O calendário brasileiro traz uma variedade de feriados e datas comemorativas, tais como: Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outros. Mas, além de possíveis feriados prolongados e ocasiões para descanso, essas datas podem ser ótimas oportunidades para alavancar as vendas da sua concessionária.

Por exemplo, o Dia dos Pais, somente no comércio online faturou mais de 6 bilhões de reais em 2021 - segundo dados da Neotrust, empresa que monitora as negociações virtuais brasileiras. E, de acordo, com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a estimativa para este ano é que o comércio de maneira geral movimente, aproximadamente, 22,35 bilhões de reais nesta data comemorativa.

Definitivamente, é uma ótima oportunidade para o seu estabelecimento elevar o índice de vendas e aprimorar o ticket médio. A seguir, confira quais estratégias a sua equipe comercial pode colocar em prática para vender mais.

Estratégias para a sua loja aumentar as vendas

A seguir, você confere estratégias de marketing e da área comercial que vão aprimorar o desempenho das vendas do seu estabelecimento. Em síntese, são ações decisivas para o aumento dos seus lucros nas próximas datas comemorativas.

Cross Selling

Essa expressão inglesa, em tradução literal, significa “venda cruzada” e é muito utilizada como ferramenta comercial, inclusive, nas lojas automotivas. Ela funciona da seguinte maneira: basta oferecer, estrategicamente, um produto adicional ao item principal da compra.

Por exemplo, a sua loja pode estimular a trajetória de compra do cliente ao lançar conteúdo publicitário que ofereça descontos, como: “Faça a revisão periódica do seu veículo conosco e ganhe 20% no serviço de balanceamento” ou “Finalize a compra do seu automóvel e adquira 3 lavagens pela metade do preço”.

Essa estratégia tem como objetivo incentivar o cliente da sua concessionária a comprar mais. Além disso, pode ser usada no processo de fidelização dos clientes.

Up Selling

De maneira geral, essa estratégia de vendas tem o propósito de motivar o cliente a realizar a compra de algo com valor mais alto. E segue esta linha de atuação: aprimorar a compra (oferecer um produto de maior qualidade para o cliente) e aumentar o ticket médio da equipe de vendas.

Desse modo, a sua concessionária pode colocar essa ação em prática ao inserir no script de vendas frases do tipo: “Adquira um veículo da nova coleção e ganhe descontos no valor final da compra” ou “Compre o nosso modelo de lançamento e receba um brinde surpresa”.

Essa estratégia tem o propósito de oferecer uma experiência de compra personalizada ao cliente e aumentar o valor final da compra. Ou seja, traz vantagens para quem vende e para quem compra.

Marketing de Conteúdo

Sem dúvidas, para a sua loja vender mais é fundamental investir em Marketing de Conteúdo. Para isso, uma estratégia eficaz é utilizar as redes sociais do seu negócio para apresentar soluções para possíveis problemas dos clientes. Ou seja, a ideia central não é fazer uma propaganda direta do seu estabelecimento, mas sim criar uma conexão e aproximação sutil.

Dessa forma, aos poucos, o potencial cliente desenvolve empatia pela sua loja e, como consequência, aumentam as chances da sua concessionária ser lembrada nas datas comemorativas do ano.

Por fim, a sua concessionária pode adotar as seguintes ações de marketing de conteúdo: trazer conteúdo atualizado sobre o mercado automobilístico, informações sobre financiamento, deixar formulário com as dúvidas mais frequentes e possíveis manuais a disposição.

Conteúdo Evergreen

A princípio, essa estratégia de marketing não prioriza a persuasão, mas a proximidade com o cliente. Em resumo, ela produz conteúdo que não se desatualiza de um dia para o outro. Isto é, é uma publicação que será útil independente da data de postagem.

Por exemplo, as páginas sociais do seu estabelecimento podem postar conteúdo atemporal sobre o ramo de automóveis, informações sobre manutenção e preservação do motor, dicas sobre limpeza interna e externa de automóveis.

Em resumo, ao produzir esse tipo de conteúdo, a sua loja ganha tráfego de acesso de maneira orgânica – sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Além disso, seu estabelecimento terá visibilidade não somente nas datas comemorativas, como consequência, vai criar uma conexão com seu público-alvo e aumentar as chances de concluir vendas em épocas pontuais.

 

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Uma ação assertiva para o ramo automotivo, sem dúvidas, é investir em páginas digitais, em especial, em um site personalizado. Afinal, com um ambiente digital focado na experiência do cliente, é possível fortalecer laços com o público potencial.

E se o objetivo da sua concessionária é concretizar vendas durante todo o ano é crucial oferecer um site com funcionalidade e navegabilidade aos clientes.

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Fonte: Imagem - Freepik.com