De maneira geral, a área de marketing atua por meio de estratégias para divulgar, trazer autoridade e fortalecer um empreendimento no mercado. Além disso, é um campo que conta com várias vertentes, dentre elas o marketing digital, que pode ser uma ferramenta eficaz para destacar uma concessionária em sua área de atuação.

Inclusive, segundo o informativo Car Buyer Journey, pessoas interessadas em adquirir um veículo passam, em média, 60% da trajetória de compra realizando pesquisas na internet antes de fechar uma negociação.

Por isso, em meio a tantas opções que o segmento automotivo oferece, apresentar diferenciais de posicionamento, de divulgação e uma abordagem assertiva podem motivar a decisão de compra do futuro comprador. Ou seja, investir em ações de marketing são essenciais para tornar uma concessionária autoridade no mercado.

Confira no artigo desta semana 4 conceitos de marketing que podem trazer autoridade e fortalecer a sua concessionária. Boa leitura!

 

Estratégias de marketing para fortalecer a imagem da sua concessionária

Como sabemos, é fundamental para as atividades de uma concessionária acompanhar as evoluções que o mercado apresenta a cada dia. Principalmente, as mudanças que impactam a experiência de compra do consumidor.

E saber utilizar as estratégias de marketing que mais se encaixam às necessidades e objetivos do seu estabelecimento pode ser um fator decisivo para manter clientes com motivação de compra e, inclusive, atingir o público com potencial para adquirir automóveis e serviços automotivos da sua loja. Confira abaixo 4 conceitos que podem destacar a sua concessionária da concorrência e trazer força para a imagem da sua loja.

 

1 - Constância

A princípio, o termo constância faz referência a capacidade de cumprir com as tarefas, obrigações e compromissos estabelecidos.  Em resumo, alia assiduidade, responsabilidade e execução de tarefas. Já na esfera do marketing digital, esse conceito está associado à produção e postagem diária de conteúdo.

Por exemplo, ao criar material, frequentemente, para as redes sociais e plataformas digitais da sua loja, você coloca a constância em prática. Nesse sentido, uma ação que pode trazer precisão para as suas iniciativas de marketing e divulgação é fazer um planejamento semanal para as postagens.  Dessa forma, a sua loja estará com posicionamento digital ativo e auxiliando a equipe de vendas com a prospecção de um novo público.

 

2 - E-mail marketing

Além de exigir um baixo investimento, o e-mail marketing é eficaz para propagar campanhas de divulgação e lançamento e, inclusive, reativar contatos. Isso porque o seu recurso de automação permite a interação simultânea com múltiplos endereços virtuais.

Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de segmentar a lista de clientes. Isto é, a sua concessionária pode agrupar os contatos de acordo com o funil de vendas. Em outras palavras, é possível personalizar a abordagem, elaborar algo direcionado para quem está na fase inicial da jornada de compra e para os clientes que já fazem parte da fase pós-venda.

Sendo assim, o seu estabelecimento pode usar o e-mail marketing para encaminhar conteúdo promocional e informativo, para os potenciais compradores, sobre os serviços e automóveis disponíveis na sua loja; e para os clientes fidelizados, enviar notificações sobre programa de descontos.

3 - Definição de identidade e posicionamento

Criar uma identidade junto ao cliente e ter uma imagem positiva no seu perímetro de atuação, são cruciais para uma concessionária ser reconhecida no mercado. Por isso, deixar evidente qual é o diferencial da sua loja, quais veículos são destaque no seu showroom e qual perfil de público são priorizados nas suas ações são fundamentais para posicionar de maneira assertiva a sua concessionária.

Para isso, é necessário investir na criação de uma identidade visual para o espaço físico e para as plataformas digitais, usar linguagem adequada ao perfil do seu público e disponibilizar automóveis e serviços que atendam às reais necessidades e desejos de compra dos clientes.

 

4 - Uso estratégico dos meios de comunicação

De fato, disponibilizar conteúdos atrativos aos clientes e potenciais compradores em diferentes formatos contribui com as campanhas de publicidade, de vendas e com a manutenção do relacionamento com o consumidor.

Porém, é fundamental fazer o uso estratégico dos canais de comunicação. Ou seja, a sua concessionária deve saber quais são os meios de comunicação mais utilizados pelos clientes. Por exemplo, se os consumidores da sua loja interagem com mais frequência pelas redes sociais e plataformas digitais, o foco do seu planejamento deve ser o cenário virtual, principalmente, a produção para blog, redes sociais e site. Em contrapartida, se os clientes da sua concessionária optam pela interação na loja física, canais de comunicação mais tradicionais, como telefone, devem sempre estar disponíveis.

 

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O objetivo da sua concessionária é oferecer a melhor experiência de compra ao cliente? Além disso, fortalecer o relacionamento com o público-alvo? Então, o seu estabelecimento precisa estar presente no cenário digital e oferecer um canal de comunicação eficaz.

Para trazer bons resultados, a melhor alternativa é investir em um site personalizado. E a Dealersites pode desenvolver a plataforma digital perfeita para conectar a sua concessionária com os clientes. Isso porque nossa equipe de criação é especializada em desenvolver soluções para o mercado automotivo desde 2015 e é referência nacional no segmento.

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Fonte: Imagem - Freepik.com