2023 foi um ano melhor  para vendas de automóveis, quando comparado aos períodos anteriores! De acordo com dados da Fenabrave, o ano passado registrou um aumento de mais de 11% nas vendas de carros novos no Brasil.

Foram mais de 2 milhões de automóveis emplacados no país em 2023 e, somente no mês de dezembro, este número ultrapassou 235 mil carros emplacados.

A boa notícia é que, para este ano, a estimativa é de que o mercado continue crescendo ainda mais. Segundo José Maurício Andreta Junior, presidente da Fenabrave, a previsão é de que o crescimento para 2024 ultrapasse os 12%, com 2,58 milhões de carros vendidos. E este número ainda pode crescer após a metade do ano.

O otimismo se deve à uma recuperação do mercado, que é esperada após alguns anos de retração na economia e é reflexo da perspectiva de continuação das quedas nos juros, ampliação do crédito, aumento da renda e medidas do governo federal de incentivo à indústria e setores relacionados ao automotivo.

Momento pós pandemia

Desde 2019 o Brasil não registra números próximos da marca de 3 milhões de unidades vendidas, quando foram emplacados cerca de 2,8 milhões de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. 

De lá para cá, os emplacamentos não ultrapassaram a média de 2,1 milhões de unidades. Em dezembro de 2023 o Brasil emplacou 236,6 mil carros leves e comerciais.

As importações deram um salto em 2023 (projetadas em 348,4 mil unidades) pois representaram 12% das vendas totais contra a média de 8% nos últimos 10 anos. Pela primeira vez marcas chinesas ocuparam o segundo lugar em vendas

Cenário para 2024

Para os especialistas, a boa safra agrícola plantada em 2022 e colhida em 2023 aumentou a renda no campo e isso se reflete nas vendas nas cidades em sua zona de influência.

No mercado mundial, a S&P Global Mobilty prevê um aumento significativo nas vendas globais de veículos novos: a previsão é de que 88,3 milhões de veículos novos cheguem às ruas de todo o mundo no próximo ano, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.

A perspectiva otimista se sustenta pela recuperação da produção de automóveis e o crescimento da demanda, impulsionado pela recuperação econômica após a pandemia e o novo momento político no Brasil.

Porém, os preços cada vez mais altos e as taxas de juros podem ser impedimentos.

É neste momento que boas estratégias de venda e soluções inovadoras podem fazer a diferença. Softwares de gestão, conhecimento do mercado digital e experiência do consumidor podem ser o diferencial da concessionária na hora de vender mais.

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