Qualquer empresa que almeja o reconhecimento de seus clientes e tem a pretensão de se posicionar como líder de mercado sabe: fidelizar um cliente é tão importante quanto conquistar novos compradores.
Um cliente fidelizado é um cliente que volta mais vezes, que recomenda sua loja, faz propaganda, procura outros serviços que você possa oferecer, indica amigos e ainda é capaz de divulgar a sua loja nas redes sociais. Em resumo: é o cliente perfeito.
Mas, essa tarefa nem sempre é fácil. Afinal, existem inúmeros concorrentes e obstáculos no caminho do seu cliente em potencial e ele pode ficar encantado por outra loja e não pela sua.
Por isso mesmo trazemos hoje um post especial com 5 dicas para te ajudar a fidelizar os clientes da sua concessionária.
Por que fidelizar seu cliente?
Você ainda pode estar em dúvida sobre os reais motivos de fidelizar o seu cliente. Então, dá uma olhada em alguns bons motivos para investir na fidelização:
Cliente fidelizado volta mais vezes
Quando você vai a uma loja e gosta do produto e do serviço, você não volta? Então, coloque-se no lugar do seu cliente: se ele gostar do que encontrar, com certeza, voltará.
Ele vai fazer propaganda da sua loja de graça
O cliente que for fiel a você vai recomendar sua loja para amigos, fazer posts e avaliações on-line sem esperar nada em troca.
Seu ticket médio tende a aumentar
Com a fidelização e o aumento da confiança, o cliente se dispõe a gastar mais.
Percebeu como você só tem bons motivos para fidelizar seu cliente? Mas, trata-se de um processo que, às vezes, demanda tempo e requer uma dedicação especial do time de vendas da sua concessionária.
Para te ajudar a saber por onde começar, olha só essas dicas que separamos pra você.
1. Não se limite a VENDER UM PRODUTO. Entregue VALOR
Hoje o consumidor está 100% conectado. Portanto, a experiência de compra também deve ir do on-line pro off-line e vice-versa. Posts de conteúdo atrativos nas redes sociais, um atendimento personalizado no WhatsApp, um site claro e descomplicado são recursos muito bem-vindos.
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2. Ofereça suporte
O atendimento não acaba na hora que você recebe o pagamento do seu cliente. Ofereça um suporte eficiente após a venda, especialmente se ocorreu algum problema. Cliente nenhum gosta de ser bem-atendido antes da venda e ser esquecido depois. Ou seja: resolva os problemas rapidamente e de forma satisfatória.
3. Reaja positivamente aos feedbacks
Embora nem sempre sejam construtivas, críticas são necessárias para o crescimento de todos, e com seu negócio não é diferente. Saiba ouvir seus clientes, escutar suas dores e procure responder aos feedbacks, proporcionando uma boa experiência ao seu consumidor.
4. Tenha um programa de recompensas
Pense que seu cliente estará ainda mais propenso a voltar se tiver bons motivos (além do seu excelente atendimento e da experiência incrível de compra que ele teve na sua loja).
Ofereça brindes, descontos, acessórios, cashback ou serviços especiais para clientes fidelizados.
5. Invista no marketing de experiência
Como já falamos, o processo de venda não acaba quando o cliente sai da sua concessionária com seu carro novo. E nem começa quando ele entra. A compra deve se tornar uma experiência.
Conheça seu cliente. Se ele entrou em contato pelo Instagram, tente descobrir seus gostos, quem ele é e o que procura. Se foi por uma landing page, entre em contato e converse com ele. Não apenas queira vender; mostre que você realmente se interessa por ele e que a venda será uma "consequência" da sua conversa.
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