Em 1° de julho de 2023, o Universal Analytics, geração anterior do Google Analytics, foi aposentado para dar lugar ao novo Google Analytics 4, um recurso poderoso que pode ajudar a melhorar a performance da concessionária. Não se trata de uma atualização, mas de uma nova ferramenta.


Clientes da Dealersites tiveram tempo de adaptação porque nossas soluções passaram pela migração com antecedência:





Se a sua concessionária ainda não é cliente Dealersites, fale com o nosso time de especialistas para saber como ter um site atual e focado em alta performance.

6 mudanças importantes do GA4 para concessionárias

Com foco em melhorar a performance do site da sua concessionária, reunimos algumas mudanças importantes do novo Google Analytics 4 para os times ficarem atentos:


1 - Novas métricas

O novo GA4 traz quatro novas métricas para monitorar a interação no seu site: 


  • Sessões engajadas: são aquelas com mais de 10 segundos de duração, na qual o usuário faz alguma ação, como acionar um evento ou acessar outras páginas. 

  • Sessões engajadas por usuário: avalia o número de sessões engajadas de cada visitante do site.

  • Tempo Médio de Engajamento: considera o tempo médio que o seu site ficou aberto no navegador ou app do usuário em primeiro plano.

  • Taxa de engajamento: porcentagem de sessões engajadas, sendo o oposto da taxa de rejeição. Passa a ser a principal métrica do GA4.


A nova taxa de engajamento ajuda a entender quais páginas do seu site os clientes mais se interessam, oferecendo insights para melhorar a performance ou direcionar mais esforços de marketing.


2- Jornada unificada entre dispositivos

Anteriormente permitido apenas em sites, o novo GA4 poderá ser usado em aplicativos via Firebase (além de sites e aplicativos, simultaneamente). O objetivo é oferecer dados mais integrados da jornada do usuário. 


3- Abordagem focada em eventos

Qualquer interação no site da sua concessionária pode ser capturada como um evento. Assim, diferentes disparos da versão anterior, como visualização de página, visualização de tela, velocidade do usuário, eventos e transações, passam a ser classificados como “Eventos”. 


4- Análise da jornada online e offline

Com a nova abordagem de eventos do GA4, é possível também associar a jornada do usuário que começa no online e passa para o offline. Ações como procurar o endereço da concessionária ou até traçar a rota até a loja física mostram alto engajamento e podem ser cadastradas como “Eventos de conversão” para monitoramento.


5- Relatórios personalizados

Cada concessionária poderá fazer uma análise personalizada dos dados, escolhendo aqueles que são mais importantes para o negócio. Além disso, os relatórios do Google Analytics 4 foram simplificados para melhor visualização.


6- Machine Learning

Com o avanço das políticas de privacidade de dados pessoais em vários países, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e o anúncio do fim dos cookies de terceiros, o GA4 usa Machine Learning para enriquecer os dados e oferecer insights, além de incluir métricas preditivas, ou seja, que ajudam a prever o comportamento futuro dos usuários do seu site.