A cada dia que passa, a digitalização da jornada de compra - seja em qual nicho for - é mais forte e mais presente. No caso da venda de veículos, não é diferente. Essa é uma realidade atual que tem feito toda a diferença para as concessionárias que estão adaptadas aos serviços online. Mas como é possível alinhar a concessionária com os desejos e motivações do usuário do outro lado da tela? É sobre isso que vamos falar hoje, boa leitura!
Digitalização da jornada de compra: o que é jornada de compra de veículos?
- Aprendizado e descoberta: Aqui o consumidor ainda não tem certeza de que precisa/quer um veículo.
- Reconhecimento do problema/necessidade: Percebe a necessidade de ter um carro.
- Consideração de solução: Começa a considerar ofertas de veículos específicos que são do seu gosto e cabem no seu orçamento.
- Decisão de compra: Analisa as opções e visita os locais para ver melhor o carro e fechar uma compra.
Digitalização da jornada de compra: como ela está atualmente?
Como comentamos no texto marcado acima, com a digitalização da jornada de compra, a parte de descoberta do produto (no nosso caso, do veículo), dura mais que a própria negociação.
Cada vez mais o cliente está procurando informações e realizando compras mais pautadas na realidade, ou seja, menos compras por impulso. Da mesma forma, o tempo de decisão caiu para 2 meses, tal qual o tempo de visita das concessionárias, que caiu quase pela metade, de 4 visitas para 2,7 em média.
Digitalização da jornada de compra de veículos: o que é preciso tornar virtual?
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Atendimento
Se possível, tenha o Whatsapp integrado no seu site, bem como as abas de contato, opções para cotações de financiamento e negociação online. Tudo isso para facilitar a vida do cliente e manter ele mais tempo interagindo com a sua concessionária.
Conheça o Dealer Digital Experience - Ferramenta para digitalização da jornada de compra
Com essa ferramenta é possível transformar o seu site em um verdadeiro painel de atendimento online, disponibilizando cotações de usados para entrada de veículos novos. Isso permite que o usuário já coloque o veículo antigo dele na negociação e que você aumente seu estoque de veículos usados. Além disso, com o DXP você permite a simulação de financiamentos online. Ou seja, o cliente que chega nessa etapa já tem em mente quanto vai pagar e quanto pode receber pelo carro.
Da mesma forma, os vendedores da sua concessionária já têm uma ideia da margem de negociação e das expectativas do possível comprador. Essa é uma ferramenta que acelera todo o processo de negociação através da digitalização da jornada de compra.
Outro ponto relevante é a reciprocidade que essa ferramenta gera, não é apenas um catálogo de preços, você vai realmente dar oportunidade do seu cliente falar o que ele espera, e dessa forma, você vai ver se a negociação é possível ou não. Tudo isso gera confiança e uma economia de tempo de ambas as partes, o que torna tudo um pouco mais simples. Quer saber mais sobre o DXP? Clique aqui e conheça tudo sobre essa ferramenta que está revolucionando o método de atendimento online.