Definitivamente, o planejamento de vendas é um recurso indispensável para as estratégias de uma equipe comercial. Afinal, com ele é possível diagnosticar com precisão o nível de estabilidade e eficácia das negociações, ajustar as metas que a concessionária deseja alcançar e, principalmente, estabelecer quais ações são necessárias para atingir os objetivos traçados.

Além disso, um planejamento bem-estruturado pode tornar as decisões mais precisas e com maior propensão ao acerto, aumentar a margem de lucro e elevar a satisfação do cliente.

A meta da sua concessionária é aproveitar da melhor maneira as oportunidades do mercado automotivo e tornar as abordagens mais persuasivas? Então, acompanhe o artigo desta semana e descubra como criar um planejamento de vendas infalível.


Por que fazer um planejamento de vendas?

Após um período de instabilidade, o setor automotivo apresenta uma estimativa de crescimento. Inclusive, segundo pronunciamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) espera-se que a venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos registre alta de 3%, o que representa 2,168 milhões de unidades.

Ou seja, o mercado vai apresentar oportunidades de vendas para este ano e, sem dúvidas, os negócios que priorizam estratégias e planejam com antecedência as etapas de prospecção e negociação têm mais chances de bater as metas.

Desse modo, um planejamento preciso é a ferramenta que pode ajudar sua loja a aprimorar o desempenho dos vendedores, antever as mudanças do mercado, otimizar a distribuição de recursos e atender os desejos de consumo do cliente.

Por fim, o planejamento de vendas deve fazer parte das estratégias da sua concessionária porque traz informações detalhadas sobre: o público com potencial para fechar negócio, a estrutura da equipe de vendedores e os recursos financeiros necessários para atingir os objetivos de cada período.

 

Como elaborar o planejamento de vendas da sua concessionária?

Via de regra, o cenário automotivo apresenta altos níveis de competitividade, por isso, os estabelecimentos que atuam nessa área devem desenvolver planos focados no crescimento e nas oportunidades que surgem com a volatilidade da economia.

A seguir, veja como montar um planejamento de vendas conciso e que pode trazer bons resultados para a sua concessionária.

 

1 – Estipule os objetivos da sua loja

O setor de vendas contribui de maneira expressiva com o crescimento de um negócio. Porém, para nortear as ações dos vendedores, é imprescindível estipular quais objetivos a sua concessionária deseja alcançar em cada etapa do ano.

Por isso, é fundamental inserir no planejamento uma estimativa para o volume de vendas, o número de novos clientes, a taxa de conversão e o percentual de fidelização ideal para cada estágio.

 

2 – Defina os nichos que oferecem oportunidades promissoras

Outro passo que você precisa definir no plano de vendas é qual categoria de veículos e serviços automotivos oferece mais oportunidades para o seu modelo de negócio e atende as necessidades imediatas do seu público.

E para trazer mais precisão para essa etapa, a sua equipe de vendas deve estar a par do noticiário econômico e da atuação dos principais expoentes do cenário automotivo para conseguir saber com antecedência os campos que podem trazer bons acordos.

 

3 – Determine metas realistas

Em síntese, as suas metas devem estar de acordo com a realidade atual da sua loja. Em outras palavras, é fundamental saber se a equipe de vendas terá tempo hábil para atingir o percentual definido, se existe aporte financeiro para as ações e se o poder aquisitivo dos seus clientes pode corresponder às expectativas.

Aliás, não esqueça de se atentar aos fatores externos que podem impactar e exigir possíveis alterações nos objetivos e metas do seu negócio.

 

4 – Escolha os canais que podem estimular o seu crescimento

Um bom planejamento de vendas deve mostrar quais canais e plataformas são a melhor alternativa para suprir as demandas comerciais da sua concessionária e aumentar a satisfação dos clientes.

Desse modo, recomenda-se fazer uma pesquisa sobre o comportamento de consumo do seu público-alvo para decidir se as ações de vendas serão intensificadas em meios tradicionais (espaços físicos e eventos) ou em canais com cunho tecnológico (lojas virtuais, live commerce e plataformas digitais).

 

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Sem dúvidas, fazer o uso adequado das plataformas digitais pode ser decisivo para a sua concessionária conquistar a empatia dos potenciais compradores e garantir um aumento expressivo das vendas.

E a equipe de tecnologia da Dealersites pode tornar as suas estratégias virtuais mais categóricas. Afinal, a Dealersites é especialista na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e pode aprimorar o posicionamento on-line do seu estabelecimento.

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Fonte – Imagem: Freepik.com