A cada dia que passa, a digitalização da jornada de compra - seja em qual nicho for - é mais forte e mais presente. No caso da venda de veículos, não é diferente. Essa é uma realidade atual que tem feito toda a diferença para as concessionárias que estão adaptadas aos serviços online. Mas como é possível alinhar a concessionária com os desejos e motivações do usuário do outro lado da tela? É sobre isso que vamos falar hoje, boa leitura!


Digitalização da jornada de compra: o que é jornada de compra de veículos?


 Bom, a jornada de compra se divide em 4 etapas bem simples: 

  • Aprendizado e descoberta: Aqui o consumidor ainda não tem certeza de que precisa/quer um veículo.
 
  • Reconhecimento do problema/necessidade: Percebe a necessidade de ter um carro.
 
  • Consideração de solução: Começa a considerar ofertas de veículos específicos que são do seu gosto e cabem no seu orçamento.
 
  • Decisão de compra: Analisa as opções e visita os locais para ver melhor o carro e fechar uma compra.
 Essas são as 4 etapas principais de uma jornada da jornada de compra de veículos, porém essas etapas podem ser subdivididas em diversos mini momentos de interação. Existe uma certa expectativa do cliente nesses mini momentos de interação, caso não seja suprida sua expectativa, a concessionária acaba perdendo a venda. Por isso, é necessário ter extrema atenção em cada um dos passos e entender como pode ser feita a digitalização da jornada de compra de veículos. 

Digitalização da jornada de compra: como ela está atualmente?


 Falamos sobre isso em um outro texto, é só clicar aqui, mas em resumo, a jornada de compras está se digitalizando, então os passos estão mudando. Hoje em dia, o início das compras é quase 100% das vezes online, com muitas pesquisas, olhando aplicativos e sites. Antigamente, essa pesquisa era uma longa procura nos classificados dos jornais, e várias visitas em concessionárias e outras lojas de carros. 

Como comentamos no texto marcado acima, com a digitalização da jornada de compra, a parte de descoberta do produto (no nosso caso, do veículo), dura mais que a própria negociação. 

Cada vez mais o cliente está procurando informações e realizando compras mais pautadas na realidade, ou seja, menos compras por impulso. Da mesma forma, o tempo de decisão caiu para 2 meses, tal qual o tempo de visita das concessionárias, que caiu quase pela metade, de 4 visitas para 2,7 em média. 

Digitalização da jornada de compra de veículos: o que é preciso tornar virtual?


 Essa é uma pergunta recorrente entre os nossos clientes, mas a resposta só poderia ser uma: tudo. Sim, você precisa digitalizar toda a jornada de compra de carros se quiser ser competitivo em um mercado 100% modernizado. Confira alguns exemplos práticos de procedimentos que você tem que disponibilizar online. 

Showroom


 Hoje em dia, ninguém quer ficar perdendo tempo olhando os carros presencialmente. Claro que, depois de escolher o carro, o cliente vai querer dar uma olhada antes de efetivar a compra. Porém, um showroom digital de qualidade é extremamente relevante para atrair os possíveis clientes. Vale lembrar que esse showroom digital deve ser pensado em todos os aspectos para a experiência do usuário, então preste bastante atenção na plataforma do seu site. 

Atendimento


 Talvez um dos pontos mais importantes da digitalização da jornada de compra de automóveis. Um atendimento online de qualidade é primordial para que o cliente não perca interesse e acabe comprando no concorrente. Isso se resume não somente ao site, mas também cabe para as redes sociais e principalmente no Whatsapp. 

Se possível, tenha o Whatsapp integrado no seu site, bem como as abas de contato, opções para cotações de financiamento e negociação online. Tudo isso para facilitar a vida do cliente e manter ele mais tempo interagindo com a sua concessionária. 

Conheça o Dealer Digital Experience - Ferramenta para digitalização da jornada de compra


 O Dealer Digital Experience - DXP - é uma ferramenta que visa simplificar as negociações online de carros usados e os financiamentos de veículos novos. 

Com essa ferramenta é possível transformar o seu site em um verdadeiro painel de atendimento online, disponibilizando cotações de usados para entrada de veículos novos. Isso permite que o usuário já coloque o veículo antigo dele na negociação e que você aumente seu estoque de veículos usados. Além disso, com o DXP você permite a simulação de financiamentos online. Ou seja, o cliente que chega nessa etapa já tem em mente quanto vai pagar e quanto pode receber pelo carro. 

Da mesma forma, os vendedores da sua concessionária já têm uma ideia da margem de negociação e das expectativas do possível comprador. Essa é uma ferramenta que acelera todo o processo de negociação através da digitalização da jornada de compra. 

Outro ponto relevante é a reciprocidade que essa ferramenta gera, não é apenas um catálogo de preços, você vai realmente dar oportunidade do seu cliente falar o que ele espera, e dessa forma, você vai ver se a negociação é possível ou não. Tudo isso gera confiança e uma economia de tempo de ambas as partes, o que torna tudo um pouco mais simples. Quer saber mais sobre o DXP? Clique aqui e conheça tudo sobre essa ferramenta que está revolucionando o método de atendimento online. 

Conclusão


 Esses são alguns métodos simples de digitalização da jornada de compra de automóveis, claro que, possuem algumas outras etapas que vamos falar em outros artigos. Portanto fique de olho e não perca os nossos conteúdos sobre marketing digital automotivo.