Via de regra, o mercado automobilístico é um dos nichos mais representativos e competitivos da economia. Por essa razão, é imprescindível para os lojistas que atuam nesse setor, investir em ações digitais, em especial, em estratégias focadas nas redes sociais para apresentar diferenciais e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.

Afinal de contas, as redes sociais são ferramentas democráticas que oferecem um leque de oportunidades para pequenos empreendedores, concessionárias de renome e, até mesmo, para quem já possui uma longa jornada comercial, mas deseja aumentar a área de atuação e a visibilidade.

Entretanto, as páginas sociais têm funcionalidades e objetivos distintos. Por isso, é fundamental entender como cada uma funciona na prática, qual tipo de público cada uma influencia e qual formato de conteúdo é priorizado em cada plataforma (se textual ou visual).

Em vista disso, preparamos este artigo para mostrar como as redes sociais mais acessadas em 2023 podem aprimorar as estratégias digitais da sua concessionária. Não perca!

 

Redes sociais: como elas podem ampliar o poder de influência e aprimorar o posicionamento digital da sua loja?

Engana-se quem pensa que as redes sociais têm apenas uma função de entretenimento. Pelo contrário, elas são decisivas para a manutenção do relacionamento com o cliente, as campanhas de divulgação e, principalmente, para agregar credibilidade para a atuação digital.

Além disso, elas já estão enraizadas na rotina do brasileiro. Segundo o estudo “Tendências de Social Media 2023”, somente no território nacional, o internauta dedica, em média, 46h do mês para acompanhar o conteúdo postado nas mídias sociais.

Ou seja, é um recurso de comunicação, interação e divulgação que não pode ficar de fora das estratégias de posicionamento e de marketing da concessionária que tem o desejo de criar vínculo com o público-alvo.

A seguir, descubra particularidades das cinco redes sociais favoritas do consumidor brasileiro. Além disso, confira dicas de como elas podem ser inseridas na estratégia digital do seu estabelecimento.

 

WhatsApp

Certamente, o WhatsApp é um excelente aliado para conectar a sua concessionária ao cliente. Isso porque, além de fácil manuseio, ele é utilizado diariamente por 93,4% dos internautas com idade entre 16 e 64 anos – o que representa 169 milhões de usuários (segundo pesquisa realizada pela We Are Social).

Ele pode ser inserido nas estratégias digitais para proporcionar um atendimento personalizado, agilizar a trajetória de compra e intensificar campanhas de marketing conversacional (que por meio de conversas automatizadas realizadas em tempo real com o cliente tem a função de fazer o direcionamento para etapa final da jornada de compra).

 

Youtube

O Youtube é a segunda rede social mais usada pelos brasileiros – são mais de 142 milhões de usuários que têm o hábito de assistir vídeos pela plataforma. E o poder de influência dessa rede social não se restringe apenas ao Brasil, em âmbito mundial, são mais de 2,51 bilhões de pessoas que acessam com frequência essa mídia.

Em razão do poder de alcance e das ferramentas focadas em vídeo, é um recurso que pode ser usado quando o objetivo da estratégia digital for criar um conteúdo mais diferenciado e dinâmico. Por exemplo, postar vídeos  que mostram (em detalhes) o cotidiano da concessionária, as novidades do showroom e alguns serviços executados pelo estabelecimento.

 

Instagram

De fato, é impossível falar de rede social e não citar o Instagram, não é mesmo?! Ele ocupa o terceiro lugar no ranking das plataformas sociais mais acessadas no Brasil. Somente no primeiro trimestre do ano foram contabilizados mais de 113,5 milhões de contas ativas (fonte: We Are Social).

Sem dúvidas, é uma ferramenta indispensável para evidenciar campanhas digitais, em especial, aquelas com forte apelo visual. Isso porque disponibiliza recursos interessantes, tais como: feed, stories, reels e outros mecanismos que podem tornar a interação com o público mais atrativa e envolvente. Além do mais, é ideal para ampliar a visibilidade, gerar engajamento e aumentar o poder de influência.

 

Facebook

Mesmo com um leve declínio, o Facebook segue firme na lista das redes sociais mais usadas no Brasil. Tem como característica principal a versatilidade, pois disponibiliza ferramentas que podem facilitar negociações comerciais e a interação com diferentes perfis de clientes.

Em síntese, deve ser incorporado às estratégias digitais porque com ele é possível fazer anúncios e posts agendados, criar grupos de potenciais compradores que possuem perfis de consumo similares e é crucial para aprimorar as ações de inbound marketing.

 

TikTok

Por fim, outra rede social que pode complementar as estratégias digitais da sua concessionária é o TikTok. Mas, vale lembrar que essa é uma plataforma usada pelo público mais jovem, ou seja, é uma opção mais segmentada.

Mas, ela traz vantagens significativas, por exemplo: permite a criação de vídeos criativos sem a necessidade de equipamentos profissionais ou conhecimento técnico e é ideal para fortalecer o posicionamento digital e o marketing de influência (quando a sua loja faz parceria com influenciadores digitais ou personalidades conhecidas no cenário virtual).

 

MYDEALER: FERRAMENTA PARA APRIMORAR E AGILIZAR AS SUAS AÇÕES DIGITAIS

Como vimos, ser assertivo e aproveitar de maneira estratégica as oportunidades que o cenário digital proporciona é indispensável para as concessionárias que têm o objetivo de alavancar as vendas e ser referência no mercado.

Aliás, uma ferramenta que pode trazer aprimoramento e praticidade para as ações digitais do seu estabelecimento é o MyDealer

Ele traz inúmeras facilidades, dentre elas: o acompanhamento da entrada de leads; oferece o auxílio de indicadores de performance; disponibiliza recursos que possibilitam a edição de páginas, publicações, do catálogo de veículos e do cadastro de ofertas; e permite o cadastro facilitado de banners.

Ou seja, é um recurso capaz de facilitar a gestão do site da sua concessionária e de aperfeiçoar o seu posicionamento digital.  


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