Você já viu aqui em nosso blog que a transformação digital chegou de vez e que você precisa implementar soluções e tecnologias na sua concessionária para não ficar para trás e acabar perdendo dinheiro.

E uma das maiores características desta transformação (e fundamental para o seu negócio), é a mudança no comportamento do seu cliente que, cada vez mais, se vale de diferentes canais digitais para pesquisar o carro novo e até mesmo fechar negócio.

Esta fusão do digital com o físico é o que chamamos hoje de “FIGITAL”: seu cliente se relaciona com suas marcas preferidas nos canais físicos e digitais. E, se ele está online e offline, a pergunta é:

Sua concessionária também é “FIGITAL”?!

O consumidor é figital

Pense em quantas vezes você viu um anúncio no Instagram e buscou maiores informações sobre um produto. Ou viu uma postagem de um amigo e se interessou pelo restaurante em que ele estava. E depois disso buscou o restaurante no Google e entrou em contato via Whatsapp. Pois é!

Uma pesquisa recente da Maplink revela que mais de 70% das pessoas fazem pesquisas em mecanismos digitais antes de efetuar uma compra em lojas físicas. Elas podem, por exemplo, fazer uma pesquisa no Google, em que obtêm o perfil do Instagram da empresa, pelo qual acessam seu catálogo de produtos.

É nesse ponto que as empresas que otimizam seus canais digitais e físicos ganham vantagem, já que, hoje, o cliente busca, acima de tudo, por experiências. E é por isso que você precisa se perguntar se a sua empresa é figital.

Você já deve ter percebido que que FIGITAL é a fusão dos termos físico e digital. E se o seu cliente está vivendo no melhor dos dois mundos, você também precisa estar.

Isso vai ao encontro de outro conceito, o de omnishopper, que é uma maneira de se referir ao cliente omnichannel: sendo assim, quando uma marca se propõe a ser figital, ela diz aos clientes e parceiros que seus processos de atendimento, venda e pós-venda online e offline estão integrados.


Como é possível ser FIGITAL?

Tendo em vista o papel central do cliente no contexto de vendas, é fundamental investir em abordagens em múltiplos canais, otimizando o atendimento. 

Por isso, é fundamental se adaptar às características desse tipo de cliente. 

O cliente omnishopper é adepto dos seguintes comportamentos:

  • webrooming — ele pesquisa online antes de comprar em uma loja física;

  • clicar e coletar — também faz compras online para retirar em uma loja ou quiosque;

  • scanning / scramming — em suas pesquisas, ele pode digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor online;

  • showrooming — depois de ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;

  • clicar e enviar — compra um produto online enquanto está na loja física.


Por que é preciso estar no físico e no digital?

Não se pode esperar bons resultados nas vendas quando a loja não está preparada para atender às expectativas de clientes tão ativos digital e fisicamente.

Por isso, é preciso se antecipar, preparando seus processos de marketing e vendas de maneira que eles sejam capazes de “fisgar” e reter um cliente do início ao fim. Digamos, por exemplo, que um cliente está na sua loja e opta por “clicar e enviar”. Nesse caso, de pouco valerá ter um produto na loja física se ele não está disponível para comprar via e-commerce, certo?


O seu cliente figital

Mas, na prática, o que significa que um cliente é figital?

Em termos simples, o cliente figital passa por 5 etapas em seu processo de compras:

  • Descoberta - O cliente encontra os produtos nas redes sociais, site ou e-commerce, assiste uma live ou recebeu um e-mail marketing;

  • Avaliação - O cliente busca avaliações e experiências de outros clientes que já compraram os produtos e verifica a qualidade e confiabilidade da empresa;

  • Decisão - Estas informações são avaliadas pelo cliente e isso pesa na hora da decisão final de compra;

  • Entrega - Se estas etapas forem bem sucedidas, o cliente irá comprar o seu produto e continuará avaliando sua empresa em pontos como respeito a prazo de entrega e atendimento de pós-venda;

  • Fidelização - Depois de tudo isso, um cliente satisfeito se torna um fã. Ele é quem vai recomendar sua empresa, fazer boas avaliações e influenciar outros clientes.


Mas como se tornar figital?

Para que você não fique para trás e sua concessionária também faça parte do mundo figital, é imprescindível contar com soluções e tecnologias avançadas, que lhe permitam manter este contato com seu cliente, conhecê-lo e oferecer uma experiência satisfatória de compra e venda.

A Dealersites oferece diversas soluções voltadas para a digitalização da sua concessionária, desenvolvendo plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, performance de vendas e análises e integração de dados

Além disso, realizamos um trabalho de SEO para manter os clientes bem ranqueados nos mecanismos de busca e oferecer indicadores de marketing digital – como métricas de analytics – que ajudam nas estratégias e tomadas de decisões.

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