias: usem e abusem das tecnologias


 Essa é a nossa primeira dica para uma boa performance no digital. As equipes de venda de concessionárias precisam saber utilizar com maestria as tecnologias disponíveis. Com os equipamentos certos, programas eficientes e o manuseio perfeito das ferramentas, o vendedor pode aumentar sua produtividade e, consequentemente, seu lucro. Como comentamos, o principal objetivo aliado do vendedor eficiente é o software de CRM.

Lá estão informações inestimáveis sobre o possível cliente, que vão auxiliar na hora de fechar as vendas. Além disso, o Whatsapp também é uma importante arma para os vendedores. Lá está o contato direto com o cliente. Já falamos sobre a importância do whatsapp em um artigo anterior.


Dica 2 para as equipes de venda de concessionárias: direcione a sua equipe de vendas


 É muito comum ver vendedores perdendo o tempo certo de entrar em contato com os leads, ou até mesmo deixando de lado. Então, a nossa segunda dica é essa, tenha um bom CRM e sempre monitore as ações da sua equipe. Muitas vezes os vendedores gastam tempo com prospecções ao acaso. Então, direcione-os sempre para os leads quentes, assim a performance vai aumentar cada vez mais. 


Dica 3 para as equipes de venda de concessionárias: sempre acompanhe as métricas de desempenho


 Já que estamos falando de vendas, as métricas são importantíssimas para acompanhar o desenvolvimento e o desempenho da equipe. Relatórios e painéis de vendas ajudam a realçar as forças e fraquezas do seu time, então acompanhe sempre os indicadores que se alinham com a sua expectativa.


 Número de ligações de prospecção por oportunidade, número de ligações que se tornaram visitas, o número de novos clientes, número de reuniões com clientes, oportunidades, são apenas algumas entre várias métricas de desempenho possíveis. Fique de olho nas métricas!


Dica 4 para as equipes de venda de concessionárias: estimule a competição entre a equipe de vendas


 Não é novidade para ninguém que o incentivo competitivo é um forte aliado para as metas do fim do mês. Claro que, junto com a competição de vendas (quem vende mais), precisam vir recompensas financeiras. Então, competições de vendas com prêmios são práticas comuns dentro das concessionárias e estimulam um ambiente competitivo saudável de vendas dentro da empresa. 

Além disso, podem existir categorias de destaque como “quem fechou mais vendas”, “quem se destacou mais”, as possibilidades são inúmeras.


Dica 5 para as equipes de venda de concessionárias: otimize e padronize os processos


 A qualificação e a padronização dos processos internos que envolvem o seu time de vendas são necessárias para o bom andamento das vendas. De nada adianta ser um excelente vendedor, se não segue os processos internos da concessionária, se não segue o previsto nas cartilhas de vendas e se não se adequa ao CRM. 

Por isso, a realização de treinamentos internos precisa ser uma prática constante dentro da concessionária. Tanto de processos rotineiros, como de uso de ferramentas novas e novos processos de abordagem comercial. Ou seja, é extremamente necessário sempre estimular e desenvolver novos treinamentos para municiar seu time. 


Dica 6 para as equipes de venda de concessionárias: invista na comunicação interna e externa


 É necessário melhorar sempre a comunicação verbal e escrita já que, com as campanhas de marketing digital, a sua concessionária acabará entrando em contato com os clientes de maneiras diferentes. Então, dicas de português são interessantes para a sua equipe de vendas, afinal, um erro gramatical em alguma mensagem pode impactar negativamente o possível cliente. 

Além disso, durante a venda é importante um português sem erros. Claro que os vendedores não precisam ser robôs e podem falar de forma coloquial, mas é importante que não deixem nunca uma má impressão por conta da fala. 

DealerSites


 A DealerSites é uma startup focada em soluções para facilitar a vida dos concessionários, bem como aumentar sua performance no mundo digital. Inclusive, falamos sobre os impactos da digitalização na Live: “Vendedor de automóveis, sua profissão está em risco?”


 Nessa live, conversamos com Rafael Bittar (Ceo da Supramentoria, focada em mentorias para alta performance de equipes comerciais) e explicamos que a profissão não está em risco, mas a digitalização dos processos força uma modernização também dos vendedores. 


Conclusão


 Vimos hoje algumas dicas de como as equipes de vendas de concessionárias podem ampliar os resultados e garantir uma alta performance no digital.


 Muitas concessionárias têm boa performance no digital, mas sua equipe não está preparada para acompanhar a digitalização dos processos, com isso acabam ficando com gargalos nos processos. Aproveite nossas dicas, aplique-as na sua realidade e conte sempre com a DealerSites.