Já sabemos que o setor automotivo é um dos maiores do mercado. Mesmo com todas as consequências que a pandemia de Covid trouxe para a economia mundial, o setor automobilístico tem grande expectativa de recuperação e crescimento.


Porém, o atual panorama econômico tende a deixar o consumidor mais seletivo no momento da compra. Além de preço e qualidade, ele busca atendimento personalizado e condições diferenciadas.


E no artigo de hoje, você vai conferir o que a sua equipe de vendas pode fazer para conquistar a atenção dos clientes mais indecisos. Listamos a seguir, 3 dicas práticas que vão ajudar sua loja a aprimorar o relacionamento com o cliente. 


1 - ESTUDE O CLIENTE 


Para traçar uma estratégia eficaz de venda e iniciar uma jornada de relacionamento com o cliente é necessário, antes de tudo, conhecer o perfil do seu público. Esse conhecimento deve ir além das informações mais gerais, como idade, cidade em que mora e a sua profissão. Também é preciso saber quais são as suas preferências, conhecer o comportamento e as motivações que levam à compra. 


Ao conhecer o seu cliente dessa maneira, você tem parâmetros para criar uma linha de comunicação e posicionamento de venda. Afinal, uma abordagem personalizada e que prioriza as necessidades reais é um diferencial para conquistar os clientes mais relutantes. 


2 - ACOMPANHE AS NOVIDADES DO MERCADO


De modo geral, a pesquisa de mercado fornece informações relevantes sobre a atuação do consumidor, das concessionárias e revendas concorrentes e também dos fornecedores. Em poucas palavras, traz informações que irão direcionar a tomada de decisão da sua equipe.


Nesse sentido, ao acompanhar os pontos fortes e fracos da concorrência e conhecer as principais reclamações do cliente, sua loja pode adotar um posicionamento mais assertivo no momento da prospecção e da abordagem.


Além disso, ao mostrar conhecimento sobre as últimas novidades do setor automobilístico, você transmite uma postura mais segura e persuasiva – fatores decisivos para a manutenção do relacionamento com o cliente.


3 - INVESTIR NA PRESENÇA FÍSICA E DIGITAL DA SUA CONCESSIONÁRIA


Inegavelmente, sua concessionária deve ser diferenciada no momento da abordagem – seja ela no ambiente físico ou digital. Nessa etapa é necessário ter uma identidade de marca forte e uma comunicação bem estruturada.


Desse modo, estando o seu cliente na loja, ou navegando no site da sua concessionária, ele será impactado de forma coerente. E para as concessionárias que querem ter uma forte presença de mercado, isso é indispensável!


Além disso, é preciso entender que os clientes de hoje em dia não querem apenas comprar. Eles querem construir um relacionamento de confiança com as marcas. Sendo assim, é preciso que toda vez que o seu cliente interaja com a sua loja, ele sinta que não é apenas mais um cliente, mas que está em um relacionamento personalizado! 


Já na esfera online, o site da sua loja precisa atender todas as necessidades e características do mercado. Apostar em tecnologia e inovação é uma excelente oportunidade para se aproximar do cliente. Com a correria do dia a dia, o consumidor preza pela praticidade e ir até a loja física pode ser uma opção pouco atraente no primeiro momento. Inicialmente, ele irá procurar a sua concessionária no ambiente digital. E se você oferece um site com navegabilidade e que se preocupa com a experiência de compra do consumidor vai sair na frente da concorrência.


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Então, se você já percebeu que é hora de investir na presença digital da sua loja, a DealerSites está aqui para te ajudar! Somos referência nacional no desenvolvimento de soluções digitais para o mercado automotivo!


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Fonte: Imagem - Freepik.com