Conquistar e fidelizar um cliente não é tarefa fácil. Mais do que carisma do vendedor, bom atendimento e produtos de qualidade, as concessionárias precisam contar também com organização no momento do contato com o consumidor seja antes, durante ou depois de uma venda.
A boa notícia é que sistemas integrados ajudam a fazer essa gestão de clientes em um único lugar. A plataforma tem nome: Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.
O CRM é um sistema de vendas onde é possível registrar e organizar tudo o que envolve a relação com o cliente, desde os dados do consumidor até os pontos de contato realizados pela equipe de vendas.
Mais do que o simples registro de dados como nome, telefone e email, o uso eficiente do CRM fornece informações valiosas para o time comercial. Isto torna a abordagem mais direta e assertiva, uma vez que o sistema armazena informações de todo o histórico de contato, além de preferências e pontos relevantes a serem tratados com o cliente.
Assim, com os dados em mãos, o vendedor tem elementos suficientes para encontrar as melhores oportunidades, de maneira personalizada, e evitar que a conversa se torne repetitiva ou vaga. O contato fica focado no que é mais importante: o fechamento do negócio!
Conhecendo bem o consumidor, é possível fazer uma análise de cada caso e se antecipar às necessidades do cliente, oferecendo produtos e serviços de acordo com o seu perfil. Além disso, o contato não termina depois de concretizada a venda. Ao manter uma relação agradável e de sucesso, sua concessionária consegue fidelizar o cliente e mantê-lo em sua base, o que é fundamental para o setor automotivo
O CRM também é uma ferramenta útil caso o negócio não seja concretizado. Ele permite o registro dos motivos que levaram à perda do cliente, além da criação de uma base de dados segmentada com este público. Desta maneira, é possível fazer uma análise do que aconteceu para o não fechamento do negócio e reorganizar os processos para que isso não se repita.
Operação do CRM
É possível escolher entre vários sistemas de CRM, esteja ele em um computador físico ou na nuvem. O ideal é que todo o time de vendas tenha acesso às informações em tempo real, que o manuseio seja simples e que os dados fiquem seguros.
Além disso, o processo comercial precisa estar organizado - independente do tamanho da equipe destinada às vendas e ao contato com os clientes. Desta maneira, todos terão uma visão clara do processo e das etapas de negociação da sua concessionária.
O processo de vendas, inclusive, pode ser criado no próprio sistema de CRM e estar disponível a toda equipe, concentrando ainda as ferramentas de email, calendário e automações de marketing. Ou seja, a concessionária como um todo se beneficia do CRM, pois a equipe de marketing também utiliza a base de dados registrada no sistema para enviar aos clientes materiais e informações sobre a empresa.
As opções de CRM disponíveis atendem às necessidades de equipes com estruturas variadas, com mais ferramentas conforme maior a demanda de cada empresa Também é possível personalizar as plataformas, com foco em eficiência, performance, entre outros.
O uso do software evita ainda que os dados se percam em planilhas ou anotações improvisadas que podem acabar desorganizadas e com difícil entendimento para quem irá trabalhar com as informações.
CRM na concessionária
Manter um relacionamento com o cliente de sua concessionária vai muito além de vender carros.
Com o registro dos dados dos consumidores é possível, por exemplo, informá-los sobre feirões, oportunidades e novidades, mas também oferecer serviços, peças e acessórios para a rotina com o veículo, além de enviar lembretes com datas de revisões, renovação de seguros e outros.
MyDelaer e gestão de CRM eficiente
A integração é outra necessidade do CRM. A plataforma MyDealer e o site desenvolvido pela DealerSites integram qualquer sistema de CRM utilizado pelas concessionárias. Desta maneira, é possível utilizar a plataforma integrada a um conjunto completo de soluções para a gestão e divulgação da empresa.
Com a integração, dados de potenciais clientes que se cadastraram em landing pages criadas pela concessionária, por exemplo, são automaticamente registrados no CRM da empresa. Assim, o lead já passa a fazer parte do banco de dados e a receber a comunicação da sua concessionária.
A plataforma MyDealer é de uso fácil e intuitivo. Ao integrar com o CRM já utilizado pela sua concessionária é possível potencializar os contatos e agregar o uso de outras ferramentas que tornam o contato com o cliente ainda mais próximo.
Além disso, a prática garante produtividade para a equipe, que tem fácil acesso a informações e sistemas, garantindo agilidade no atendimento ao cliente.